Você já ouviu falar em esgotamento nervoso? O termo pode lembrar o estresse, o mal do século. Realmente esgotamento nervoso tem a ver com estresse. Mas não é só isso. Podendo ter causas diferentes e até ligações com transtornos mentais podendo precisar de tratamento com remédios.
Esse artigo é exclusivamente informativo. Então se você acredita que pode ter esse problema ou apresenta alguns dos sintomas indicados aqui. O importante é que você busque a ajuda de um psicólogo. Fazer tratamento psicológico é bom inclusive para quem não apresenta sintomas de transtornos.
O que é esgotamento nervoso
O esgotamento nervoso pode ter raízes em estresse no trabalho ou problemas em casa. Mas também pode ter causas ligadas a problemas de saúde mental como depressão e ansiedade. O esgotamento pode tanto se apresentar como algo rápido, um estresse de alguns dias. Como também pode se apresentar como algo mais grave, intenso e perdurar por mais tempo.
Nesse artigo vamos citar alguns dos principais sintomas ligados ao esgotamento nervoso. Fique atento se você apresenta alguns desses sintomas ou se conhece alguém que possa estar apresentando tais problemas.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 pequenos hábitos para mudar de vida
Sintomas
- Dificuldade de concentração
Se você não consegue se concentrar em uma tarefa seja pequena ou grande. Fique atento se está sempre procrastinando tarefas.
- Mudanças no intestino
Dores de barriga, mudanças no funcionamento intestinal. Se está demorando para fazer suas necessidades ou apresentando diarreia.
- Cansaço excessivo
Estar sempre cansado, mesmo dormindo tempo suficiente. Dores musculares e pelo corpo.
- Dificuldade em manter rotinas
Não conseguir se cuidar, despreocupação com rotinas de cuidados consigo mesmo. Como rotina de higiene e exercícios. Não se importar mais com cuidados com a imagem ou com se alimentar de forma mais saudável.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre procrastinação, o que é e como combater
- Alterações no sono
Apresentar insônia ou muito sono, estar sempre cansado e com vontade de se deitar mesmo que não consiga dormir. Acordar em horários confusos e não dormir bem.
- Tristeza, angústia, irritabilidade
Mudanças emocionais, sentimentos confusos, apertos no coração. Apresentar sentimentos de tristeza mesmo sem motivo aparente, evitar situações de aproximação com outras pessoas.
- Falhas de memória
Esquecer com frequência o que iria fazer após ter se encaminhado para a tarefa. Precisar anotar tudo ou acabar esquecendo. Esquecer até mesmo coisas importantes para você.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre dicas para dormir melhor todos os dias
- Desânimo
Não ter mais vontade de fazer coisas das quais costumava gostar. Ficar desanimado com tudo e até perder o desejo sexual.
- Baixa na resistência imunológica
Passar a ficar doente com facilidade. Não se recuperar bem de uma gripe, ficar doente com grande frequência. Isso é sinal de que sua resistência imunológica não está bem.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o exame preventivo e tire dúvidas
O que fazer?
Se você apresentar alguns desses sintomas, ou conhecer alguém que esteja apresentando esses problemas. Geralmente os sintomas se apresentam junto com muito cansaço e estresse. O ideal é procurar a ajuda de um psicólogo.
Com o tratamento psicológico e o diagnóstico correto do problema, um psiquiatra poderá receitar medicamentos se for necessário. Para quem apresenta esgotamento nervoso, é muito comum que sejam usados remédios junto a um período de férias.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 7 passos para tomar decisões sem se arrepender
Continuar o tratamento psicológico e até se você não tiver graves problemas de saúde mental, é importante fazer acompanhamento psicológico. Atualmente a rotina nas grandes cidades e os trabalhos são muito estressantes. Cuidar da saúde mental é extremamente importante para evitar problemas ou lidar melhor com rotinas corridas e cansativas.