NadaFrágil.com.br

Especialização profissional: Saiba qual a importância e como escolher


Milena Costa

Ter uma especialização profissional se tornou algo muito importante. Quem deseja ter uma carreira bem-sucedida, ganhar aumento, ou retornar ao mercado de trabalho deve considerar fazer uma especialização.

Nesse artigo você aprende sobre qual a importância da especialização profissional. Como você pode decidir a sua e em quais pontos em que uma especialização vai te ajudar.  Não importa se você está desempregada, se já tem um trabalho ou se está querendo redirecionar a sua carreira ou abrir seu próprio negócio.

organização pessoal

Mercado competitivo

O mercado está cada vez mais competitivo, encontrar um emprego que seja bem remunerado se tornou sim uma tarefa difícil. Como a demanda diminuiu as exigências são cada vez maiores. Por isso ter uma especialização deixou de ser um diferencial e passou a ser um ponto importantíssimo na hora de contratar alguém.

Não importa qual a sua área, se você é manicure, design, vendedora ou de qualquer outra profissional. Fazer uma especialização como pós-graduação ou um curso especializante é muito importante.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como combater a procrastinação

Atualização

trabalhando

O que você aprendeu 5 ou 10 anos antes na sua graduação ou curso em parte já ficou para trás. O tempo passou, as coisas mudaram, e quem continuou se atualizando e aprendendo sempre mais vai ser escolhido naquela seleção de emprego. Ou por aquele cliente que está à procura de um prestador de serviço.

Se atualizando você com certeza vai crescer na sua área. Mesmo que já tenha um emprego ou clientes. Quanto mais atualizada em sua área, mais chances vão aparecer, seja pelo seu chefe que vai ver que você é mais qualificada ou mesmo para ganhar um aumento.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como decorar e organizar seu escritório home office

Redirecionar a carreira

Especialização profissional

Muitas áreas são muito extensas e dentro de uma profissão existem várias áreas que podem ser bem diferentes. É por isso que é muito importante ter uma especialização profissional, para mostrar aos seus clientes, possíveis contratantes e até para o seu atual chefe que você entende sobre o que você faz e não está trabalhando de uma forma superficial e com baixa qualidade.

Quem deseja mudar a carreira, para buscar uma outra área que tem mais afinidade a especialização também será importante. Pois você terá experiência em uma área diferente e um possível contratante pode achar que você não sabe fazer mais que aquilo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre dicas para ser mais produtiva no trabalho e na vida

Ter uma especialização e conhecimento sobre a nova área vai mostrar que você está se empenhando e tem de fato interesse na área. Quem não busca conhecimento fica para trás no mercado.

Melhorar o seu trabalho

trabalhando

Mesmo já tendo experiência, essa nova qualificação vai melhorar a qualidade do seu trabalho. Pois assim como foi dito, se atualizar é muito importante. Então quando você aprende mais você consegue apresentar um trabalho com muito mais qualidade.

Como escolher a especialização?

Para isso é importante que você leve em consideração a sua área e o seu desejo. Se você tem uma formação, mas trabalha em outra área pode sim fazer uma especialização profissional na área que você trabalha. Pode ser um curso profissionalizante, pós-graduação ou uma especialização curta.

Avalie também como você está desejando seguir sua carreira. Se você está desejando seguir um novo rumo deve sim investir nele, pois você só vai conseguir mais oportunidades quando se qualificar mais.

Para tomar a decisão avalie o curso que cabe no seu bolso e também se será possível conciliar com seu trabalho. É importante se informar sobre a qualidade da instituição, muitas vezes vale a pena investir mais financeiramente e abrir mais oportunidades profissionais para você.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.