Será que realmente existe emprego perfeito? Será que a realização profissional é uma realidade, ou quem fala sobre o assunto está mentindo?

Bom, muitas respostas podem ser dadas para as perguntas acima. E, justamente por isso, elaboramos este guia com diversas considerações importantes sobre o tema. Queremos que você consiga atingir uma boa reflexão sobre o seu emprego dos sonhos, e assim conquistar tudo o que há de melhor.

Acompanhe o nosso raciocínio e já pegue lápis e papel para anotar as dicas de hoje! 🙂

Veja mais: Controlar a ansiedade em entrevista de emprego: 10 dicas!

Será que existe emprego perfeito?

existe emprego perfeito
Representação de carreira. Foto: Freepik

Essa pergunta é bem ampla e pode nos levar a uma série de reflexões. Para alguns, o emprego perfeito pode ser visto como algo que traz uma grande remuneração; para outros, a qualidade de vida no ambiente de trabalho é mais importante.

Por isso, não podemos dizer se existe ou não existe emprego perfeito. Afinal, tudo dependerá do ponto de vista de quem está pensando sobre o assunto. Portanto, pergunte-se: para você, existe esse emprego perfeito? Ele é uma realidade? Ou apenas algo que é vendido em redes sociais?

Abaixo trazemos ainda outros dois questionamentos úteis:

O que seria um emprego perfeito?

existe emprego perfeito
Mulher comemorando com o notebook na mão. Foto: Freepik

Você precisa refletir sobre o que seria, de fato, um emprego perfeito para você. Quais são as características fundamentais para que você se sinta plenamente feliz no seu trabalho?

É importante, nessa reflexão, levar em conta a realidade do mundo. Ou seja, não adianta dizer que o emprego perfeito seria ganhar R$ 10 mil por hora sem ter que fazer nada. A gente sabe que não existe esse tipo de situação.

Veja também: Meta de carreira a longo prazo: 5 dicas para definir a sua

Portanto, comece a pensar sobre o trabalho de verdade que pode ser considerado perfeito. Qual a remuneração adequada? A carga de trabalho? A complexidade das atividades efetuadas?

Tudo isso poderá lhe ajudar a responder à pergunta do que seria um emprego perfeito. E depois que você responder a esse questionamento, automaticamente fica mais fácil conquistar o emprego dos sonhos. Afinal, você finalmente saberá dizer qual é o emprego real e verdadeiro que pode ser considerado dos seus sonhos!

A perfeição não existe – mas podemos chegar perto

existe emprego perfeito
Mulher trabalhando pensativa. Foto: Freepik

Embora a perfeição, no sentido literal da palavra, não exista, nós podemos chegar perto. Em outras palavras, para responder se existe ou não um emprego perfeito, devemos considerar um olhar mais leve sobre a palavra perfeição.

Isso quer dizer que, obviamente, todo trabalho terá seus pontos negativos. Sempre existirão aquelas tarefas que não gostamos e que causam desconforto. Faz parte da vida profissional de qualquer um.

No entanto, nem sempre isso quer dizer que um trabalho é imperfeito. Não mesmo! Afinal, podemos ter o trabalho perfeito para nós a ponto de que as pequenas imperfeições nem sejam sentidas no dia a dia.

Isto é, você nem percebe que aquela tarefa monótona é tão impactante, uma vez que a sua mente está mais envolvida e ancorada com os pontos interessantes do seu trabalho. E assim, são esses pontos que, justamente, tornam o seu trabalho a opção perfeita para você.

Resumidamente, devemos dizer que não existe emprego perfeito no sentido literal. Mas, no sentido pessoal, subjetivo e emocional, pode existir sim. Uma vez que os fatores ruins são muito bem compensados pelos bons. Simples assim.

Quando aceitamos essa perspectiva, tendemos a ser mais mente aberta na hora de topar uma nova oportunidade de trabalho e desafio. E assim, usufruímos de resultados mais satisfatórios em nossa carreira profissional.

Leia mais: Rotina da manhã: Como montar uma boa rotina da manhã?

Como conquistar o emprego dos sonhos?

existe emprego perfeito
Mulher empreendedora feliz. Foto: Freepik

Para conquistar o emprego dos sonhos, primeiramente, é interessante passar pela reflexão que fizemos logo acima. Se você conseguiu pensar sobre a possibilidade de existir o emprego perfeito, mesmo em meio às suas imperfeições, então ponto para você!

Pois agora se torna mais viável sinalizar o que pode ser interessante para a sua carreira profissional. Acompanhe as dicas abaixo e aventure-se na sua autodescoberta:

1. Comece pelo autoconhecimento

existe emprego perfeito
Mulher empreendedora. Foto: Freepik

O autoconhecimento é praticamente o nosso melhor amigo quando o assunto é carreira profissional. Através dele nós conseguimos absorver e ressignificar uma série de questões nossas, referentes ao que queremos, podemos e faremos em nossa vida profissional.

Por isso, antes de saber se existe emprego perfeito para você, pergunte-se quais são seus pontos fortes e fracos. Reconheça as suas habilidades e saiba quais são os melhores caminhos para aprimorá-las. Cada um desses conhecimentos poderá ser uma porta de entrada para atingir o seu emprego dos sonhos.

Veja mais: Empreendedorismo feminino: 5 Coisas que não te contaram!

2. Explore novas experiências e descubra o que você ama

existe emprego perfeito
Mulher empreendedora sorrindo. Foto: Freepik

Às vezes, o autoconhecimento também se envolve com às descobertas e novas experiências na hora de saber se existe emprego perfeito para você. Afinal, apenas dessa maneira é que podemos ter contato com algo novo e, mais tarde, descobrir que se trata de algo que combina muito com a gente e que pode ser bem interessante para a nossa carreira profissional.

Por exemplo, se você experimentar a arte de aprender a cozinhar, pode ser que descubra uma paixão que sequer sabia que existia! E pode usar essa paixão como base para desenvolver uma nova carreira e assim seguir rumo ao emprego perfeito.

Veja mais: Mulher forte: 30 frases para mulheres fortes repetir todo dia

3. Saiba quais são os seus objetivos profissionais – eles ajudam a saber se existe emprego perfeito para você

existe emprego perfeito
Mulher gravando áudio no celular. Foto: Freepik

Dentro das suas descobertas, comece a traçar os seus objetivos profissionais. Desse modo você começa a ter uma visão mais assertiva do seu futuro, moldando qual será o seu cargo em X anos, por exemplo.

Mas lembre-se de novamente manter o pé no chão. Pois assim como existe emprego perfeito com imperfeições, devemos ter objetivos que sejam plausíveis com a nossa realidade, nossos gostos e nossos limites. Pois desse modo teremos mais chances de atingir o tão esperado sucesso.

Em contrapartida, é claro que alguns caminhos mais árduos podem fazer parte dos nossos objetivos. Mas o que queremos dizer é que você não deve colocar, por exemplo, que quer ser médico ano que vem, sendo que para isso é necessário estudar por anos a fio primeiro. Esteja a par da realidade exigida.

Leia também: Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Confira 9!

4. Existe emprego perfeito para você? Trace um plano para chegar lá

Depois de traçar os seus objetivos, é hora de desenhar o seu plano para atingir cada um deles. Novamente, seja realista em cada conquista e cada tarefa que você deve cumprir. E lembre-se de dividir a meta em passos menores, a fim de conseguir desenvolver-se de forma sadia e proveitosa.

existe emprego perfeito
Mulher empreendedora e pensativa. Foto: Freepik

5. Vá acompanhando o seu desenvolvimento

Acompanhe o seu desenvolvimento de perto, sempre que possível. Pois é dessa maneira que você conseguirá entender onde deve melhorar e quais estratégias devem ser descartadas.

Também é uma forma de conseguir entender onde estão os erros e onde encaixar as melhorias. E, até mesmo, descobrir qual o momento de abrir mão de uma parte do plano ou de um dos objetivos maiores.

Assim, além de pensar que existe emprego perfeito dentro dos limites da perfeição versus imperfeição, você também estará construindo uma carreira incrível.

Boa sorte na sua jornada de descobertas!

Veja mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui