Filmes sobre Grandes Mulheres

Nós todas sabemos quantas e quantas mulheres lutaram arduamente pelo direito feminino e não apenas isso, também conseguiram vencer num mundo dominado pelos homens com garra e perseverança. Muitas de nós não conhecemos as histórias dessas fabulosas pessoas que nos servem de inspiração não importa o momento de nossas vidas. A maioria delas estão apenas em livros, mas para quem não tem muita paciência com a leitura, aqui vai uma lista fresquinha de filmes biográficos sobre a vida dessas mulheres. 

Filmes sobre grandes mulheres

Coco antes de Chanel

Quem aqui não conhece a famosa marca da grife Chanel? Esse filme conta como Gabrielle (Coco) conseguiu se tornar uma estilista de grande sucesso e continua sendo um ícone da moda mesmo depois de sua morte. Ao perder sua mãe, ela foi deixada num orfanato pelo pai juntamente com sua prima. Na juventude ela trabalhou como costureira numa alfaiataria e de noite cantava em cabarés. Coco amava tudo o que envolvia arte e tentou entrar para o teatro e ser bailarina, sem muito sucesso.

Filmes sobre grandes mulheres

Foi em uma dessas noites de trabalho que ela conheceu  Étienne Balsan, um milionário, herdeiro de uma grande fábrica de tecidos e o mais famoso criador de cavalos da França. Coco não se apaixonou por ele, mas quando percebeu que suas chances na vida eram mínimas por causa da sua precária condição de vida, pediu abrigo na casa dele e se tornaram amantes. Foi costurando roupas para Étienne que Coco desenvolveu o seu gosto pela moda e começou a usar roupas mais masculinas inovando em todo o seu estilo de vestir.

Filmes sobre grandes mulheres

No ano de 1910, Gabrielle conheceu o amor de sua vida: Arthur Capel. Ele não tinha muito dinheiro, mas estava prestes a se casar com uma mulher riquíssima. Ele usou o dinheiro para ajudar a abrir a primeira loja de chapéus para Coco, onde ela tinha um ateliê que fabricava os mais belos modelos para a alta sociedade. Depois de alguns meses, Arthur morreu e Coco ficou desolada. Nunca mais conviveu com outras paixões. Ela morreu em 1971 em Paris e centenas de pessoas foram ao seu funeral usando as roupas feitas por ela como sinal de homenagem.

  Vaidade infantil: Até onde é saudável?

A Dama de Ferro

O filme, produzido em 2011, conta a história da primeira mulher a se tornar Primeira-Ministra do Reino Unido. Desde os tempos de faculdade Margaret Thatcher já se mostrava uma mulher além do seu tempo. Enquanto as moças do década de 70 queriam apenas ir a festas e encontrar um bom marido para casar, Thatcher ficava em casa estudando arduamente sobre direito e política, temas que eram dominados apenas por homem.

Filmes sobre grandes mulheres

Quando ela resolveu se candidatar e entrar no mundo político muitos duvidaram de seu intelecto por ser mulher. Em 1975 Thatcher foi eleita líder de um dos partidos mais importantes do Reino Unido, o Partido Conservador e foi a primeira mulher a exercer esse cargo. E finalmente, no anos de 1979, ela rompeu com todas as barreiras e com sua roupa impecavelmente azul no meio de tantos paletós e gravatas, chegou ao parlamento como a Primeira-Ministra do Reino Unido.

 Filmes sobre grandes mulheres

Margaret foi apelidada de Dama de Ferro por ser sempre muito decidida e não ceder aos conchavos políticos. Viu sua popularidade despencar por causa da crise do petróleo, mas poucos meses depois subiu como um foguete quando obteve a vitória na Guerra das Malvinas. Ela ainda foi eleita por mais dois anos consecutivos, mas a sua forte oposição aos movimentos sindicais fez com que ela e o marido sofressem um atentado dentro do seu próprio apartamento. Depois disso, foi ficando cada vez mais impopular quando se opôs a criação da União Europeia. Margaret renunciou em 1990, em 2000 começou a apresentar alguns sinais de demência e acabou falecendo em 2013.

Olga

Uma verdadeira obra prima do cinema brasileiro, Camila Morgado interpreta com grande talento a grande militante comunista Olga Benário que lutava contra a tirania da Ditadura Militar na época de Getúlio Vargas. Olga nasceu em 12 de fevereiro de 1908 na cidade de Munique, mas era descendente de judeus, portanto teve uma vida bastante difícil em épocas nazistas. Fugiu para a União Soviética onde teve treinamento militar e foi recrutada para fazer a segurança de Luís Carlos Prestes da Intentona Comunista.

  Dicas de Segurança e Autodefesa para Mulheres

Filmes sobre grandes mulheres

Olga e Carlos acabam se apaixonando, mas são presos e Olga é deportada para a Alemanha ainda grávida de 7 meses. Lá tem sua filha a qual deu o nome de Anita em homenagem a grande militante Anita Garibaldi. Sua filha é mandada de volta para o Brasil onde fica aos cuidados de Prestes e de sua mãe. Olga acaba sendo assassinada num campo de concentração nazista. O filme retratada de forma bastante emocionante toda a trajetória de Olga e o seu grande sofrimento ao ter que se separar de sua filha.

Evita

Filme estrelado pela cantora Madonna em 1996, se tornou um grande sucesso e conseguiu alcançar um grande público, muito difícil naquela época. Foi a primeira dama de maior popularidade na América Latina e costumava chamar a população carente de descamisados. Se tornou primeira dama quando o Juan Perón assumiu a presidência e quando iniciou uma época política chamada de peronismo. O filme mostra como Eva Perón conseguiu a popularidade de multidões e mudou a história política que a Argentina jamais iria esquecer.

Filmes sobre grandes mulheres

Entre tantas mulheres maravilhosas, que nos servem de grande inspiração há muitos outros filmes aqui como Frida, que conta a história de uma famosa e polêmica pintora mexicana ou Amélia, a primeira mulher que conseguiu atravessar o Oceano Atlântico pilotando um avião e recebeu o apelido de Deusa da Luz. Mas você que dá conta de casa, família e trabalho também é uma guerreira, mas que tal tirar o final de semana, assistir um filme com pipoca, brigadeiro e pernas para cima?

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui