Folículo Ovariano – O que é? Qual a função?

folículo ovariano é essencial no organismo feminino pois, com ele, a mulher poderá engravidar. Tendo em vista que ele é onde “tudo começa”, o mesmo precisa estar presente e ter um tamanho ideal para indicar que esteja maduro. Com isso, o processo de desenvolvimento de uma gravidez se inicia.

E para que você saiba tudo sobre o assunto, fizemos este guia com informações importantes sobre o tema. Acompanhe a seguir:

folículo ovariano
Mulher com as mãos sobre o abdômen. Foto: Freepik.

O que é um folículo ovariano?

Ao longo de toda a vida fértil de uma mulher, o organismo feminino libera cerca de um até três óvulos por período de ovulação. Porém, apenas um deles é que virá a se tornar um folículo dominante. Este folículo, no entanto, é fruto do crescimento adequado que o estrogênio proporciona no organismo.

Além disso, o estrogênio também fará com que o endométrio tenha um crescimento adequado, para preparar a “caminha” do zigoto se o óvulo vier a ser fecundado mais tarde. É dentro do folículo ovariano que permanece o óvulo, até que o mesmo seja liberado para dar continuidade ao ciclo da mulher.

Para ler mais tarde: Fatos sobre menstruação que todo mundo deveria saber

Um pouco mais sobre o folículo

A função do folículo se dá durante todo o seu processo de crescimento. Quando o mesmo já cresceu, o hormônio que é responsável por sua liberação (o LH) entra em ação. com isso, quando o folículo maduro manda sinais pela corrente sanguínea até a hipófise, o mesmo sabe que é o momento de entrar em ação.

Este processo inicia-se normalmente com folículos de 19 a 30 mm de diâmetro. Vale ressaltarmos que folículos até 30 mm são viáveis, mas, os mais adequados são aqueles que são liberados entre 22 a 24 mm. Quando um folículo de 35 mm é liberado, ele pode ser visto como “velho demais” para o organismo e, embora a gravidez seja possível, o próprio corpo entende como ele sendo velho e, com isso, ocasiona o aborto espontâneo.

  Alongamento de manhã: Saiba como fazer e qual a importância dele

Leia mais: Tire suas dúvidas sobre exercícios físicos durante a gravidez

Este aborto espontâneo se dá porque o embrião gerado é visto como inviável. E isso pode acontecer de um modo que a mulher nem descubra que a fecundação já havia acontecido anteriormente.

folículo ovariano
Mulher segurando teste de gravidez. Foto: Freepik

Contudo, quando o LH entra em ação e em seu pico, o folículo é liberado em até 48 horas após este momento. Assim que liberado e rompido o folículo, o óvulo sai de dentro do mesmo e é capturado pelas trompas, permanecendo ali por 24 horas. Para que haja a gravidez, a mulher precisa ter tido relações próximas a este período.

Além disso, é necessária a presença de espermatozoides bons que consigam penetrar na camada rígida do óvulo.

Mais informações: Teste de gravidez é totalmente preciso?

Saiba mais sobre o seu organismo

Conhecer um pouco mais sobre o seu sistema reprodutor é uma ótima maneira de se preparar para uma gravidez saudável e de sucesso. Além disso, busque sempre manter uma visita regular ao seu médico ginecologista.  Assim você poderá garantir que tudo esteja sempre dentro dos conformes.

Mãos femininas segurando coração vermelho próximo à virilha. Foto: Freepik.

Dessa forma você poderá acompanhar o desenvolvimento do seu organismo e assim preparar-se para um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher que deseja ser mãe. Além disso, é possível sanar possíveis dúvidas acerca de desequilíbrios que possam estar presentes e desencadeando sintomas na mulher.

Cuide-se e, qualquer dúvida, deixe um comentário aqui abaixo para que possamos conversar sobre o assunto.

Leia mais: Teste de gravidez positivo: O que fazer?

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui