Franjas – O melhor corte para cada tipo de rosto

5

Por muito tempo as franjas foram consideradas um tipo de corte de cabelo exclusivo para crianças, contudo, tal pensamento foi mudando e as franjas passaram a ser usadas por mulheres modernas e de todas as idades, que mudaram a forma de usá-las, criando estilos diferentes que se adequam a personalidade de qualquer mulher.

Existem muitos tipos de franjas: retas, irregulares, desfiadas, laterais, franjão, entre outras. Mas para que uma pessoa realmente fique bonita com este tipo de corte, é preciso que ela escolha a franja que mais se adéqua ao seu tipo de rosto, para não correr o risco do novo corte acentuar características do seu rosto que devam ser escondidas como, por exemplo, a franja errada pode deixar seu rosto mais cheio ou então evidenciar um nariz avantajado. A franja não é apenas um corte de cabelo, mas uma ferramenta para deixar seu rosto mais harmonioso e equilibrado, se for bem utilizada, pode mudar completamente a aparência de alguém de forma positiva.

franja
Foto: Freepik

Diferente do que se imagina, este corte pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado ou ondulado, no entanto, precisamos respeitar as  características dos fios para que o resultado final seja satisfatório. Franjas só não são recomendadas para quem tem pouco cabelo, pois ela não fica com um bom caimento. Cabelos crespos também precisam de atenção quando se trata de franja, pois, neste tipo de cabelo, a franja pode ficar armada, dando aquela aparência de “pompom” que não agrada muito as mulheres.

Na escolha da franja ideal, a mulher deve ficar atenta às características de seu rosto e até mesmo de sua pele, para que o corte não a desarmonize. Mulheres com testa curta não devem fazer este corte, pois a franja pode deixar o rosto com uma aparência achatada.  Da mesma forma que não é aconselhável para quem tem pele muito oleosa, pois a franja pode agravar ainda mais o problema, aumentando assim a quantidade de cravos e espinhas na região da testa.

  Cabelo curto: sexy e ao alcance de todas!

Cada formato de rosto merece uma franja diferente:

• Para os rostos triangulares, afranja ideal é a reta que fique logo acima das sobrancelhas, pois ajudará a valorizar os traços e deixar o rosto mais charmoso.

• O rosto oval pode usar qualquer tipo de franja, dessa forma a pessoa pode ousar no estilo e comprimento do corte, tendo a liberdade de escoher a que mais lhe agrada sem correr o risco de não ficar bem.

• Pessoas com rosto redondo devem preferir franjas laterais, repicadas nas pontas e jogadas para o lado. Tal tipo de rosto deve evitar franjas retas, pois tal corte pode deixá-lo ainda mais redondo.

Rostos angulosos e quadrados devem preferir franjas mais longas e picotadas nas pontas, ou então franjas retas na frente e arredondadas nas laterais, o que amenizará o formato anguloso do rosto. Pessoas com este tipo de rosto devem evitar franjas muito curtas.

• Mulheres que possuem um rosto muito pequeno podem optar por franjas curtas e irregulares, não devendo usar franjas muito longas para não ficar com o rosto com aparência achatada.

• Já os rosto longilíneos podem optar por franjas longas e assimétricas, devendo evitar as muito curtas  para não corrter o risco de deixar o rosto ainda mais alongado.

Dicas para um bom uso das franjas

franja
Foto: Freepik

Algumas pessoas tem o formato de rosto que permitem a escolha de mais de um tipo de franja, para ajudar na escolhe vale lembrar algumas dicas: as franjas retas na altura da sobrancelhas tendem a modelar melhor o rosto, enquanto as repicadas em degraus valorizam o colo.

Para que as franjas sempre fiquem bonitas é preciso tomar alguns cuidados específicos, principalmente se as franja for curta e se os fios não forem naturalmente lisos, pois o uso constante de chapinha e secador de cabelo, se não for devidamente cuidado, fica ressecado, precisando assim de hidratação constante. Dessa forma, escolha o produto que seja adequado para o seu tipo de cabelo e aplique a hidratação pelo menos uma vez por semana, para sempre manter os fios bonitos e saudáveis.

  Passo a Passo: Cachos com Chapinha?

Para as mulheres que adoram deixar a franja bem lisa e reta, a dica é fazer a escova com o cabelo úmido e passar o secador bem quente durante o processo de alisamento, com isso a franja fica mais lisa e por mais tempo. Para quem tem uma franja curta e reta é aconselhável acertar o corte todo mês.

Como cortar você mesma sua franja:

franja
Foto: Freepik

Algumas mulheres preferem cortar seus cabelos em casa a terem que ir ao salão, mas nem sempre isso dá certo e então é preciso esperar por alguns meses para o cabelo crescer e tentar novamente. Para ajudar para que estes descuidos não aconteçam, seguem algumas dicas:

Primeiramente, para evitar cortes errados, é recomendado lavar os cabelos, secá-los e deixá-los bem lisos com a ajuda de um secador, escova e chapinha. Tal procedimento é necessário pelo fato de que, quando a franja é cortada molhada, ao secar ela encurta, dessa forma, é necessaro que o cabelo esteja liso e seco para que o comprimento certo seja encontrado.

Com os cabelos secos e lisos, divida a parte da frente do cabelo em forma de triângulo, separando a parte exata que precisa ser cortada. Em seguida pegue a mecha separada e torça, agora escolha a altura adequada que desejada e corte de forma reta, solte a mecha e depois acerte as pontas. É importante não frizar o rosto de forma alguma para não deixar o comprimento irregular. Por fim, penteie a franja e acrete os fios que permanecem irregulares.

Esta é uma das formas de cortar seu próprio cabelo. Vale lembrar que é necessário que se utilize uma tesoura específica para cortar o próprio cabelo.

Para quem deseja se aventurar no mundo das franjas mas não tem coragem para fazer um corte ousado, é possível entrar nesse mundo de uma forma mais sutil, mas que tem o mesmo efeito, como as do tipo em degraus repicada ou então desfiadas, são tipos de franjas mais sutis, mas que também deixam o rosto bonito e podem lhe introduzir no mundo das franjas, te acostumando com o corte para que futuramente você se arrisque com um estilo mais ousado.

  Cores de Batom Para o Inverno

Confira abaixo algumas fotos de franjas:

franja
Foto: Freepik
franja
Foto: Freepik
franja
Foto: Freepik

Separei mais esses conteúdos para você:

5 COMENTÁRIOS

    • Bia, o da minha amiga é exatamente assim! extremamente liso no resto porém cacheado na franja, ela fez escova inteligente e ninguém percebe! procure saber! bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui