As ghana braids carregam muita história e significados da cultura negra. Por isso, todos nós devemos enaltecer o quanto essas lidas tranças têm para nos apresentar sobre as mulheres negras!

No conteúdo de hoje, portanto, vamos tirar algumas dúvidas sobre esse penteado, baseando-se em vídeos de canais de mulheres que usam as tranças no dia a dia e nos ajudam a compreender mais sobre esse estilo incrível.

Acompanhe esse conteúdo até o fim e entenda porque esse tipo de tendência tem estado tanto em alta. Vamos lá?

Veja também: Melhores penteados com tranças 2020/2021

ghana braids
Mulher usando tranças coloridas. Foto: Freepik

O que são as ghana braids?

São tranças com extensão, ou seja, elas não são feitas apenas com o cabelo natural, mas sim, recebem uma extensão nos fios. Elas podem ser feitas com linhas de crochê, cabelo sintético, lã ou jumbo. A origem dessas tranças é africana, e por isso que elas carregam tanta cultura negra em sua essência.

Trata-se de tranças embutidas que, com o uso de um material sintético, é possível atingir o comprimento desejado. Diferente de outras técnicas de tranças, a ghana braids costuma durar até 3 semanas e, salvo em alguns casos específicos, pode durar até 4 semanas.

Porém, para que a durabilidade seja maior, é preciso investir em um profissional qualificado e se atentar para todos os cuidados necessários. Caso contrário, o frizz pode ser evidente, além de que as tranças podem “desmanchar” com certa facilidade.

ghana braids
Mulher com longas tranças ghana braids. Foto: Freepik

Quais as novidades para 2021?

Na realidade, as ghana braids são muito conhecidas, há muitos anos. Porém, nos últimos anos a busca por esse tipo de trança tem aumentado cada vez mais. No exterior, a ghana braids é muito utilizada e, agora, o Brasil está adentrando a essa possibilidade de penteado, cada vez mais.

Vemos muitas opções de cores, desenhos, tamanhos de tranças, entre outras novidades incríveis. Tudo isso para transparecer muita personalidade e muita história. Dentre as tendências, podemos perceber que:

  • As tranças podem ser feitas de diversos tamanhos, ou seja, você pode escolher aquele estilo que mais combina com você.
  • As cores podem ser diversas, especialmente porque você pode escolher o material sintético mais adequado para si.
  • Os desenhos são desenvolvidos a cada dia, por profissionais trancistas que buscam inovar quanto aos formatos das ghana braids, trazendo novidades para as mulheres.
  • A tendência é que a adesão a essa trança aumente a cada dia, promovendo mais adeptas e mais mulheres empoderadas.
ghana braids
Mulher com cabelo curto trançado. Foto: Freepik

Leia mais: Penteados para Daminhas – Dicas e Sugestões

Dói para fazer ghana braids?

Dói, porém, depende. A trança, por ser embutida, pode causar certo desconforto durante a manutenção. Porém, é importante ter em mente que cada pessoa possui uma sensibilidade diferente para a dor e, por isso, pode ser que para você seja mais dolorido na nuca, enquanto outra mulher pode sentir mais dor no topo da cabeça.

Além disso, a técnica utilizada pelo trancista e a qualidade do trabalho também fazem diferença. É por isso que frisamos a importância de buscar um profissional que esteja apto para esse tipo de trabalho.

ghana braids
Mulher com ghana braids. Foto: Freepik

Se você tem medo de que possa ser muito dolorido, procure fazer um teste antes. Mas, acredite, segundo diversas usuárias de ghana braids, essa costuma ser uma das tranças menos doloridas, ao comparar com outros tipos e estilos de tranças africanas.

Demora para fazer?

Demora de acordo com o comprimento do seu cabelo orgânico e do material sintético que você deseja utilizar. E, novamente, a experiência do trancista também pode impactar nesse sentido. De qualquer maneira, podemos dizer que uma média de tempo para fazer ghana braids, para um cabelo médio, é de cerca de 3 horas. Lembre-se: essa é a média.

ghana braids
Mulher de negócios com tranças. Foto: Freepik

Dá para lavar a ghana braids?

Sim. Para isso, o ideal é que você use shampoos mais naturais, sem tantos aditivos químicos que possam aumentar o frizz ou irritar o couro cabeludo. Atente-se também à temperatura da água, o ideal é que ela seja morna ou fria, a fim de não ocasionar efeitos nocivos à saúde capilar.

Você não precisa lavar as suas tranças todos os dias, ok? Foque em lavar de maneira esquematizada, quando perceber que é realmente necessário.

ghana braids
Mulher usando ghana braids. Foto: Freepik

Quanto tempo dura?

As ghana braids costumam durar de 2 a 3 semanas, mas algumas mulheres relatam que, com os cuidados certos, é possível fazer com que a durabilidade aumente para um mês. É claro que tudo dependerá do seu cabelo, seu estilo de vida e a forma como você cuida dos cabelos.

Veja mais: Trança Boxeadora: Saiba onde usar e como fazer

O tamanho das tranças, os desenhos e as técnicas utilizadas também podem promover efeitos diferentes na trança e, consequentemente, na durabilidade. Converse com o profissional sobre o tempo que você poderá usar as suas tranças.

Qual a média de preço para fazer ghana braids?

Por ser um tipo de penteado que costuma durar poucas semanas, a ghana braids tende a ser mais acessível que outros estilos afros. Portanto, podemos dizer que, de acordo com as nossas pesquisas, a média de preço é entre R$80,00 e R$130,00. Tudo dependerá do trancista e sua experiência; comprimento do cabelo e estilo de desenho; tempo para fazer as tranças; entre outros fatores singulares.

ghana braids
Mulher com cabelos longos e trançados. Foto: Freepik

Como combater o frizz nas ghana braids?

Agora que você já sabe tudo sobre as ghana braids, deve estar se perguntando: mas, e quando o frizz aparece? O que fazer? Como lidar com esse tipo de “efeito colateral”? Bom, para isso, existem alguns truques que podem ser facilmente postos em prática. São eles:

  • Use pomada modeladora: Uma boa pomada modeladora pode ajudar a manter os fios no lugar por mais tempo. Porém, cuidado com o excesso: pomada demais pode acabar criando o efeito de oleoso na raiz, e isso pode desencadear tanto um desconforto visual, quanto um desconforto tátil, por conta do couro cabeludo ficar obstruído. Portanto, sem excesso, ok?
  • Invista em um profissional qualificado: Já apontamos esse fator ao longo do artigo, mas, novamente destacamos porque é algo fundamental. Um bom profissional pode criar um acabamento incrível, duradouro e pode ainda tornar o penteado menos “doloroso”. Por isso, invista em alguém que possua experiência e certificações. Assim, certamente você terá melhores resultados!
  • Use gel fixador: Percebeu que, passado uns dias, os fiozinhos estão ficando mais evidentes? Use um gel fixador com uma fixação potente, aplicando-o nos pontos necessários. Apenas tenha o cuidado de escolher um gel que não tenha aspecto molhado, hein? Caso contrário, o uso do produto destoará das partes que não receberam aplicação do gel.
ghana braids
Mulher com óculos de sol e penteado de tranças. Foto: Freepik
  • Use touca de cetim para dormir: A touca de cetim, assim como a própria fronha de cetim, é capaz de diminuir o atrito que há entre o cabelo e o tecido. Logo, as chances de aparecer o frizz são muito menores. Por isso, invista tanto na touca, quanto na fronha (uma dessas opções, por si só, já será o bastante) e perceba a diferença. 😉

Agora que você já sabe tudo sobre as ghana braids, é hora de tomar a decisão de experimentar esse penteado cheio de história, cultura e beleza. Aproveite!

Leia agora: Como Fazer uma Bela Trança Embutida

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui