Guia Definitivo da Escova Progressiva

Se tratando de cabelos, a preferência mundial já há 10 anos é o liso – o lisérrimo! Mas para muitas mulheres, ter as madeixas caídas demanda trabalho, dinheiro e dedicação, uma vez que não basta alisar, tem que estar em dia com a manutenção e ter cuidados para maximizar o investimento no look. Para cooperar com a mulherada os laboratórios trabalham incansavelmente no desenvolvimento de novos tipos e técnicas de escovas e produtos para cuidados pré e pós-escova.

Escova Progressiva

Com todas as variedades de marcas no mercado é cada vez mais difícil escolher uma ideal para o seu cabelo. Um erro fatal é misturar produtos na tentativa de escolher aquele que tem melhores resultados e para evitar isto, trouxemos um guia definitivo sobre o alisamento dos fios.

Você realmente quer uma progressiva?

Antes de decidir fazer um alisamento, o primeiro passo é conhecer a si mesmo, seu cabelo e o look mais adequado para seu rosto. Por isso, o ideal é consultar um profissional experiente para que você acerte na escolha e não perca dinheiro. Inúmeras pessoas começam um processo de alisar as madeixas e desistem no meio do caminho.

Ter fios lisos e sedosos com a escova progressiva é possível, mas você precisa estar ciente de todos os cuidados e produtos que a química exige. Se você acha a hidratação mensal um verdadeiro peso, imagina fazê-la todas as semanas ou todas as vezes que lavar os cabelos.

Se você realmente quer uma progressiva é preciso se comprometer. Por mais que a tecnologia avance continuamente, se não houver compromisso da pessoa interessada na renovação da aparência, não haverá resultados satisfatórios.

Recomendamos que você leia também nosso Guia da Escova Marroquina.

  Quais os benefícios do foam para a celulite?

Dicas para ter uma progressiva de sucesso:

1. Divas no divã

É essencial informar toda a sua história capilar ao profissional que fará o alisamento, uma vez que saber quais tipos de tratamentos e componentes químicos que o cabelo já recebeu e respectivos resultados influem na decisão da escova ideal para seu tipo de cabelo.

A importância desse conhecimento reside no fato que se anteriormente seu cabelo recebeu produtos cuja composição inclua a amônia, o tioglicolato, a guarnidina e o hidróxido de sódio, o profissional terá que estudar quais produtos são compatíveis com você. As misturas destes químicos causam danos irreparáveis ao cabelo e você pode terminar careca!

Escova Progressiva

Quando se fala em escovas de base química, estamos também dizendo de combinação de elementos da tabela periódica, que se não corretamente combinados podem ocasionar uma destruição capilar. Sempre informe com antecedência ao seu cabeleireiro o histórico de seu cabelo e ele saberá o que você pode ou não utilizar e a ajudará a lhe proporcionar o melhor resultado baseado em suas informações.

2. Divas na Internet

É interessante, você como consumidora também saber as diferenças das modalidades de escova existentes, para entender o que seu conselheiro capilar pretende ou está fazendo em seus fios. Lembrando que antes de qualquer intervenção é primordial a recuperação do cabelo e só depois dar início ao novo tratamento químico.

Há diversos fóruns e comunidades voltadas para mulheres que realizam procedimentos do tipo, tais espaços são importantes para você conhecer os novos produtos, saber a opinião de quem já os testou, ter informações sobre os prós e contras de cada marca e ainda tirar dúvidas sobre os tratamentos e manutenções necessárias. E claro, contamos com a sua participação aqui no Nada Frágil deixando um comentário sobre suas experiências no final deste artigo.

  Spray de Sal: o Segredo do Cabelo das Famosas

3. As mais pedidas entre as divas:

Escova Progressiva

As escovas de longa duração que dominam no mercado são, a Progressiva e a Definitiva, cada uma tem seus pós e contras. Muitas vezes ambas são chamadas pelo mesmo nome e muitos profissionais nem ao menos sabem diferenciá-las.

A Progressiva, a grande precursora do movimento liso, é adepta a utilização de formol, sendo permitido para fins cosméticos apenas 0,02% da substância. Um dos fatores considerados negativos é a necessidade de ficar um período de dias sem lavar os cabelos, mas felizmente muitas marcas já estão inovando neste sentido e você sai do salão com o cabelo prontinho. Ela apresenta uma duração de 03 meses em média.

Já a famosa definitiva é considerada uma boa pedida, uma vez que somente demanda retoque quando os cabelos crescem. Ela é permanente no comprimento do cabelo que já recebeu aplicação. Porém é importante comentar que a manutenção desse tipo de escova só ocorre na raiz, nos cabelos novos, não podendo haver nova aplicação do procedimento na área do cabelo já tratada.

Há ainda um tipo de escova que tem dominado a preferência da massa ansiosa pelo esplendor liso, é a escova Inteligente, justamente por enquadrar-se mais como tratamento de hidratação profunda do que química.

Para quem vai fazer pela primeira vez uma escova de longa duração e tem medo de não gostar ou se arrepender, ou até mesmo já tem uma programação de nova alteração futura de visual, o acertado é fugir da escova definitiva. Uma vez feita, esse tipo de escova não poderá reaplicar outra química por cima, o que exige que você tenha que esperar os cabelos crescerem por completo para então poder utilizar outro tipo de tecnologia. Até que isso ocorra você terá que conviver com aquela marca que mostra a parte alisada e a nascente.

  Dicas para Deixar os Cabelos Loiros ou Vermelhos Sempre Lindos

A escolha mais acertada para quem pretende mudar o tipo de escova no futuro é optar pela escova Inteligente e a Progressiva, quais os fios voltam ao normal, não tendo que esperar o crescimento do cabelo para novas aplicações.

Quer seus cachos de volta?

Escova Progressiva

Há uma tendência nos Estados Unidos de mulheres negras buscando valorizar a beleza afro. Muitas estão em processo de “regressão” para os cachos, eliminando as químicas existentes nos fios. Além de sentirem mais livres, elas também afirmam estarem preocupadas com a própria saúde dos fios, as maiores vítimas dos produtos químicos.

Se você alisou o cabelo e agora deseja voltar ao natural, algumas dicas são muito importantes para agilizar o processo.  Utilize xampus anti-resíduos, eles contribuem na remoção da química utilizada acelerando a retirada do produto.  E pense na possibilidade de cortar os fios próximos a raiz.

Independente do seu gosto e das escovas que utilize, o mais importante é cuidar dos fios diariamente e escolher sempre produtos indicados para cabelos com químicas. Procure um profissional qualificado e esteja atenta a todas as informações que surgem no mercado dos cosméticos.

Separei mais esses conteúdos para você:

5 COMENTÁRIOS

  1. oi Alessandra, infelismente para quem tem cabelos cacheados ou crespos, a progressiva não dura muito não,isso por que a raiz já eliminando a quimica e por isso começa a ondular a raíz.O meu cabeloeu só consigo manter a progressiva fazendo muita hidrataçao e escova.

  2. Ola´…o meu cabelo era cacheado. Há 2 anos faço progressiva e amo meu cabelo liso só q a progressiva só dura 1 mês, 40 dias no máximo e nenhum profissional da área consegue me explicar o q acontece!! Como eu não quero meu cabelo cacheado msm pq vai demorar p/ essa química toda sair!! O q será q acontece p/ a progressiva do meu cabelo durar tão pouco??

    Obrigada.

  3. Eu não sou a dona do site, mas acho que posso ajudá-lo.
    A primeira coisa é: nunca misture as químicas. Ou seja, se você fez a definitiva, não tente manter o liso com uma escova inteligente, marroquina, de vinho, de chocolate ou qualquer outra. Cada escova usa um elemento diferente e se misturá-los pode cair o seu cabelo.
    O ideal é falar com a cabeleleira e explicar que gostaria de apenas manter o cabelo, ela te indicará produtos que sejam compatíveis. A selagem, por exemplo, não usa produtos químicos e ajuda a manter o liso por mais tempo.

  4. por favor me respond uma duvida ,todas as definitivas ,ou seja o alisamento termico. quando e feito num cabelo . ate o proximo retoque pode se fazer manter com escovas inteligentes? todos os meses? e quando for o tempo de retocar araiz pode ser aplicado uma inteligente fazendo a selagem do comprimento que ja esta liso porem um pouco de volume ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui