Conhecer as habilidades em alta no mercado de trabalho é importante para manter o nosso currículo sempre atualizado, além de nossas habilidades pessoais sempre bem alinhadas e desenvolvidas.

Assim, você poderá se manter informada e demonstrar, no seu dia a dia, uma postura muito mais profissional e de acordo com que o mercado de trabalho competitivo pode estar requerendo. Veja a seguir e fique por dentro!

Para ler mais tarde: Como mudar de carreira sem grande estresse

Habilidades em alta no mercado de trabalho

As habilidades em alta no mercado de trabalho fazem a total diferença na hora em que um funcionário é ou deixa de ser contratado. Conheça quais são e comece a desenvolvê-las o quanto antes:

habilidades em alta no mercado de trabalho
Time de mulheres de mãos dadas. Foto: Freepik

Habilidades em alta no mercado de trabalho: Resiliência

A resiliência é sem dúvidas uma das habilidades mais requeridas nos dias atuais. E não estamos falando apenas de habilidades para o trabalho, mas sim, para o dia a dia de maneira geral.

Afinal, a resiliência é responsável por nos dar “forças” quando sentimos que algo não está indo tão bem. Encontramos novos caminhos, atitudes e ações que possam nos impulsionar para frente, mesmo em meio às situações ruins.

E isso é muito importante para o dia a dia de qualquer negócio ou empresa. Não tem como estarmos melhor preparados para cada momento, porque a vida é repleta de contingências. Mas existe como desenvolvermos uma capacidade de resolução de problemas que priorize a recuperação rápida e a criação de estratégias consistentes e inteligentes para o futuro.

  • Como desenvolver resiliência? Essa é uma das habilidades em alta no mercado de trabalho. Uma maneira de desenvolver é praticando o autoconhecimento. Quando você se conhece, sabe quais são seus pontos fortes e saberá como usá-los em momentos de crise.
habilidades em alta no mercado de trabalho
Mulher empreendedora em seu escritório. Foto: Freepik

Leia mais: Estresse tóxico: O que é? Como evitá-lo e quais as consequências?

Habilidades em alta no mercado de trabalho: Saber mais de um idioma

Sem dúvidas, vivemos a era da globalização e não temos como negar isto. Em paralelo a isso, a comunicação tem se tornado uma peça chave para o crescimento de qualquer negócio. E podemos entender essa comunicação de muitas formas: criação de conteúdo para web; comunicação entre a equipe; comunicação com clientes; etc.

Com isso, podemos notar a necessidade de saber mais um idioma como uma das habilidades em alta no mercado de trabalho. Quem sabe falar inglês sai na frente daqueles que possuem apenas a língua mãe como um suporte.

Por isso, se você quer manter o seu currículo em constante crescimento, sugerimos que você dê uma olhada em cursos de inglês online, por exemplo, investindo assim no seu futuro.

  • Como desenvolver esta habilidade? Estudando. Não tem segredo! Estude um novo idioma, mesmo na modalidade EAD e invista na sua carreira.
habilidades em alta no mercado de trabalho
Mulher empreendedora de perfil na frente do computador. Foto: Freepik

Veja também: 5 Técnicas para manter o foco nas suas atividades

Habilidades em alta no mercado de trabalho: Comprometimento

Uma das habilidades em alta no mercado de trabalho, que merece grande destaque, é com relação ao comprometimento das pessoas.

Pode parecer algo superficial e até mesmo repetitivo, mas é muito importante que você tenha consciência deste fato.

Afinal, especialmente no país em que vivemos, é bastante comum nos depararmos com pessoas que se atrasam para compromissos ou adiam coisas importantes, a troco de situações que poderiam ser deixadas de lado.

Isso apenas demonstra um desrespeito com o outro, e no meio corporativo pode ser visto de uma maneira completamente negativa.

habilidades em alta no mercado de trabalho
Mulher trabalhando com seu notebook no colo. Foto: Freepik
  • Como desenvolver o comprometimento? Primeiramente, aprenda a dizer “não”. Quando você diz não para algo que não dará conta de fazer, você demonstra respeito e comprometimento com o outro. Da mesma maneira, sempre dê prioridade àquilo que você promete. Não existe segredo! Comprometimento é sobre, de fato, cumprir com as suas propostas.

Leia mais: Cursos de inglês: Tabela de preço dos principais cursos

Habilidades em alta no mercado de trabalho: Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe não é simplesmente receber uma função em conjunto e seguir com ela até o fim. Quando pensamos nas habilidades em alta no mercado de trabalho, este “trabalho em equipe” diz respeito à capacidade de pôr ideias na mesa, para que em conjunto seja sinalizado o que pode e o que não pode ser seguido.

É saber compreender o ponto de vista do outro, desenvolvendo estratégias em um acompanhamento mútuo, tendo consciência de que nem sempre as coisas sairão do seu jeito. E que em muitos casos a decisão do colega pode ser a escolhida para o serviço.

É claro que para nós, seres naturalmente mais egocêntricos, este tipo de situação pode ser um pouco mais difícil. Porém, é preciso que saibamos desenvolver isso o quanto antes, para evitarmos conflitos nada construtivos.

habilidades em alta no mercado de trabalho
Mulher de negócios trabalhando com o notebook no colo. Foto: Freepik
  • Como desenvolver o senso de trabalho em equipe? É preciso que você crie mais paciência diante das decisões. Além disso, saiba mostrar o seu ponto de vista não como sendo o mais “correto”, mas sim, como sendo uma possibilidade. Da mesma maneira, saiba ver a opinião dos outros também como possibilidade e enxergue os pontos positivos e negativos de cada lado. A decisão final será pautada no que a equipe reconhecer como mais adequado, e você deverá saber lidar com a “frustração” de nem sempre ser do seu jeito.

Veja mais: Como ter uma imagem profissional mais positiva: 6 dicas

Habilidades em alta no mercado de trabalho: Autoconhecimento

Pode parecer que não, mas as empresas estão sempre em busca de profissionais que possuem um melhor conhecimento de si, reconhecendo seus pontos fortes e fracos com facilidade e buscando melhorar dentro deste cenário.

Afinal, é a partir do autoconhecimento que podemos entender os nossos limites no trabalho e, em cima disso, criar estratégias e caminhos que sejam mais coerentes para lidar com as pressões do dia a dia.

Quando não nos conhecemos, acabamos nos abalando emocionalmente com mais facilidade, além de que nunca sabemos quando ou não conseguimos fazer algo. Assim, aceitamos trabalhos que deveriam ser recusados, e recusamos os que deveriam ser aceitos.

habilidades em alta no mercado de trabalho
Mulher segurando xícara e celular na mão. Foto: Freepik
  • Como desenvolver o autoconhecimento? Não existe segredo. É preciso que você saiba se ouvir e entenda o que deu errado, quando algo não funcionar. Da mesma maneira, analise suas habilidades quando o resultado é melhor que o almejado, e saiba exatamente quais são suas fraquezas e forças, para trabalhar em cima delas. A psicoterapia, por exemplo, pode auxiliar nesta descoberta.

Veja também: Você é feliz? Conheça 7 características que demonstram esse comportamento

Habilidades em alta no mercado de trabalho: Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional está diretamente atrelado ao autoconhecimento. Sem uma coisa, não temos a outra.

Este equilíbrio é uma das habilidades em alta no mercado de trabalho pois, nos dias atuais, sabemos o quanto as emoções abalam as nossas decisões.

Se não sabemos filtrar o que estamos sentindo, podemos nos deixar levar pelas sensações negativas e assim acabamos desgastando o que temos construído. Dúvidas e anseios surgem para atrapalhar o desenvolvimento de um projeto, da mesma forma que a empolgação excessiva pode nos levar à tomadas de decisões impulsivas.

Sendo assim, é de suma importância que você tenha a capacidade de manter o equilíbrio mental mesmo em meio às mais diversas contingências do dia a dia.

  • Como desenvolver o equilíbrio emocional? Procure pensar de maneira mais racional antes de tomar qualquer decisão, pondo na ponta do lápis os fatores positivos e negativos de determinada situação. Além disso, deixar a “poeira baixar” é uma forma coerente de garantir mais equilíbrio. E, novamente, ressaltamos o poder da psicoterapia.
habilidades em alta no mercado de trabalho
Mulher sorrindo e piscando para a câmera, fazendo um foco com as mãos. Foto: Freepik

Outras dicas para você: Inglês ou espanhol: Qual idioma é mais importante para o currículo?

Habilidades em alta no mercado de trabalho: Criatividade para diversas áreas

Por fim, outra habilidade muito importante e essencial para o desenvolvimento de qualquer profissional é a criatividade. Sem ela, não podemos pensar em estratégias diferentes e inovadoras para serviços cotidianos.

A criatividade é a base de todas as coisas que fazemos no dia a dia, por mais no automático que nosso serviço possa parecer. Afinal, basta estarmos diante de algo que necessite de resolução, que já teremos que pensar criativamente. Por isso, desenvolva esta habilidade!

  • Como desenvolver a criatividade? Leia, assista, estude e jogue! Acredite, todos estes estímulos são importantes para manter o nosso cérebro ativo e pronto para criar novas resoluções e possibilidades para o dia a dia. Trabalhe dessa maneira, unindo estas atividades com uma boa alimentação e exercícios físicos. Se distraía, tenha um hobby e conheça coisas novas. Quanto mais coisa nova você conhecer, maior será a sua capacidade criativa e maior as suas habilidades em alta no mercado de trabalho

Leia mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui