Você sabia que existe uma série de hábitos prejudiciais a concentração no trabalho, talvez, você sequer se deu conta disso? Pois é!

Por isso, neste texto nós buscamos lhe ajudar a saber mais sobre o assunto, para que o seu cotidiano na empresa seja mais produtivo e incrível!

Acompanhe este conteúdo e veja quais destes hábitos você costuma praticar – e fuja deles o quanto antes! Confira.

Veja também: Rotina de Sono: Como estabelecer um ritmo de sono?

10 Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho

Hábitos que prejudicam a concentração no trabalho
Mulher concentrada na arte. Foto: Freepik

São diversos os hábitos que prejudicam a concentração no trabalho. Alguns podem ter impactos mais intensos, enquanto outros podem ser mais sutis. Mas, no agregado, todo e qualquer hábito negativo pode causar efeitos colaterais. Por isso, fique atenta à lista abaixo e comece a reorganizar a sua rotina:

1. Ausência de uma rotina de sono

Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Se você não cuida da sua rotina de sono, as chances de não conseguir se concentrar são muito maiores. Isso porque, querendo ou não, o nosso cérebro precisa de uma boa noite de sono para que o seu funcionamento aconteça da melhor forma possível.

Quando não dormimos bem, o nosso cérebro sofre impactos nocivos, prejudicando a nossa memorização, disposição e, claro, concentração. Além disso, a exaustão causada por uma ausência de rotina de sono pode ocasionar o temido mau humor, além da indisposição.

Isso tudo, com o passar do tempo, dificulta a nossa concentração e faz com que o trabalho se torne mais desgastante e menos interessante.

2. Alimentação inadequada

Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Nosso cérebro é um órgão físico, e isso é mais do que um fato. Portanto, devemos alimentá-lo com ingredientes que sejam nutritivos e que verdadeiramente o ajudem a ser mais saudável.

Se não consumimos alimentos saudáveis, nosso cérebro pode sofrer com a falta de nutrientes e gorduras essenciais para o seu funcionamento. Isso quer dizer que a nossa concentração, memorização e outras funções cerebrais sofrem impactos negativos devido à alimentação ruim.

Portanto, comece a incluir alimentos naturais e saudáveis no seu cardápio, evitando os alimentos industrializados e prejudiciais à saúde.

3. Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Desidratação

Hábitos que prejudicam a concentração no trabalho
Mulher querendo se concentrar. Foto: Freepik

A falta de água no organismo também prejudica a nossa saúde de uma forma geral. Por isso, um dos hábitos que prejudicam a concentração no trabalho é justamente se esquecer de tomar água.

Não deixe para bebê-la apenas quando sentir sede, afinal, quando a sede aparece é sinal de que o processo de desidratação já começou.

Portanto, deixe a sua garrafinha de água sempre por perto, assim você consome líquido suficiente ao longo do dia.

Leia também: Meta de carreira a longo prazo: 5 dicas para definir a sua

4. Tentar ser multitarefa

Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Este é um dos piores hábitos que prejudicam a concentração no trabalho. As pessoas ainda insistem na ideia de que ser multitarefa é algo interessante e produtivo. Mas é exatamente o contrário!

Ser multitarefa é fazer com que diversas tarefas, que poderiam ser terminadas em 10 minutos, sejam executadas por horas a fio. Ou seja, você perde tempo sendo multitarefa.

Isso porque o nosso cérebro não tem a capacidade de manter o foco em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Ele apenas foca em uma atividade por vez.

Dessa forma, toda vez que você pula de uma tarefa para outra, o cérebro precisa recomeçar o processo de concentração, fazendo com que você perca um tempo precioso – além de se sentir exausta sem necessidade.

5. Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Não ter prioridades

Hábitos que prejudicam a concentração no trabalho
Mulher se concentrando. Foto: Freepik

A falta de prioridades é um dos hábitos que prejudicam a concentração no trabalho de maneira expressiva.

Muitas pessoas ainda trabalham de forma solta e aleatória, como se estivessem constantemente apagando incêndios. Esse tipo de comportamento impede que você tenha a capacidade de se concentrar completamente em uma atividade, ficando à mercê de uma rotina estressante e bagunçada.

Sendo assim, antes de começar o seu dia de trabalho propriamente dito, analise quais são as suas prioridades! Faça uma lista de tarefas se baseando nessa premissa antes de começar a executar algo.

Caso contrário, você fará coisas soltas e desconexas que, mais tarde, apenas causarão mal-estar e sensação de dever não cumprido.

Ler mais: Controlar a ansiedade em entrevista de emprego: 10 dicas!

6. Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Trocar o foco diversas vezes em um período curto

Assim como ser multitarefa é um dos piores hábitos que prejudicam a concentração no trabalho, trocar o foco constantemente, em um período curto, também é um problema.

Não é porque você não está resolvendo duas coisas ao mesmo tempo que isso não é ruim, hein? Ficar “pulando de galho em galho”, sem finalizar nenhuma tarefa, faz com que o seu cérebro também precise pular de atividade em atividade, consumindo muita energia mental que poderia ser poupada.

Por isso, saber quais são as suas prioridades e ir executando uma por vez é tão importante. Policie-se para isso.

7. Não fazer pausas durante o trabalho

Hábitos que prejudicam a concentração no trabalho
Mulher trabalhando. Foto: Freepik

Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: As pausas são fundamentais para manter o foco e a concentração nas mais diversas atividades. Isso porque o nosso cérebro tem um tempo de saturação: ou seja, depois de determinado período de foco, ele irá “saturar”. Logo, não conseguirá manter o mesmo nível de concentração na atividade proposta.

Descobrir o seu tempo de saturação (que pode ser 45 minutos ou uma hora, por exemplo), é um bom caminho para montar uma rotina saudável. Ao descobrir, você pode implementar pausas no seu trabalho – que podem ser de poucos minutos – e assim é possível voltar com mais energia e foco para a atividade.

Leia mais: Síndrome de Impostora nas mulheres: Por que acontece? Como lidar?

8. Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Ser sedentária

O sedentarismo nos deixa menos dispostas, mais cansadas e, inclusive, mais doentes. Em contrapartida, as atividades físicas levam mais nutrientes e oxigênio para o cérebro, melhorando a nossa concentração, nossa capacidade de aprendizagem e até mesmo promovendo mais bem-estar e motivação.

Portanto, mexa-se para ter mais concentração no trabalho e prazer na vida, de uma forma geral!

9. Ficar focando apenas no resultado – e não no caminho

Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: O caminho requer foco e concentração para que o trabalho seja desempenhado da melhor maneira possível. Se você focar apenas no resultado, poderá pular etapas importantes, focando no que não é tão necessário no momento.

É claro que devemos ter as nossas metas sempre em nossa mente, mas, esquecer-se do presente e focar apenas no futuro é perigoso. Por isso, esse é mais um dos hábitos que prejudicam a concentração no trabalho: focar só no depois pode anular o presente. Cuidado.

Veja também: Existe emprego perfeito? Como conquistar um emprego dos sonhos?

10. Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Tentar correr contra o tempo, sem considerar os seus limites

Hábitos que prejudicam a concentração no trabalho
Mulher pensativa com papel na mão. Foto: Freepik

Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Ficar correndo contra o relógio, sem considerar que você tem limites e não é uma super heroína, é um dos principais hábitos que prejudicam a concentração no trabalho.

Isso porque ficamos focando apenas em “correr contra o tempo”, esquecendo-nos de fazer uma atividade por vez, dando um passo atrás do outro.

Querer correr atrás do prejuízo é pular etapas importantes. É o mesmo que tentar correr 10 km de uma só vez, sendo sedentário: você se levará à exaustão, possivelmente não atingirá o resultado almejado, irá se frustrar e ainda não irá se concentrar em cada aprendizagem do caminho.

Portanto, conheça os seus limites e saiba respeitá-los, sem querer fazer hoje tudo o que deveria ter sido feito no ontem. Lembre-se: um dia de cada vez.

Evite os hábitos prejudiciais a concentração no trabalho

Hábitos que prejudicam a concentração no trabalho
Mulher aflita na frente do computador. Foto: Freepik

Evite os hábitos prejudiciais a concentração no trabalho se você quer de fato, neste ano, desenvolver a sua carreira da melhor forma possível.

Diga adeus aos maus hábitos e comece a incluir aqueles que poderão fazer com que a sua carreira decole.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! E não se esqueça de contribuir com um comentário, hein? 😉

Veja também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui