INCA e o Câncer de Mama

O câncer de mama é um dos que mais afetam a saúde feminina. Para cada 100 mulheres no mundo apenas um 1 homem possui a mesma patologia. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 52.680 casos surgem todos os anos e uma dentre 12 mulheres terão câncer de mama depois dos 90 anos. Não são números animadores, mas esse câncer não precisa trazer graves consequências se algumas medidas forem tomadas. O Instituto Nacional do Câncer é um órgão que serve como parâmetro para todas as pessoas que são portadoras do câncer. Quanto ao câncer de mama ele fornece algumas recomendações para os portadores dessa patologia.

mama

Câncer de Mama

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno que se forma na mama como resposta a alterções genéticas das células. Elas começam a se desenvolver de forma descontrolada e ainda não se sabe qual é o fator responsável por isso, mas com certeza, a genética pode influenciar. Não existe apenas um tipo de câncer e sim vários tipos e subtipos. Normalmente, o seu diagnóstico é feito com base em alguns fatores como a extensão do tumor, o tipo de tecido, avaliação imunoistoquímica, se ele é invasivo ou não (câncer in situ).

câncer de mama

Recomendações

O INCA passa algumas instruções para os portadores da patologia e é importante seguir essas recomendações para ter uma melhor qualidade de vida:

  • Início do tratamento: após a confirmação do diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado no máximo 3 meses depois. Atrasos podem comprometer a expectativa de vida da portadora.
  • Tratamento adicional: dependendo do estágio no qual a doença se encontra, a quimioterapia deve ser iniciada, no máximo, dentro de 60 dias e a radioterapia, dentro de 120 dias. Ultrapassar esse tempo pode trazer graves consequências como a metástase e redução da expectativa de vida.
  • Hormonioterapia: quando o diagnóstico é feito é importante complementá-lo com um outro, que é a avaliação do receptor hormonal. Esses receptores são proteínas que acompanhado de os hormônios medeiam os efeitos das células. É necessário que esse tipo de exame seja feito para ter a certeza de que a paciente vai ou não precisar de um tratamento completmentar chamado hormonioterapia.
  • Equipe multidisciplinar: não apenas para o câncer de mama, mas para qualquer outro tipo é necessário que haja um acompanhamento multidisciplinar com médicos (oncologista, cirurgião, clínico e outros), nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social e psicólogo. Este último, em especial, deve acompanhar as pacientes portadoras do câncer de mama já que elas sentem o grande medo de perder essa parte do corpo tão importante para nós. É preciso conscientizá-las dos reais riscos do tratamento.
  • Instituição com Registro: é preciso fazer uma boa pesquisa de clínicas e médicos antes de tomar qualquer decisão antes do tratamento. Todo hospital que realiza o tratamento do câncer de mama deve ter o Registro de Câncer.
  Aprenda Como Acabar com a Caspa de uma vez por Todas

cancer-mama

O apoio mais importante que se pode ter num momento como esse é o apoio da família, principalmente do marido ou namorado. Muitas mulheres sentem um grande medo de perder a mama e com isso, deixar de ficar atraente para o seu companheiro. É preciso que isso seja trabalhado com apoio de psicólogos e do próprio médico. Portanto, a melhor maneira de cuidar da sua saúde é fazendo sempre o exame preventivo e cuidar do seu corpo e da mente.

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

  1. Informo a todos vocês que continuo sem recomposição do seio extraído e que esta semana estou marcando um retorno ao INCA e tentar mais uma vez a recomposição. Estou me sentindo cada vez mais triste e vou prosseguir na luta, se alguém puder me ajudar eu agradeço de coração.
    Teresa da Silva Gomes

  2. Caros senhores
    Tive câncer de mama e fui operada no INCA há mais de três anos, esta semana fui fazer, mais uma vez, o exame e perguntei sobre o tempo para recomposição da mama que foi retirada. A médica que me atendeu informou que eu não tinham direito a fazer a recomposição porque eu tinha mais de 60 anos. Isto me deixou arrasada pois apesar da idade ainda sou mulher e quero fazer a recomposição. Porque idosos não tem direito a nada neste mundo??????

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui