Incontinência urinária afeta mais mulheres que homens

A atriz inglesa Kate Winslet já venceu inúmeros prêmios pelo trabalho no cinema. Entre eles o Oscar, mas ela é bem gente como a gente quando se trata de saúde. Ela sofre de incontinência urinária.

Kate Winslet
Foto: Reprodução/ Instagram (https://www.instagram.com/p/BvmfILiFqgO/)

A estrela revelou em um programa de entrevistas britânico que sofre de incontinência urinária por stress. Essa condição causa escape de urina quando o corpo está em situação de stress pontual.

Levantar pesos, fazer exercícios, ter acessos de tosse, espirros, até mesmo risos podem causar o escape.

A verdade é que qualquer pessoa pode sofrer de incontinência urinária, mas a condição é mais comum em mulheres que já passaram pelo parto. Aos 41 anos, Kate já teve três filhos.

 

Incontinência urinária tem solução?

Cerca de 10 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres, sofrem do problema. Não é incomum entre mulheres após o parto, pois os músculos que suportam a bexiga podem ficar fracos após o esforço do parto.

Além disso, mulheres que tiveram filhos recentemente passam por mudanças hormonais. Essas mudanças podem afetar os músculos do assoalho pélvico.

O problema pode começar imediatamente após dar a luz e piorar com o tempo. Por causa do constrangimento, muitas mulheres escondem a condição e não procuram tratamento.

incontinência urinária

Algumas ações podem evitar a piora dos sintomas: perder peso para reduzir a pressão na área da bexiga e fazer exercícios físicos para o assoalho pélvico.

Chamados de exercícios de Kegel, eles trabalham a musculatura usada para urinar.

Um dos mais simples: deve-se contrair essa musculatura durante 5 segundos, de 10 a 15 vezes por dia.

incontinência urinária

Práticas como o pilates podem ajudar a prevenir e remediar o problema. Quer saber mais? Leia nossa matéria sobre Pilates – O que é? Saiba tudo sobre o pilates.

  Verdades e Mentiras sobre o Refrigerante

Em alguns casos, mais severos, a cirurgia é recomendada. Porém, apenas um médico pode avaliar se esse é o caso e qual o melhor procedimento.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui