Entre inglês ou espanhol, qual idioma você considera mais importante para o currículo? Qual você já está estudando, ou pretende estudar em breve? Quais critérios levou em consideração para a sua conclusão? Pense sobre estes questionamentos, pois eles podem fazer uma mudança expressiva na sua carreira!

Pois assim como os cursos de inglês online crescem a cada dia, a necessidade de se especializar em mais de um idioma também. Passou-se do tempo em que os empregos não requeriam este tipo de habilidade. Afinal, a cada dia que passa o  mercado de trabalho está cada vez mais concorrido.

E como os recrutadores têm feito para escolher o melhor profissional? Analisam todas as habilidades e diferenciais competitivos que ele propõe, é claro! Mas, dentre inglês ou espanhol, qual deve ser aprendido primeiro? Vamos ver mais sobre este assunto no artigo de hoje!

Para ler mais tarde: Curso de inglês online ou presencial? Quais as diferenças?

Inglês ou espanhol: Qual a importância do espanhol?

O espanhol é considerada a língua oficial em mais de 17 países. A grande maioria latina, que está pertinho do Brasil. Com isso, o contato pode ser mais constante do que com outro idioma, quando pensamos em interação entre as regiões.

inglês ou espanhol
Mulher estudiosa com caderno na mão e expressão pensativa. Foto: Freepik

Em contrapartida, apesar de sua importância, não vemos tantas vagas de emprego requerendo o idioma como pré-requisito, a não ser que a interação com estes países seja constante.

Assim, o espanhol pode aparecer em contextos mais específicos, indo na contramão do que o inglês tem a propor para as pessoas. Enquanto a língua inglesa aparece constantemente em nossa rotina, ao longo do dia a dia, o espanhol pode ser menos visto dessa maneira. Por esse motivo a essa dúvida inglês ou espanhol, qual é mais importante?

Leia também: Cursos de inglês On-line valem a pena? Avaliamos os Top 10!

De qualquer forma, o espanhol é considerado uma das línguas oficiais do mundo, ou seja, uma que é muito utilizada em diversos contextos corporativos, mundo a fora. Assim, pode ser a porta de entrada para empregos e serviços importantes. Mas continue lendo para avaliar melhor a escolha.

Inglês ou espanhol: Qual a importância do inglês?

Em contrapartida ao idioma espanhol, o inglês aparece em peso em nosso dia a dia. Basta pararmos para analisar diversos contextos, desde os que têm relação com nossos momentos de lazer, até outros mais importantes, como ambientes profissionais.

Por exemplo, em jogos eletrônicos, a grande parte dos comandos e diálogos acontecem em inglês; grande parte dos filmes que apresentam maior relevância são em inglês; lojas e empresas utilizam cada vez mais expressões em inglês para demonstrar algo importante; a maior parte dos softwares são em inglês; o inglês pode aparecer cotidianamente em eletrônicos e equipamentos que utilizamos, e assim por diante.

inglês ou espanhol
Mulher vista de costas enquanto interage no computador. Foto: Freepik

Ou seja, se levarmos em consideração uma hierarquia de acordo com o contato maior que temos, o inglês pode passar na frente do espanhol. Porém, isso não significa que ele seja de fato o mais importante, mas, essa frequência de expressões em inglês nos dá uma pista de que ele pode ser o mais utilizado em todo o mundo.

Veja também: Como mudar de carreira sem grande estresse

Afinal, quando você viaja para o exterior, qual o primeiro idioma que lhe vem à mente, mesmo quando não é um país com o idioma inglês como oficial? Isso mesmo! A língua inglesa. Ela é considerada o idioma universal, e se você analisar a situação de perto, verá que os maiores congressos internacionais também são ministrados em inglês.

Inglês ou espanhol: Qual idioma é mais importante para o currículo?

Partindo de tudo que exemplificamos e apontamos no decorrer deste texto, cabe a resposta para a pergunta: inglês ou espanhol, qual é mais importante?

inglês ou espanhol
Mulher com livros na mão pronta para estudar. Foto: Freepik

E a resposta que podemos dar é: o inglês pode ser uma boa porta de entrada para quem quer aprender um novo idioma, isso porque ele está mais frequentemente inserido na rotina das pessoas.

Em contrapartida, é preciso analisar minuciosamente cada caso. Se na sua situação o espanhol for mais interessante e promover melhores frutos, de acordo com a sua carreira, é melhor começar por ele, obviamente.

Na realidade, é preciso que você compreenda que não existe um mais importante que o outro. Mas sim, um mais adequado que o outro, de acordo com cada situação. Assim como a pré-disposição de aprendizagem também pode dar pistas para uma escolha mais assertiva.

inglês ou espanhol
Mulher sorrindo em frente ao notebook enquanto segura o seu copo de café. Foto: Freepik

Você poderá gostar de: Aprender um Novo Idioma pode Alavancar sua Carreira

Por exemplo, se você já tem bastante conhecimento em inglês, talvez iniciar os estudos neste idioma pode lhe poupar tempo. Assim, você finaliza o processo de aprendizagem mais cedo, e poderá iniciar o espanhol em seguida.

É preciso saber alinhar as suas expectativas e seus desejos com relação ao mercado de trabalho. Para o seu currículo, inglês ou espanhol, qual é mais importante, de maneira geral, ambos os idiomas são importantes, mas o que vai dizer quem é “mais importante” é a finalidade do seu trabalho e os seus objetivos enquanto profissional.

De qualquer forma, se você quiser um idioma mais amplo e que melhore o seu contato com o mundo, como um todo, o inglês pode sim ser considerado mais importante. Mas avalie sua decisão com cuidado, ok? Para não se arrepender depois.

Inglês ou espanhol: Em um mundo ideal, inglês e espanhol devem ser aprendidos

Como pudemos ver no decorrer deste artigo, não existe um único idioma que deve ser levado em consideração como o mais importante. Tudo depende do contexto e da finalidade da sua aprendizagem.

inglês ou espanhol
Mãos femininas anotando no caderno. Foto: Freepik

Agora, se você deseja saber qual é mais utilizado e recorrente no dia a dia, é claro que você constatou que este idioma é o inglês. Porém, em um mundo ideal, não há uma dúvida entre inglês ou espanhol, mas sim, ambos devem ser aprendidos. Qual a sua escolha, inglês ou espanhol?

Veja também: 7 Dicas Para Ser Bem Sucedida na Carreira Profissional

Assim, é possível criar uma base de conhecimento muito mais sólida, além de ampliar os seus conhecimentos e as possibilidades de fechar negócios com todo o mundo, tendo em vista que ambas línguas são amplamente difundidas no planeta inteiro.

Por conta disso, avalie a sua situação atual, estude a viabilidade de cada idioma e invista naquele que mais se encaixa nas necessidades da sua carreira. Assim certamente você caminhará rumo ao topo com um diferencial muito importante e como isso vai poder escolher entre o inglês ou espanhol.

inglês ou espanhol
Homem focado estudando em frente ao computador. Foto: Freepik

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui