Será que Janta engorda? Descubra quais são os vilões da alimentação noturna e quais são os alimentos que você deve comer à noite para manter a sua saúde em dia.

Muita gente pensa que comer janta engorda e que o simples fato de deixar de comer pode ajudar no processo de emagrecimento. Porém, esse nem sempre é o resultado obtido por quem não come à noite, pois existem opções saudáveis que não só ajudam a manter o peso como a qualidade do sono, e o bem-estar físico e mental.

A verdade é que a forma de ingerir os alimentos pode fazer você ganhar peso, mas será que a janta engorda? Ou o tipo de alimento escolhido é que traz ganho de gordura?

Para ler mais tarde: Quais alimentos evitar no verão 2021

janta engorda
Salada e talheres sobre a mesa. Foto: Freepik

Janta engorda? Descubra o que pode estar lhe fazendo engordar

A afirmação que diz que a “janta engorda” também é um dos mitos da alimentação mais disseminados em nossa sociedade, afinal, nem todo alimento, consumido à noite, vira gordura.

Aliás, estudos indicam que pular uma refeição é mais prejudicial do que comer coisas gostosas como pizzas, hambúrgueres e doces. Claro que isso depende da quantidade consumida, ok?

Em contrapartida, o nosso metabolismo pode ficar lento quando ingerimos alguns alimentos, inclusive ao associar a queima de gordura com nossas atividades diárias.

Pensando nisso, separamos algumas informações importantes que trazem quais os principais alimentos e comportamentos que você deve evitar e tirar o mito de que janta engorda.

Leia mais: Os 7 maiores mitos sobre alimentação

janta engorda
Mulher fitness negando um hambúrguer. Foto: Freepik

Janta engorda – Comer alimentos em grandes quantidades

Um dos grandes hábitos que resulta no ganho de peso é comer em grandes quantidades, principalmente alimentos ricos em carboidratos e proteínas.

O feijão, por exemplo, é um prato típico brasileiro e pode afetar não só o seu peso, mas também o seu sono, já que o organismo pode metabolizar mais lentamente o alimento.

Além de ganho de peso, comer demais pode resultar em fortes dores de estômago, doenças metabólicas, cardíacas e até desencadear diabetes.

Um outro efeito de comer demais pode estar relacionado ao mal-estar como inchaço estomacal, indigestão e até mesmo excesso de gases.

Veja também: Verdades e Mentiras sobre o Refrigerante

janta engorda
Prato vazio com talheres enrolados em fita métrica. Foto: Freepik

Janta engorda – Comer doces e fast food a noite

Alguns alimentos gostosos podem estar prejudicando seu ganho de massa, inclusive, pode ser um dos responsáveis pelos dígitos a mais na balança.

Comer doces e fast food são práticas que muita gente adere durante a noite, mas o cuidado em consumir esses alimentos antes de dormir deve ser levado à sério.

Isso acontece porque, ao consumir esses alimentos, seu corpo está ganhando mais energia, que não pode ser queimada o suficiente quando estamos dormindo.

Além disso, comer perto da hora de dormir pode aumentar os níveis de insulina no sangue, que consequentemente, agrega aos riscos de doenças.

O ideal é que você possa jantar até duas horas antes de dormir, com ingestão de alimentos saudáveis e em quantidades exatas que seu corpo necessita.

Portanto, se você for consumir doces e alimentos como pizza, batata frita e pastéis, prefira comê-los pelo menos 6 horas antes de dormir.

Leia mais: Saiba como perder peso rápido em apenas uma semana

janta engorda
Mulher pensativa olhando para prato de doces. Foto: Freepik

Janta engorda – Fuja dos alimentos industrializados

Os alimentos industrializados podem ser os grandes vilões para a saúde, apesar de práticos para consumir, eles são menos nutritivos.

Afinal, para chegar à sua mesa, esse alimento passa por um processo com uma série de aditivos químicos, conservantes, aromatizantes e etc.

O processo e a conservação dos alimentos industrializados podem ser tão prejudiciais à saúde, quanto também, podem estar relacionados ao seu ganho de peso, fazendo com que a jante engorde você.

Veja também: Quais os benefícios de produtos orgânicos para pele?

Janta engorda – Não fazer atividades físicas

A falta de atividades físicas também pode estar associada ao ganho de peso, pois é a partir dela e de uma boa alimentação que o nosso corpo se fortalece.

Diante disso, a inatividade física pode estar relacionada com o processo de engordar durante a noite e o dia, sendo que seu corpo estará apenas consumindo energia e não gastando como deveria.

janta engorda
Mãos femininas negando guloseimas e segurando uma maçã. Foto: Freepik

Portanto, adotar rotinas de exercícios físicos pode se tornar uma prática importante para sua saúde, juntamente com uma alimentação rica e saudável.

Porém, isso não quer dizer que você não possa consumir lanches como batata fritas e hambúrguer, a ideia é que você queime as energias consumidas através dos exercícios.

Um exemplo disso é saber o quanto de caloria foi ingerida durante as refeições, alinhar com rotinas de atividades físicas e hidratação que ajudam o metabolismo trabalhar.

Leia mais: Spinning: Deixa a perna grossa e define a barriga?

Janta engorda – Alimentos mais nutritivos que você deve comer à noite

Já falamos de vários alimentos que fazem nosso corpo obter mais calorias, mas pense, uma alimentação saudável também requer exercícios físicos e consumo de água.

Sendo assim, depois de conhecer quais os alimentos e hábitos que podem fazer você engordar na janta, vamos aprender o que você deve comer à noite.

Faça refeições mais leves e nutritivas

O equilíbrio da nossa saúde é fundamental, você não precisa cortar os alimentos que gosta, apenas consumi-los de forma saudável.

janta engorda
Mulher fitness consumindo salada. Foto: Freepik

A sugestão é que você consuma em menor quantidade os alimentos que são mais calóricos, dando preferência às refeições mais leves e nutritivas, como saladas, verduras, frutas, alimentos cozidos, assados e grelhados. Além de carnes magras e cereais integrais.

A prática de exercícios também está relacionada à perda de peso, ganho de energia que nosso corpo precisa para metabolizar o que consumimos.

Veja também: Os benefícios do exercício físico para o cérebro

Janta engorda – Receitinhas fáceis para servir como janta

Uma dica para substituir alimentos industrializados é preparar a sua própria comida, que pode ser bem mais simples do que você imagina.

Vamos trazer três receitas gostosas e saudáveis que podem ser consumidas durante a janta, sem abrir mão do sabor e bem-estar que os alimentos fornecem.

janta engorda
Mulher analisando a sua calça jeans que ficou larga devido ao emagrecimento. Foto: Freepik

Janta engorda – Salada grega com sardinha em lata

Ingredientes

  • 1 pepino japonês com casca cortado em cubinhos;
  • 1 tomate cortado em tubos;
  • 3 colheres de pimentão verde;
  • 1/2 cebola cortada;
  • 2 colheres de sopa de azeitona preta picada;
  • 1 lata de sardinha conservada em óleo ou em água;
  • Sal a gosto;
  • Orégano e gergelim (opcional).

Modo de preparo da receita

  1. Pegue todos os ingredientes cortados e coloque-os em uma tigela.
  2. Mexa-os para formar uma salada.
  3. Depois acrescente a sardinha, sem o o óleo.
  4. Tempere com sal, orégano e gergelim.
  5. Pronto, é só servir no seu jantar.

Agora pouco falamos sobre os produtos industrializados, mas saiba que a sardinha em lata pode ser uma ótima opção, quando servida sem óleo ou conservada em água.

Leia também: 10 receitas simples de sanduíches naturais fit

janta engorda
Peixe grelhado sobre a tábua de carne. Foto: Freepik

Janta engorda – Panqueca de aveia

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de leite desnatado ou semidesnatado;
  • 1 xícara de chá de aveia em flocos finos;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de manteiga;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo da receita

  1. Comece colocando o leite e os ingredientes úmidos no liquidificador.
  2. Acrescente a aveia em flocos finos e a manteiga.
  3. Deixe bater por dois minutos e acrescente o sal.
  4. Derrame uma quantidade da massa de panqueca em uma frigideira antiaderente.
  5. Deixe-a dourar em ambos os lados e recheie com algum alimento de sua preferência.

As melhores opções de recheio são: o frango desfiado com legumes; e vegetais cozidos com um creme saudável e saboroso.

Além de muito nutritiva, a panqueca de aveia pode ajudar na qualidade do sono, deixando suas noites mais tranquilas para dormir.

Leia mais: Top 15 receitas de lanches rápidos

Janta engorda – Guacamole

Ingredientes

  • 1/2 abacate;
  • 1/2 copo de suco de limão natural;
  • 2 colheres de sopa com cebola roxa cortada em cubos;
  • 2 colheres de sopa com tomates picados em cubinhos;
  • 1 colher de sopa de coentro;
  • Pimenta malagueta a gosto.

Preparo da receita de guacamole

  1. Comece a preparar a receita amassando o abacate em uma tigela.
  2. Acrescente o suco de limão e vá misturando com um garfo até formar um purê.
  3. Adicione a cebola, o tomate e o coentro picado.
  4. Vá misturando tudo até que forme uma pasta bem homogênea.
  5. Coloque a pimenta na quantidade que preferir e sirva.
janta engorda
Mulher abocanhando um hambúrguer. Foto: Freepik

Essa receita pode acompanhar outras opções de comidas leves para o jantar, como frango desfiado, saladas com vegetais e até acompanhar sua receita com panqueca de aveia.

Além disso, o abacate ajuda a manter a qualidade do sono, possui ômega 3 e auxilia a gerar mais saciedade depois da refeição.

Agora que você sabe que nem toda janta engorda, que tal adotar hábitos mais saudáveis para consumir à noite e ter uma vida mais equilibrada e com bem-estar.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui