Preparar lanches inteligentes ao trabalhar em casa é indispensável para manter a otimização do tempo e a alimentação saudável ao mesmo tempo. Assim, você evita de consumir alimentos calóricos, doces ou muito industrializados, apostando em algo mais equilibrado e que lhe sustente de verdade.

Mas, quais são os cuidados que devemos ter? O que considerar na hora de montar os nossos lanches? Veja algumas dicas que vão lhe ajudar a escolher um cardápio e investir em um preparo efetivo para o seu dia a dia. Acompanhe.

lanches inteligentes ao trabalhar em casa
Mulher grávida comendo uma maçã em frente ao notebook. Foto: Freepik

8 formas de fazer lanches inteligentes ao trabalhar em casa

Para fazer lanches inteligentes ao trabalhar em casa, você deve estar ciente de que não deve apenas planejar na hora em que a fome surgir. Mas sim, é preciso ter alguns alimentos pré-preparados dias antes, além de sempre ficar por dentro de novas receitas e possibilidades saborosas para consumir todos os dias.

Dito isso, vamos as nossas 8 dicas que com certeza vão lhe ajudar nos preparos diários.

Para ler depois: 7 maneiras de manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

lanches inteligentes ao trabalhar em casa
Mulher fazendo um lanche em frente ao notebook. Foto: Freepik

Comece definindo um plano semanal de lanches inteligentes ao trabalhar em casa

Você deve tirar um tempinho do seu fim de semana para pensar nas possibilidades que serão consumidas de segunda a sexta. Pois, como mencionamos acima, deixar para escolher em cima da hora é muito arriscado, pois você pode acabar optando por um lanche mais “prático” e prejudicial para a saúde.

Por isso, tire um momento para listar diversas receitas que você já conhece, criando uma verdadeira lista a ser seguida. Depois, analise quais desses alimentos são fáceis de preparar e quais são mais demorados. Assim, você já poderá iniciar um pequeno cardápio, mencionando o que você vai comer na segunda, na terça, na quarta-feira e assim por diante.

Deixe alguns lanches pré-preparados

Com o seu novo cardápio em mãos, é hora de pensar na forma como você vai preparar os seus lanches inteligentes ao trabalhar em casa. Para isso, veja tudo o que pode ser preparado com antecedência, como por exemplo:

lanches inteligentes ao trabalhar em casa
Mulher lanchando durante o trabalho em casa. Foto: Freepik
  • Para o dia seguinte, quais frutas podem ser descascadas e cortadas?
  • Quais massas (panqueca, por exemplo) podem ser preparadas?
  • Que alimentos podem ser picados?
  • O que pode ser temperado?
  • O ovo pode ser cozido?

Analise tudo o que pode ser adiantado e invista nessa pré-preparação. Por mais que essas atividades levem, no máximo, 10 minutos, no dia a dia esses minutos fazem muita falta. Além de que ter tudo organizado pode promover uma sensação maior de bem-estar e organização.

Leia mais: 10 dicas de hábitos saudáveis em isolamento social

Esconda os alimentos industrializados e “fáceis”

Cuidado para não deixar os alimentos industrializados muito à mostra! Eles tendem a ser mais fáceis de serem consumidos, fazendo com que você acabe investindo em algo não tão interessante. Sendo assim, deixe-os sempre inacessível, na parte mais alta do armário ou atrás dos alimentos saudáveis.

lanches inteligentes ao trabalhar em casa
Mulher trabalhando em casa. Foto: Freepik

Quanto menos contato visual você fizer com este tipo de alimento, menores serão as chances de você consumir o mesmo de maneira exagerada.

Tenha um momento e local para fazer os lanches inteligentes ao trabalhar em casa

Não adianta investir em lanches inteligentes ao trabalhar em casa se você simplesmente os consome em frente ao computador. Assim você nem percebe a sua mastigação, o sabor e a textura do alimento, comendo rapidamente e aumentando as chances de não se sentir satisfeita.

Portanto, aproveite a hora do lanche para fazer uma pausa durante o expediente e esfrie os pensamentos, focando na alimentação, apenas. Dessa forma você aproveitará ainda mais o sabor e poderá ter esse momento só seu, todos os dias.

Veja também: 10 dicas de hábitos saudáveis em isolamento social

Baseie os lanches em frutas e proteínas

Para facilitar na hora de escolher lanches inteligentes ao trabalhar em casa, comece decidindo qual será a sua proteína (ovo, chia, etc) e qual será a fruta que acompanhará a preparação. Assim, você cria uma composição bem equilibrada e baseada em vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Exemplo:

lanches inteligentes ao trabalhar em casa
Mulher trabalhando em casa. Foto: Freepik
  • Mamão com chia;
  • Panqueca de banana com ovos;
  • Ovos fritos com aveia e uma pera.

Substitua o pão branco por opções integrais ou panquecas de batata doce

Evite consumir alimentos que sejam ricos em farinha branca, como o pão de fôrma comum. Nesse caso, você pode fazer panquecas de batata doce, de aveia ou investir em alguns tipos de tapioca. Além de que os próprios pães integrais são opções de lanches inteligentes ao trabalhar em casa.

Prefira preparações que não precisam de cozimento para fazer lanches inteligentes ao trabalhar em casa

Ao invés de escolher apenas preparações que precisam de cozimento, que tal apostar em alimentos naturais e que não necessitam de algo tão demorado? Por exemplo, você não precisa usar apenas o ovo cozido como proteína, mas sim, pode incluir o atum em lata como a proteína do dia. Além de saboroso, prático e muito saudável, você não terá que investir muito tempo na preparação.

Consuma alimentos ricos em fibras para aumentar a saciedade

As fibras são fundamentais para manter a saciedade, melhorar o movimento do intestino e ainda ajudar no emagrecimento. Por isso, incluí-las na sua alimentação diária é uma forma interessante de melhorar os seus lanches.

lanches inteligentes ao trabalhar em casa
Mulher mexendo no tablet enquanto toma café. Foto: Freepik

Você pode encontrar muita fibra em alimentos integrais, como por exemplo, aveia, pães e massas integrais. Vale incluir vegetais nos preparos, além de sementes de chia e linhaça. Assim você terá uma alimentação muito mais saudável e conseguirá preparar lanches inteligentes ao trabalhar em casa.

Leia agora:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui