Para esclarecer logo esse pensamento que muitas mulheres concordam, essa história não passa de um mito. O que ocorre, na verdade, é que os fios não crescem de maneira conjunta. Cada grupo cresce numa velocidade diferente e, em um certo momento, alguns precisam cair para dar lugar aos novos fios que estão nascendo.

É comum que durante a lavagem do cabelo muitos fios acabem caindo. O peso da água e a sua mão passando os produtos como o xampu apenas retiram do cabelo aqueles fios que já estavam se desprendendo do couro cabeludo para dar lugar a outros fios mais curtos.

Lavar o cabelo todo dia estraga os fios?
Mulher de costas lavando os cabelos no banho. Foto: Freepik

Dica: Confira também nosso artigo especial sobre cabelos repicados.

Porque os fios quebram na hora da lavagem?

Uma coisa é a queda dos fios, outra é a quebra deles. Este, só acontece porque, provavelmente, você aplica muitos produtos químicos nos cabelos como tintura, alisamento ou então temperaturas estressantes da chapinha e do babyliss. Não há fio que suporte tanta agressividade e eles acabam se partindo durante a lavagem por conta do peso que a água impõe.

Neste caso em especial, não é adequado lavar os cabelos com água quente já que o calor abre ainda mais as fibras capilares deixando o cabelo mais fraco e mais susceptível a quebras. Porém, lavar os cabelos todos os dias com água fria não piora a queda, ao contrário, oferece mais umidade e hidratação para as madeixas.

Seja mais cuidadosa com os seus cabelos

Tratar os cabelos apenas com água em xampu não é a melhor escolha para se ter cabelos saudáveis. Principalmente para aqueles que vivem na piscina ou na praia e aplicam muitos procedimentos químicos, precisam de um ciclo periódico de cuidados com os fios.

Agendar uma boa hidratação, seja no salão ou em casa, uma reconstrução capilar ou aplicar um bom produto para nutrir os fios de tempos em tempos é necessário. Mesmo que você tenha preguiça ou não tenha tempo, precisará dar um jeito para cuidar dos seus cabelos ou então, eles tomarão conta do seu visual da forma errada.

Lavar o cabelo todo dia estraga os fios?
Aplicando shampoo na palma da mão antes de aplicar nos cabelos. Foto: Freepik

Em vez de aplicar chapinha e secador todos os dias, que tal investir em produtos que valorizem os seus cabelos naturalmente? Assim, você dá um descanso para as madeixas para que elas tenham tempo de se recompor e voltar a ter vida e brilho.

Quer uma dica para amenizar o sofrimento dos cabelos? Invista em protetores térmicos antes de aplicar a chapinha, o babyliss ou secador. O hidratantes são ideais para tratar os cabelos ressecados, os que possuem aminoácidos ajudam a recuperar a estrutura dos fios e os reconstrutores são aqueles casos mais graves em que a única saída seria cortar os cabelos por causa dos danos.

Separei mais esses conteúdos para você:

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha eu pedi para cortar meu cabelo cacheado ate o ombro e a moça acabou fazendo chanel eu ainda não acredito e eu não aceito tenho medo de ficar feio qualquer coisa fica uma bucha ;-;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui