Mala para Maternidade – Aprenda a Organizá-la!

Assim como todas as etapas da gravidez são marcantes, a preparação e organização da mala do bebê para maternidade também é um momento muito importante que geralmente gera bastante ansiedade para as mamães.

Mala para Maternidade

Para não acontecer de esquecer algum item importante é preciso seguir algumas dicas, até mesmo para tornar esse momento mais tranquilo. É aconselhável começar a organizar a mala para maternidade duas semanas antes do dia previsto do nascimento do seu bebê. Não se esqueça de lavar todas as peças de roupas que seu bebê vai usar.

Para a mala do bebê é importante planejar essa organização com alguns dias de antecedência, principalmente as roupas que o bebê vai usar nos dias que permanecerá na maternidade. Para facilitar a organização, separe algumas mudas de roupas como, body, calça, macacão, meia, touca, cueiro e toalha em sacos de maternidade etiquetados. É recomendado levar de quatro a cinco mudas de roupa completas.

Mala para Maternidade

Organização da Mala

A escolha da mala depende do gosto de cada mamãe, para as mamães de primeira viagem que não sabem o que comprar, a melhor dica é priorizar a praticidade. Os modelos emborrachados são ideias, pois garantem uma limpeza mais fácil e podem ser usados nos primeiros anos de vida do bebê, mas também em futuras viagens com o seu filho.

4

Escolher um modelo com vários compartilhamentos também facilita o acesso na hora de pegar os itens. Por exemplo, você poderá utilizar o lado maior da mala para guardar as roupas do bebê, outro para mantas e acessórios como colchonete – conhecido também como bebê-fofo. No outro compartimento você poderá colocar os casos de maternidade com as mudas de roupas de cada dia. Nos compartimentos restantes guarde fraldas de boca, fraldas descartáveis e produtos de higiene. Lembre-se sempre de deixar um espaço vazio para guardar as roupas sujas num saquinho plástico.

  Como manter o Romantismo no Casamento Depois de Muitos Anos

Lista de itens para a mala do Bebê

Chegou a hora, as primeiras contrações e a bolsa rompeu. A futura mamãe já deve estar com a sua mala para maternidade pronta para a chegada do seu bebê, a hora tão esperada para as mamães de primeira viagem.

Confira abaixo algumas dicas do que não deve faltar na mala para maternidade, tanto para o seu bebê, quanto para as mamães e acompanhantes:

Vestuário

1

2 casaquinhos
4 conjuntinhos de body + calça
4 macacões compridos
4 pares de meias
2 mantas com cores neutras
2 toucas
1 saquinho de dormir, para sair da maternidade
1 colchonete para reforçar o carrinho (bebê-fofo)
3 cueiros
1 chupeta e porta-chupetas
1 par de brincos (se for menina já pode aproveitar para furar a orelha)
1 item vermelho para sair da maternidade (touca, sapatinho, luva…) – é uma tradição e dizem que dá sorte!

Higiene

2

6 fraldas ou toalhinhas de boca
Fraldas descartáveis
Lenços de limpeza
Pomada para assaduras
Saco para colocar roupas sujas
Escova para cabelo

Mala da Mãe

3

2 pijamas ou camisolas (com abertura no peito)
1 roupão
3 sutiãs de amamentação
1 caixa de protetores para os seios
4 calcinhas
1 par de chinelos
3 pares de meia
Seus óculos ou lentes de contato (Se caso necessite de óculos)

Necessaire com shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, escova e pasta de dentes, absorventes
1 muda de roupa para sair da maternidade

Bolsa do Pai ou Acompanhante

5

Eletrônicos: máquina fotográfica, filmadora, baterias, cartão de memória, carregadores das máquinas e de celular para tirar fotos do filho (a).
Documentos da mãe e do acompanhante (não se esquecer da carteirinha do convênio médico)
Enfeite de porta e lembrancinhas
Caderno de visitas
Um lanche portátil como pacote de salgadinhos ou barra de cereal
1 pijama
1 toalha
1 muda de roupa

  Como encontrar a Pessoa Certa

Itens Extras – Opcionais

Mala para Maternidade - Aprenda a Organizá-la!

Máquina fotográfica
Livros e revistas
Lembrancinhas para os amigos e parentes que vão visitar o bebê e a mamãe
Enfeite de porta
Lista com o nome e telefone das pessoas que devem ser avisadas do nascimento do bebê

Dicas

  • Nos mercados existem organizadores para mala que podem ser um acessório excelente para poupar espaço dentro da mala do bebê e até mesmo achar as coisas com mais facilidade.
  • Guarde os sutiãs de amamentação da mala da mãe em colméias próprias, dessa forma deixará a mala mais organizada e protegida também.

Mala para Maternidade - Aprenda a Organizá-la!

  • Utilize colméias organizadoras para meias, peças de roupas íntimas e camisolas.
  • No mercado também é muito fácil encontrar um space bag para mala, esse acessório reduz o volume das roupas em até 2 vezes, ou seja, sobrará mais espaço dentro da mala.
  • Deixe os produtos de higiene pessoal organizado em um único lugar, assim ficará mais fácil na hora de pegá-los para utilizar.
  • Recomenda-se separar em envelopes as trocas de roupas completas, como um macacão, um conjunto de body e calça culote, um par de meias e uma fralda de tecido, por exemplo. Seis conjuntos desse já são o suficiente, pois o bebê pode sujar as peças e precisar de mais de um conjuntinho por dia.
  • Uma outra dica é comprar fraldas lisas e brancas de tecido e bordar apenas a barrinha das fraldinhas. Você pode aproveitar o tecido 100% de algodão que sobrou da decoração do quarto para formar um lindo barrado.
  • O saco de dormir é uma boa invenção feita para proteger o bebê, dessa forma ele sairá quentinho da maternidade, como se estivesse em um envelope feito de edredom, bem macio e extremamente gostoso.
  Dia do parto: Saiba o que levar para a maternidade

Mala para Maternidade - Aprenda a Organizá-la!

  • Para não esquecer a máquina fotográfica e a filmadora para registrar os primeiros momentos do bebê, assim como o nascimento do seu filho, carregue todos os eletrônicos com filmes e pilhas.
  • Não se esqueça do caderno de visitas. Se você deseja uma recordação para a vida toda, inclua na sua mala da maternidade um livrou ou um caderno para os amigos e parentes marcarem presença e deixarem uma linda mensagem para o seu bebê.
  • E para finalizar, é muito bom que as mamães e os pais saibam que as roupas do bebê devem estar de acordo com o clima da estação. Além disso, elas devem ser lavadas com sabão neutros, enxaguadas apenas com água e passadas com ferro. Lembre-se que não se deve utilizar amaciante nas roupinhas do bebê.

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui