Maquiagem sem Segredo: Respondemos Cinco Dúvidas sobre Make

Fazer uma maquiagem perfeita pode não ser a tarefa mais simples do mundo: são várias etapas, diversos produtos, um diferente do outro, cada um cumprindo uma função… Enfim, um verdadeiro arsenal!

A verdade é que algumas dúvidas são muito comuns e nós separamos as cinco delas para quem ainda não se considera “expert” na arte de se maquiar. São cinco tutoriais básicos e bem rápidos para você começar a treinar agora mesmo!

Leia também nossos artigos: Maquiagem para Madrinhas de Casamento e Maquiagem para Noite.

1. Como preparar bem a pele antes de começar a me maquiar?

O aspecto pesado da pele maquiada acontece quando a preparação não foi bem feita. O resultado é quase sempre desastroso: aparência oleosa, maquiagem “derretida” e aspecto de exagero na produção. Para isso não acontecer, lembre-se que antes de qualquer coisa a pele precisa estar devidamente limpa e hidratada. Utilize sabonete facial e hidratante próprio para a área do rosto e só então comece a pensar na make.

Preparação da Pele

Com a pele limpa e hidratada, aplique a base de sua preferência. Ela precisa ser de textura leve e o pincel utilizado deve ser próprio para esse tipo de aplicação. O uso do pincel garante um acabamento muito melhor.  Se sua pele for oleosa, escolha produtos oil-free, para evitar que a pele produza mais oleosidade. Quem prefere utilizar o BB Cream, pode aplicá-lo também, em substituição à base.

Esconda as imperfeições com o corretivo de acordo com seu tom de pele: embaixo dos olhos dê leves batidinhas com pouco produto de cada vez. Depois disso, é só aplicar o pó de sua preferência – compacto ou de pó solto – com um pincel maior. Também não exagere na quantidade de produto: uma boa dica é assoprar o pincel antes de levar o pó ao rosto, para tirar o excesso. Para o blush, vale a mesma dica.

  Os melhores produtos para uma hidratação profunda

2. Em que pontos do rosto devo passar o iluminador?

Pele iluminada é tudo de bom. Já parou para se perguntar porque as celebridades estão sempre com a área certa do rosto em destaque? Como elas fazem isso? Iluminador!

Primeiro, escolha o produto certo: ele pode ser liquido (cremoso) ou em pó. Se optar pelo primeiro, o efeito será mais natural. A aplicação pode ser feita com pincel ou com o dedo indicador, espalhando o produto nas áreas indicadas do rosto. Você deve escolher os locais que quer destacar.

 Iluminador

Para deixar o olhar em destaque, aplique diretamente abaixo da sobrancelha e no cantinho interno. Já para afinar o nariz, aplique na parte reta, bem no osso da frente – o efeito é ótimo. Já para alcançar o efeito de pele radiante, escolha aplicar o produto no ossinho das maçãs do rosto – além de diminuir o tamanho das bochechas, você vai alcançar o efeito clássico do iluminador.

No caso de utilizar o iluminador em pó, lembre-se que o efeito ficará mais chamativo, pois ele contém pequenas partículas com brilho. Depois de aplicação, cheque o efeito posicionando-se embaixo da luz e verifique todos os ângulos do seu rosto para ver se não ficou exagerado.

Aproveite para ler também nosso guia de maquiagens para loiras.

3. Como passar o rímel corretamente?

Muitas mulheres se queixam de que, apesar de passarem a máscara para cílios diariamente, o efeito nunca é o esperado e às vezes passa desapercebido. Além disso, os cílios ficam carregados e o efeito prometido pelo fabricante é praticamente nulo.

Para não errar mais, anote: é preciso paciência na hora da aplicação. Comece pelos cílios superiores, encostando o aplicador na horizontal bem rente aos cílios. Isso mesmo, a aplicação deve começar bem próximo à raiz. Uma dica é olhar para baixo enquanto “penteia” os cílios fazendo um leve movimento de zigue-zague. Isso ajuda a separar os cílios, além de deixá-los mais alongados. Aguarde um minuto e reaplique o produto para alcançar um efeito mais marcante. Finalize com leves penteadas para cima, com o aplicador na vertical.

  Hidratantes para o Inverno

 Máscara para cílios

Já para os cílios inferiores, dose bem a quantidade, para não ficar exagerado e carregar demais o olhar. O ideal é posicionar o aplicador na vertical e dar leves encostadas nos cílios com o produto. Não precisa reaplicar.

4. Como aplicar o delineador?

Terror para muita gente, a hora de aplicar o delineador pode ser um verdadeiro estresse se você não tiver reservado um tempinho para essa missão. Assim como no caso do rímel, é necessário um pouquinho de paciência – e também de prática – para que o contorno saia sempre perfeito.

Existem basicamente três tipos de delineador: em creme, líquido e também em formato de “caneta”. O delineador em creme precisa de pincel para ser aplicado. Já o liquido costuma vir com um aplicador próprio, que ajuda na aplicação. Quem quer ter mais segurança na aplicação, pode optar pela caneta, já que a aplicação é parecida com a do lápis de olho.

Delineador

Após preparar a pele e aplicar a sombra, apoie o cotovelo em uma superfície reta; assim você se sentirá mais segura para fazer o traço. Comece com uma puxadinha na lateral do olho, inclinando a cabeça para ver melhor. Agora a dica: comece o traço no meio da pálpebra e leve até o risquinho que já foi feito. Depois retorne ao meio da pálpebra e continue o risco para o outro lado. Quando tentamos fazer um risco apenas, de fora a fora, a probabilidade de erro é muito maior.

Depois de ter riscado a “base”, aumente a espessura do traço se desejar. Lembre-se de manter cotonetes por perto, para fazer reparos. Quando terminar, aplique o rímel de sua preferência.

5. Em que ocasiões posso usar batom vermelho?

Batom vermelho não é para todas, certo? Errado. Sabendo utilizar o tom correto na hora certa, o vermelho é tão bem vindo quanto qualquer outra cor. Claro que, é necessário combiná-lo com seu estilo pessoal e personalidade, mas ainda assim vale a pena investir nessa cor tão tradicional no mundo do batons.

  Bichectomia: a cirurgia para reduzir bochechas

O primeiro passo é verificar se os lábios estão em dia: se não, invista num bom hidratante labial, afinal, o vermelho vai dar muito destaque à sua boca.

Batom Vermelho

Outra dica importante é fazer o contorno dos lábios com um lápis labial e só depois preencher com o batom.

Para o dia-a-dia, utilize tons mais sóbrios e voltados para o cremoso. Não exagere na cor da sombra, para não ficar carregado. Já para looks noturnos, você pode até ousar um pouquinho mais. Não há problema em colorir os olhos também, desde que as cores harmonizem entre si.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui