Definir uma boa meta de carreira a longo prazo é um trabalho e tanto. Afinal, não estamos falando de um plano para o fim de semana ou para a segunda-feira. Estamos falando de um plano para a vida profissional como um todo.

Por isso, é de suma importância que você saiba analisar uma série de fatores antes de simplesmente tomar uma decisão. Assim você terá maiores chances de ser coerente com a sua escolha, produzindo um caminho muito mais produtivo para a sua vida profissional.

E para lhe ajudar nesse sentido, trouxemos uma série de dicas que podem lhe ajudar na hora de criar as suas metas de longo prazo. Continue lendo para saber mais!

Leia mais: Rotina da manhã: Como montar uma boa rotina da manhã?

O que é uma meta de carreira a longo prazo?

meta de carreira a longo prazo
Mulher empreendedora trabalhando no computador. Foto: Freepik

Meta de carreira a longo prazo: Uma meta de carreira a longo prazo nada mais é do que uma “linha de chegada” para o objetivo ideal. Ou seja, é estabelecer um ponto no qual você se sentirá realizado profissionalmente.

É claro que essa meta não é o fim da sua carreira, mas sim, é um ponto alto. Uma conquista – um sonho alcançado.

É aquele plano que não está atrelado apenas a meses. Mas sim, envolve-se com anos. Normalmente, uma meta de longo prazo no ambiente corporativo está envolvida com 5, 6 anos ou mais.

Você já parou para pensar sobre isso? Aonde você quer estar daqui 5 anos? Pensar nesse assunto é uma forma de alinhar o seu presente com os seus sonhos, viabilizando um futuro muito mais promissor e realizador.

Leia mais: Como evitar a procrastinação no ano novo? 7 dicas

Dicas para definir a sua meta de carreira a longo prazo

Meta de carreira a longo prazo: Entendido que a meta de carreira a longo prazo envolve-se com o “aonde você quer estar” daqui alguns anos, é hora de estabelecer esse objetivo da melhor forma. Afinal, não basta querer “sucesso” e pronto. Algumas ações devem ser analisadas e colocadas em prática.

A seguir explicamos um pouco mais sobre isso. Acompanhe:

1. Pense em metas específicas – não algo genérico como “sucesso”

meta de carreira a longo prazo
Mulher preenchendo calendário. Foto: Freepik

Como mencionamos logo acima, não basta apontar algo muito genérico e que não impulsione você a um caminho específico. Ou seja, não basta desejar o sucesso e ser bem-sucedida se, na prática, você sequer sabe o que isso quer dizer!

Em outras palavras, procure entender:

  • O que seria sucesso para você?
  • O que é ser bem-sucedida?
  • Que características a sua profissão precisa apresentar para você se sentir bem e completa aonde trabalha?

Esse tipo de questionamento pode lhe ajudar a estabelecer objetivos amplos, mas, ao mesmo tempo, mais específicos. Assim, à medida que você vai fazendo a autoanálise, pode começar a afunilar as suas conclusões, até chegar à sua meta de carreira a longo prazo propriamente dita. Veja um exemplo:

  1. Ser bem-sucedida em vendas.
  2. Trabalhar na empresa X.
  3. Ser gerente nessa empresa.
  4. Ser gerente do setor de vendas.
  5. Ter habilidades x e y para ter bons resultados nas vendas.
  6. Conquistar essa posição até o ano X.

Viu só como é possível ir afunilando e encontrando metas mais específicas? Pense sobre isso!

2. Saiba como você poderá mensurar o seu resultado

meta de carreira a longo prazo
Flecha no papel apontando para o céu. Foto: Freepik

Ter métricas é igualmente importante o fato de ter uma meta específica. Afinal, como você pode saber se está a caminho da sua meta de carreira a longo prazo se, na prática, sequer sabe mensurar o quanto falta para chegar lá?

Por isso, tente traçar um plano inteligente. Desenhe a sua carreira, e não foque apenas na linha de chegada. Considere cada ensinamento e crescimento que viverá ao longo do desenvolvimento da sua carreira como um todo. Cada um desses passos fará toda a diferença quando você estiver crescendo.

Veja também: Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Confira 9!

Até porque, convenhamos, a falta de mensuração pode tirar o foco e desanimar você. Isso porque ninguém gosta de sentir que está estagnado, certo? Portanto, saiba mensurar cada conquista e, ainda, comemore cada uma delas para ter um “gás a mais”!

3. Seja realista com relação aos prazos

Nada de criar prazos cheio de “fantasia”, hein? A gente sabe que você quer atingir a sua meta de carreira a longo prazo o quanto antes. Afinal, todo mundo quer. Mas, forçar a barra para que isso aconteça para ontem é um pouco complicado.

Primeiro porque pode se tornar inviável; segundo porque você pode desistir facilmente quando perceber que não irá chegar lá em um prazo tão curto. Lembre-se da premissa: longo prazo.

Sendo assim, procure sempre respeitar os seus limites e o seu tempo de desenvolvimento. Pois dessa maneira você conseguirá estabelecer um plano e um prazo que se alinhem com o seu dia a dia, sua rotina, forma de trabalhar e de aprender coisas novas.

4. Pense nas habilidades e medidas que devem ser tomadas até lá

meta de carreira a longo prazo
Mulher pensativa. Foto: Freepik

Depois que tiver um prazo relativamente alinhado, é hora de começar a aquisição de novas habilidades. Pense em tudo o que deverá aprender para chegar até lá e vá listando.

Não deixe nada de fora. Por mais simples que algo possa parecer, é fundamental que você coloque tudo na ponta do lápis. Afinal, quando pensamos em uma boa meta de carreira a longo prazo é preciso pensar em cada mínimo detalhe para chegar lá.

Se você precisa aprender uma habilidade pequena, média ou grande, não importa! O que importa é que ela precisa ser aprendida. E, para isso, é preciso estar ciente dessa necessidade. Portanto, anote tudo o que deverá ser desenvolvido nos próximos anos.

5. Quebre tudo em passos para chegar a sua meta de carreira a longo prazo

meta de carreira a longo prazo
Mulher fazendo lista de metas. Foto: Freepik

Agora que você sabe qual é a linha de chegada da sua meta de carreira a longo prazo e também quais habilidades devem ser desenvolvidas, divida cada objetivo em passos.

Ou seja, se você precisa aprender mais sobre marketing digital para a sua carreira decolar, veja quais passos podem ser executados, dia após dia, mês após mês, para chegar ao objetivo final de dominar esse conhecimento.

Essa divisão deve respeitar, obviamente, a sua meta maior e também o prazo estabelecido. Por isso, divida de forma inteligente e consistente, ok? E nada de dividir em passos muito difíceis que possam impedir o seu desenvolvimento. Novamente, respeite os seus limites!

Leia mais: Desafios do empreendedorismo feminino: Quais são e como superá-los?

Defina metas de carreira a longo prazo que sejam realistas

meta de carreira a longo prazo
Mulher empreendedora trabalhando. Foto: Freepik

Agora é hora de partir para o plano de ação. Defina a sua meta de carreira a longo prazo e comece a tomar atitudes em prol dela. Temos certeza de que, com dedicação, você irá atingir excelentes resultados. Boa sorte e bom desenvolvimento para você!

Veja agora:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui