As mulheres têm uma vida bastante corrida: ir para o trabalho, criar os filhos, cuidar da casa e muitas vezes, fazem o papel de pai e mãe ao mesmo tempo. É uma correria sem fim! Em 24 horas não é possível fazer todas as tarefas necessárias.
Aqui começam as desculpas para não sair com os amigos, não ir ao cinema ou não fazer exercícios. Você nunca tempo tempo para si. Talvez o problema não seja a quantidade crescente de afazeres e sim a falta de organização e isso pode fazer toda a diferença.
Dica: Já que estamos falando de organização, não deixe de ler nosso artigo sobre como organizar o seu guarda-roupa.
O que é o método GTD?
O livro de David Allen, Getting Things Done ou GDT já é um verdadeiro sucesso. O David conseguiu criar um método de organização que está dando o que falar por mostrar os resultados mais eficazes. Aqui no Brasil recebeu o nome de “A Arte de Fazer Acontecer”. Parece interessante não é mesmo?
Esse método não se aplica apenas ao trabalho, mas a todas as áreas da sua vida. Assim, com uma única ferramenta você pode gerir de forma mais fácil a sua vida familiar, cuidar de si mesma e da sua carreira. A chave do sucesso aqui é priorizar os acontecimentos mais importantes para que não haja complicações.
Como o método GTD se encaixa na vida das mulheres?
Nós estamos acostumadas com a vida agitada, com várias responsabilidades ao mesmo tempo, mas tudo isso nos causa um grande estresse. Já de cara, com o uso do método, você perceberá que o seu nível de ansiedade reduzirá. Além de manter tudo sob controle, todas as tarefas serão feitas de forma prática e rápida.
Aprenda a usar o GTD
Você pode começar a aprender como utilizar o método lendo o livro A Arte de Fazer Acontecer. Você precisa conhecer os 5 passos básicos do método para começar a entender como tudo isso funciona:
Colete
Tudo o que você precisa fazer, seja neste momento ou em qualquer dia da sua vida deve ir para o papel. Coloque tudo: as tarefas do dia a dia, algo que precisa comprar, um objetivo para alcançar. Tudo faz parte desse processo.
Processe
Nessa etapa você fará algo parecido com uma triagem, ou seja, irá colocar prioridades nas tarefas. Veja quais podem ser adiadas, quais são realizadas em várias etapas e outros detalhes que caberão a cada tipo de tarefa.
Organize-se
Você agora deve separar as tarefas por contexto. Mas com assim? Por exemplo, você pode separá-las por turno do dia ou, como David Allen sugere, por local (escritório, em casa, no centro da cidade).
Revise
Aqui você precisará ter um panorama geral do momento presente. Analisar o que está sendo feito, como está sendo feito e se tudo está saindo do jeito que você quer. Outro ponto é analisar se as tarefas estão sendo realizadas apenas em caráter de urgência.
Execute
Chegou a hora de colocar a mão na massa. Você agora sairá da lista, porém tendo-a em mente todo o tempo e sempre à mão. Ela te orientará e ajudará para que as tarefas sejam executadas conforme o que programado.
Os passos de 1 a 4 têm como principal objeto melhorar a etapa da execução. Fazer com que ela seja mais rápida e produtiva, poupando o seu tempo. Porém, todas elas são importantes sendo que a de revisão e processamento se destacam por serem momentos de tomada de decisão.
Ferramentas que ajudam a executar o GTD
Não existe uma ferramenta feita por David Allen especificamente para esse método, o que é excelente. Você pode usar diversos programas de computador ou aplicativos que conseguem manter a sincronização entre o celular e o tablet. Você sempre terá as suas anotações por perto:
Evernote
Ele é gratuito, podendo ser utilizado no celular, tablet ou computador. Nele você pode crirar listas, anexas diversos documentos, salvar links importantes e até criar uma apresentação de trabalho.
Toodledo
Esse aplicativo foi criado pensando no GTD. Ele consegue aplicar o método com perfeição e pode ser utilizado em vários dispositivos. Dois pontos negativos: é pago para celulares e é todo em inglês.
Todoist
Ele também pode ser utilizado para aplicar o método GTD. É gratuito e pode ser utilizado em qualquer dispositivo. Você pode acrescentar lembretes, datas e colocar tarefas como prioridades.
Outlook
Creio que esse já é bem conhecido. O melhor desse programa é que você consegue deixar tudo sincronizado com a sua conta de e-mail. Para quem não gosta de aplicativos, esse é a melhor opção.
É claro que o caderninho de anotações e a agenda ainda não saíram de moda. Você também pode utilizar esses itens para se manter organizada e aplicar o método GTD. O importante é simplificar o processo de maneira que você sinta-se satisfeita com os resultados.