Mitos da Dieta

Se você já foi cheinha em alguma época da sua vida ou atualmente está correndo contra o ponteiro da balança, você já deve ter caído em algum dos mitos da dieta. Ficar horas sem comer, só ingerir líquido ou optar por dietas milagrosas não é a maneira adequada para emagrecer. Confira algumas dessas lendas para da próxima vez você conseguir fazer uma dieta que realmente traga resultados e, o mais importante, que você emagreça com saúde e muita energia.

Frutas e legumes

 

1.Contar calorias é a melhor maneira de emagrecer

Ficar de olho nos rótulos dos alimentos até pode ajudar, mas não é isso que vai fazer você emagrecer. Tem dias, por exemplo, que você vai gastar mais calorias e por isso vai sentir necessidade de consumir mais alimentos. Porém, não é por isso que você vai engordar, pois as calorias que você ingeriu vão ser gastas ao longo do dia. O ideal é você compensar: se em um dia você foi à academia, foi às compras e ainda fez caminhada com as amigas, sinta-se à vontade para comer um belo prato de comida (com muitas verduras e legumes, claro). Quando você tiver um dia mais sedentário, exagere apenas na saladinha e coma alimentos leves.

 

2. Fazer regime somente durante a semana é o suficiente

Não adianta nada suar na esteira e passar a pão e água durante toda a semana e quando chega sexta-feira beber cerveja até cair ou se deliciar sozinha com um pote de sorvete! Claro que a dieta não precisa ser tão rígida: um docinho a mais ou um ou dois chops com os amigos durante o final de semana não vai fazer o seu regime ir por água abaixo. Mas lembre-se: sem exageros, ok? Mas se o seu objetivo for emagrecer muitos quilos, o melhor é optar por uma salada de frutas ou algum outro prato gostoso e sem muitas calorias.

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3. Não se alimentar antes de ir para a academia ajuda a perder mais calorias

Mentira! A única coisa que perdemos na academia quando não nos alimentamos é a massa magra, ou seja, os músculos. Para perder gordura e ganhar massa muscular, o ideal é se alimentar superbem antes do treino, ingerindo carboidratos integrais, frutas e iogurtes. Quem vai para a academia sem se alimentar direito corre o risco de passar mal e perder todo o dia de treino.

Mulher comendo fruta

4. Seu peso depende apenas do fator genético

O fator genético pode influenciar, sim, mas não determina como seu corpo vai ser. Não é porque sua mãe e suas tias são gordinhas que você precisa ser também. Existem pessoas com mais facilidade para emagrecer, sim, mas isso não é desculpa para você cair no sedentarismo e devorar pacotes de batata frita. O que determina o ponteiro da balança são os hábitos que você tem. O importante para ter um corpo bonito é manter hábitos saudáveis e fazer exercícios regularmente.

 

5. Dormir menos pode ajudar a queimar mais calorias

Erradíssimo. Dormir de 6 a 8 horas todas as noites é fundamental para sua dieta fazer efeito. Isso porque, quando dormimos, nosso corpo descansa e nosso metabolismo se prepara para mais um dia. Além disso, várias pesquisas já alertaram: as pessoas que não têm boas noites de sono são mais propensas a serem obesas do que as que dormem o suficiente. E lembre-se: cada organismo precisa de um tempo de sono, mas a faixa varia entre 6 e 8 horas diárias.

 

6. Ficar muito tempo sem comer ajuda a perder mais e mais calorias

Se você ficar muito tempo sem comer, você vai perder zero calorias! Isso porque o metabolismo precisa de alimento para queimar as próprias calorias. Se uma pessoa deixa de ingerir os alimentos por muito tempo, o corpo não vai ter como queimar gordura. Por isso, o ideal é fazer um lanchinho (uma fruta, barrinha de cereais, iogurte) de três em três horas. Dessa maneira, você vai emagrecer mais saudável.

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Fita métrica

7. Todos os tipos de gorduras devem ser excluídos do cardápio

Já ouviu falar que o segredo de uma alimentação saudável é comer um pouco de cada coisa? E é mais ou menos por aí, até mesmo com as gorduras. Sem elas, nosso corpo não funciona direito e a produção de hormônios é prejudicada. As gorduras são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico, além de transportar vitaminas pelo corpo. Porém, você tem que tomar cuidado com o tipo de gordura que ingere: as que fazem bem para o organismo são as chamadas “gorduras boas”, como as que encontramos na carne de peixe e nas castanhas.

Pronto! Agora você já está livre de alguns dos mitos da dieta. E lembre-se: o importante é emagrecer de maneira saudável, mesmo que demore um pouquinho mais. O resultado com certeza será melhor e as chances de você voltar a engordar são bem menores do que quando o emagrecimento acontece de maneira muito rápida.

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