NadaFrágil.com.br

6 mitos e verdades sobre cabelos coloridos


Milena Costa

Cabelos coloridos sofrem com mitos que foram espalhados. Muita gente não tem nada contra cabelos loiros, mas é só você dizer que vai usar uma cor fantasia que ela logo diz que seu cabelo vai cair.

Nesse artigo falamos sobre cabelos coloridos e quais são os mitos e verdades em torno desse estilo de tintura capilar. A tintura fantasia para quem não sabe, são aquelas cores diferentes do loiro, ruivo e outros tons de cabelos naturais. São os azuis, verdes, rosa, e por aí vai.

cabelos coloridos

Tintura colorida faz o cabelo cair

Mito! A tintura colorida não faz o cabelo cair. Na verdade o cabelo pode cair após começar um processo de mudança de cor frequente. Mas isso não se atribui a tintura e sim ao uso incorreto de descolorante.

Falta de nutrição, não hidratar os fios e não se alimentar bem podem fazer o cabelo cair. Então não associe queda de cabelo a tinturas fantasias. Pois essas duas coisas não tem nenhuma ligação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como manter a cor do cabelo tingido

Tinta colorida resseca o cabelo

cabelos coloridos

Mito! A tintura para cabelos coloridos em si é apenas tonalizante, ou seja, é só cor. Ela não faz nenhum mal aos fios e por isso não precisa se preocupar. No entanto é necessário descolorir o cabelo para usá-las no caso de cabelos escuros.

A descoloração pode sim ressecar o cabelo. Dependendo de como é feita, qual o produto usado e se não for feita corretamente pode agredir seriamente os fios. Portanto quem quer ficar loira também passa por esse processo e também pode ter os fios ressecados.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar queratina líquida para recuperar seu cabelo

Quem vai usar tintas fantasia na verdade acaba hidratando o cabelo posteriormente com o tonalizante. O que significa que você vai repor massa nos seus fios e eles vão ficar mais saudáveis.

Cabelos coloridos precisam de mais cuidados

cabelos coloridos

Verdade! Como foi dito é preciso descolorir antes. A tintura colorida também acaba não segurando por muito tempo nos fios, portanto os cuidados para manter a cor e manter o cabelo bonito são maiores.

Em relação a quem tinge de loiro, os cuidados são bem parecidos. Mas entre uma moça colorida e uma moça de madeixas naturais, certamente a primeira vai ter mais trabalho para cuidar dos fios.

Tonalizante é menos prejudicial que tinturas tradicionais

cabelos coloridos

Verdade! Para deixar os cabelos coloridos é preciso usar tonalizantes coloridos. Eles são bem menos prejudiciais do que as tinturas tradicionais com amônia. Esse componente faz muito mal ao cabelo. E os tonalizantes não contêm amônia, que deve ser evitada.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre mitos e verdades sobre queda de cabelo

Na verdade a maioria dos tonalizantes hidrata os fios e pode até ser misturado a hidratações para auxiliar na hora de achar a cor desejada. Por isso eles são muito melhores para o cabelo do que as tinturas tradicionais e por isso podem ser utilizados com maior frequência.

Adolescentes não devem tingir o cabelo

cabelos coloridos

Mito! Lá pelos 13 ou 14 anos de idade as adolescentes já podem começar a tingir os fios. O ideal, no entanto, pode ser consultar um dermatologista para confirmar se o couro cabeludo dela já aguenta uma descoloração. Afinal cada caso é um caso.

Mas no geral, quem quer colorir apenas as pontas ou algumas mexas pode se arriscar sem medo. Quem quer mexer na raiz do cabelo deve tomar mais cuidado. E sempre vale ressaltar que nada de descolorir partes já descoloridas anteriormente.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como cuidar dos cabelos no verão e na praia 

Dica

cabelos coloridos

Para tomar o maior cuidado possível, pelo menos para a parte de descolorir os fios, procure um bom profissional. Nessa hora é melhor desembolsar um pouco mais e ter um bom serviço, do que arriscar fazer mal aos seus fios.

E se alguém vier com a conversa de que você vai perder os cabelos por conta da tinta fantasia, você já sabe o que dizer. A maioria das coisas que falam é mito. E cabelos coloridos não são menos saudáveis do que nenhum outro cabelo que passou por tratamentos químicos.

Na verdade eles podem ser até mais cheios de vida e saúde do que outros fios, considerados mais naturais. Então se você quer embarcar no mundo colorido, busque um bom profissional para clarear seus cabelos.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *