Mitos e verdades empreendedorismo feminino “atacam” em diversas plataformas na internet. Vemos, nas redes sociais, muita romantização da sobrecarga de trabalho, ou aquela ilusão de que “só rica empreende”. São diversas as falácias que “rolam solta” por aí!

Por isso, com o intuito de ajudar você e ter novas visões sobre o empreendedorismo feminino, fizemos este conteúdo de hoje. Acompanhe para saber mais e vamos juntas refletir sobre esse mágico universo das mulheres!

mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino
Mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino. Foto: Freepik

Depois, dê uma visitada neste conteúdo: Negócios para mulheres: 7 ideias e dicas para começar a empreender

Mitos e verdades empreendedorismo feminino

Mitos e verdades empreendedorismo feminino: São diversos os mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino que existem atualmente. Basta lermos algumas dicas pela internet que já vamos nos deparar com algumas coisas duvidosas, e outras até interessantes.

Porém, unimos neste conteúdo os 9 mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino mais recorrentes. Nosso intuito é lhe encorajar a seguir o seu caminho de empreendedora com a mente mais aberta e focada no que realmente importa, deixando as crenças limitantes de lado.

Leia mais: 7 dicas para você investir na sua marca pessoal

Veja a seguir e bom autoconhecimento:

1- Mitos e verdades empreendedorismo feminino: É preciso de muito dinheiro para começar a empreender

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Mito. Esse é o primeiro item da nossa lista de mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino por ser um dos mais fortes e recorrentes.

Afinal, você não precisa ser rica e tampouco ter muito dinheiro disponível para investir no seu primeiro negócio. Embora o investimento inicial possa ser bem importante, isso não quer dizer que você não possa começar com o que já possui.

O ideal, aqui, é ter um plano de ação bem estruturado. Assim você conseguirá iniciar os seus primeiros passos sem arriscar o pouco que você já tem. E, aos poucos, poderá criar uma reserva que se tornará, mais tarde, o seu capital de giro.

mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino
Mulher sorrindo de frente para o notebook. Foto: Freepik

Às vezes, pode ser que a ação demore um pouco mais por conta da falta de verba. Mas isso não quer dizer que você vai deixar de aprender e estipular passos para o seu empreendimento nascer logo mais, certo? Portanto, esse é um dos principais mitos sobre empreendedorismo feminino: não precisamos ser ricas para começarmos e termos bons resultados.

2- Para empreender é necessário fazer algo completamente inovador

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Mito. Não sabemos quando esse mito nasceu, mas com certeza você já deve ter ouvido falar que para empreender é preciso ter uma “ideia inovadora” ou “fora da caixa”. Mas não é bem assim.

Claro que uma ideia diferente, inovadora e eficiente pode ser interessante e tende a ter muito sucesso (quando bem executada). Mas isso não quer dizer que as ideias comuns, com um diferencial, não podem ser bem aproveitadas.

Você não precisa reinventar a roda ou redescobrir o fogo para ter espaço no universo do empreendedorismo feminino. Basta fazer algo de qualidade, do jeito certo, com um toque só seu e muita persistência que voilà: você terá o seu negócio!

mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino
Mulheres empreendedoras. Foto: Freepik

Veja também: Mindfulness: Quais os benefícios para mulheres acima de 40 anos?

3- Mitos e verdades empreendedorismo feminino: É preciso ter muita motivação, sempre, para empreender

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Mito. Claro que uma boa dose de motivação pode nos ajudar a ir adiante nos dias mais difíceis do nosso empreendimento. Mas isso não significa, em hipótese alguma, que estaremos sempre motivadas. Isso simplesmente não existe!

Primeiro porque nunca encontraremos algo extremamente perfeito na vida (pois nada é perfeito); segundo porque o nosso próprio cérebro precisa da tristeza/desmotivação para manter o nosso equilíbrio emocional sempre em dia.

Sem desmotivação não há motivação. Assim como sem tristeza não há alegria.

Então, não se deixe levar por aquele discurso que diz que quem empreende, com algo que ama, acorda “sempre feliz nas segundas-feiras”. Isso é irreal, e beira a uma mentira.

Pode ser que a pessoa até se sinta motivada toda segunda de manhã: mas provavelmente em outros momentos ela sente a desmotivação. E está tudo bem! Não somos super-heroínas.

4- Só mulheres que nasceram com o espírito empreendedor é que podem abrir um negócio

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Mito. Convenhamos… O que seria esse tal espírito empreendedor? O que ele come, faz, como vive? Pois é…

mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino
Mulher com a mão no óculos. Foto: Freepik

Essa coisa de que fulana “nasceu para empreender” não é algo exato em todas as circunstâncias. Algumas mulheres até podem ter um jeitinho mais voltado às vendas, logísticas e aos empreendimentos em si. Mas isso não quer dizer que quem não tem isso, não possa desenvolver!

Leia também: Melhor mídia social para mulheres empreendedoras? 10 dicas

Afinal, a gente não nasce sabendo todas as coisas. Mas aprendemos muitas habilidades quando queremos. E o empreendedorismo pode ser aflorado dentro de quem quiser fazer isso.

Mas, vale o nosso destaque: quem quiser fazer isso. Se você estiver tentando empreender por conta de outra pessoa, ou por conta da crise financeira, mas não é algo que você realmente quer, cuidado. Pode ser que você esteja usando a sua energia de forma equivocada.

Por isso, justamente, que o autoconhecimento é tão importante. Mas falaremos sobre ele mais tarde.

5- Se você empreender com algo que ama, pode ser um pouco mais fácil

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Verdade, porém depende do nicho de atuação. Acontece que quando fazemos algo que amamos muito, tendemos a colocar muito mais motivação e energia no que estamos fazendo. E essa energia “a mais” poderá fazer toda a diferença no fim do nosso projeto. Afinal, estaremos mais engajadas e prontas para os grandes desafios.

Contudo, isso não quer dizer que você não terá dificuldades. Não mesmo. Os desafios ainda existirão e você ainda irá se deparar com aquelas situações de “deixar o cabelo em pé”.

Ao mesmo tempo, isso também não quer dizer que seja “impossível” empreender em algo que você não ame de paixão. Você pode, e se fizer sentido e você se dedicar, também terá resultados incríveis com algo que “não ama tanto assim”.

mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino
Mulher feliz olhando para o notebook. Foto: Freepik

Porém, trabalhar com algo que você “detesta” ou que vai contra os seus ideais, aí sim pode ser mais difícil. Ainda não é impossível, mas pode ser bem complicado. Novamente destacamos que o autoconhecimento é interessante.

Veja também: Como ser influenciadora digital? 6 passos simples!

6- Empreendedoras “não devem satisfação a ninguém”

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Mito. Este é outro item importante da nossa lista de mitos e verdades empreendedorismo feminino.

Isso porque essa ideia de que mulheres empreendedoras não devem satisfação a ninguém, são donas do próprio nariz e blá blá blá até tem um pingo de verdade… Realmente, o negócio é seu e você trabalha da forma que achar coerente. Porém, você não trabalha sozinha.

Existem sócios, consultores, contadores e os próprios clientes nessa história. Ou seja, você pode dever satisfação para esse montão de gente. E ainda, pode ter que remanejar a sua forma de atuar para conseguir suprir demandas alheias, como o estilo de um cliente em específico, por exemplo.

Portanto, não empreenda achando que é tudo “oba oba” não, hein? Existem coisas que não gostamos de fazer e há muita satisfação que precisa ser dada. Claro que com limites, afinal, ninguém manda em você, mas as pessoas querem bons serviços seus. 😉

7- Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Empreender é mais estressante do que outros trabalhos

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Mito. O problema não é o empreendedorismo, é a paixão e a energia que colocamos sobre ele.

Você deve achar que é muito mais estressante empreender porque você simplesmente dedica mais tempo, estudo e planejamento para o seu empreendimento. Coisa que você talvez não faria se fosse em outro emprego.

mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino
Mulher pensativa. Foto: Freepik

Portanto, não caia nessa história de que você merece mais mimo porque empreende e se estressa mais. Mas sim, entenda que esse estresse está alinhado com a sua forma de se organizar e se mergulhar no trabalho.

Não entenda o nosso ponto como uma crítica! O que queremos dizer é que você tendencialmente se sentirá mais estressada ao empreender, pelo simples fato de colocar mais energia e foco na atividade proposta. Assim, trabalhará “mais” (até certo ponto podemos dizer isso) e estará mais propensa ao estresse.

Por isso, inclusive, que o plano de negócio é fundamental. Lembre-se sempre dele e cuide da sua saúde mental.

8- Empreendedoras não desistem nunca

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Mito. Está aqui mais um item fundamental na nossa lista de mitos e verdades empreendedorismo feminino!

Além de ser um grande mito, é algo que pode impactar – e muito – a saúde mental das empreendedoras. Afinal, se você sente vontade de desistir (de um plano, uma tentativa, uma proposta), automaticamente pode se sentir “incapaz” por existir esse discurso de que empreendedores, de maneira geral, não desistem. Não caia nessa!

A desistência faz parte da vida do ser humano. Afinal, cada escolha é uma renúncia, concorda? E se estamos renunciando algo, é porque, de forma prática, desistimos de alguma coisa.

Além disso, ter a maturidade de entender que é o momento para desistir também é fundamental. Até porque, convenhamos, imagine se você estivesse insistindo, até hoje, no primeiro desejo/sonho que você teve na sua infância? Não faz sentido, concorda?

Por isso, entenda que “insistir no erro” é milhares de anos luz pior do que desistir de algo incoerente.

mitos e verdades sobre o empreendedorismo feminino
Mulher fazendo pose para foto. Foto: Freepik

Claro que não queremos dizer que você deve desistir dos seus sonhos no primeiro tropeço. Não é isso. O que queremos deixar claro aqui é que abrir mão de algumas ideias e planos é saudável para o seu negócio.

Mesmo que seja uma paixão sua, se está lhe fazendo mal, lhe sugando e ainda não tendo bons resultados, talvez seja hora de desistir. Ou então, para a palavra “desistência” não pesar em sua mente, considere que você está, simplesmente, parando de insistir no erro.

Leia também: Top 10: Motivos que levam as mulheres a empreenderem

9- Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Empreendedoras precisam praticar o autoconhecimento

Mitos e verdades empreendedorismo feminino:

Verdade. Como comentamos anteriormente, não poderíamos deixar o autoconhecimento fora da nossa lista de mitos e verdades empreendedorismo feminino, não é mesmo?

O autoconhecimento deveria ser praticado na vida de qualquer pessoa. Quanto mais nos conhecemos, melhor entendemos nossos limites, nossas falhas e nossos pontos fortes. Todas essas informações podem ser usadas ao nosso favor em nosso trabalho, proporcionando um desempenho mais eficiente e qualificado.

Portanto, faça constantemente aquela visita na sua própria mente, para conhecer o que há de novo e revisitar seus sonhos, metas e ideais.

Isso vai lhe ajudar a ter mais clareza sobre as suas emoções e sobre os seus próprios comportamentos, ficando ainda mais preparada para as adversidades da vida de empreendedora. Veja alguns exemplos de perguntas:

  • Aonde você quer chegar com o seu projeto?
  • Qual o seu maior sonho?
  • O que lhe impede, hoje, de alcançar o seu sonho?
  • Do que você tem medo?
  • Qual a sua maior força?
  • Como estão as suas metas? E os seus prazos?
  • Que perfil de empreendedora você tem? (Conservadora, aquela que arrisca, etc.).
  • Onde você imagina que o seu negócio vai estar daqui 5 anos?

Claro que esses são apenas alguns dos questionamentos que você poderá fazer. Afinal, existe muita coisa, dentro do seu coração empreendedor, que você poderá explorar e conhecer.

Agora que você pôde conhecer um pouco mais sobre os mitos e verdades empreendedorismo feminino, permita-se saber mais sobre si bons negócios!

Leia mais: Mulher empreender e complementar a renda: 3 dicas

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui