Será que morar fora para aprender outro idioma vale a pena? Quais as vantagens de estudar cursos de inglês online ou fazer um intercâmbio para se tornar fluente? Qual a melhor alternativa?

Certamente, todos que sonham em ser fluente em inglês ou em outro idioma, cogitam a possibilidade de passar um tempo fora para atingir o sucesso na aquisição desta nova língua. Porém, nem todos conseguem se organizar para isso.

Dessa maneira, surge a dúvida: Como é possível aprender sem viajar? Será que morar fora é a única maneira de aprender? O que mais vale a pena?

Para ler mais tarde: Cursos profissionalizantes gratuitos – conheça os melhores!

Para responder a todos estes questionamentos, fizemos este guia detalhado com tudo que você precisa saber sobre este importante assunto. Acompanhe a seguir:

Aprender inglês ainda no Brasil: Sim ou não?

Na realidade, já vamos lhe dar uma resposta um tanto direta: Aprender inglês ou qualquer outro idioma ainda no Brasil pode sim ser uma boa ideia, isso para não dizermos que é essencial.

morar fora para aprender outro idioma
Menina estudando na biblioteca. Foto: Freepik

Por quê? Porque assim, querendo ou não, você já adquirirá uma base importante do novo idioma. Afinal, simplesmente se aventurar mundo a fora, sem nenhum conhecimento, pode ser difícil e complicado. Certamente você pode acabar dentro de enrascadas!

Por conta disso, investir na opção de começar a expandir os seus horizontes ainda pisando em terras brasileiras, pode ser uma atitude inteligente. Abaixo, daremos mais detalhes sobre todas as vantagens de estudar ainda em território nacional.

Além disso, discutiremos acerca da possibilidade de nem haver a necessidade de um intercâmbio, tendo em vista que, em suma, tudo pode depender da sua dedicação nos estudos.

Leia mais: Cursos de inglês on-line grátis: Veja as melhores opções

Vantagens de estudar online ainda no Brasil

Abaixo vamos lhe apresentar todas as vantagens de estudar online, enquanto você ainda mora no Brasil. Assim, você poderá colocar tudo na ponta do lápis, com o objetivo de decidir qual a melhor opção para a sua situação:

Horário flexível

O primeiro ponto que devemos analisar é com relação à sua rotina. Afinal, sabemos que nos dias atuais a vida de todas as pessoas são corridas. Sempre temos compromissos, trabalhos, encontros com a família e nossas casas para cuidar. Com isso, muitas vezes os estudos vão sendo deixados de lado.

Por isso o estudo online pode ser um verdadeiro aliado no seu dia a dia. Desde que você consiga criar um planejamento adequado, poderá usufruir de uma rotina mais leve e alinhada às suas expectativas.

Por exemplo: Se dois dias da semana você tem apenas a manhã livre, poderá estudar neste período. E se em outro dia tem apenas a noite livre, poderá se dedicar aos estudos também. E assim por diante!

Você poderá gostar de: Curso de inglês online ou presencial? Quais as diferenças?

Logo, você monta um esquema de estudos que respeite os seus limites e os seus horários, criando uma estrutura eficiente de estudos.

morar fora para aprender outro idioma
Mulher de pé ao lado de mala rosa pronta para viajar. Foto: Freepik

Você aprende o quanto se dedica

Seguindo o raciocínio acima, podemos ter em mente que o seu aprendizado poderá acontecer de acordo com a sua dedicação. Assim, você não tem aquela pressão de entregar determinado resultado em tanto tempo.

Mas sim, pode ajeitar os seus estudos de uma forma mais saudável. Tudo isso considerando uma margem que você terá para finalizar o seu curso.

Veja também: A importância do inglês na carreira

Pode se tornar fluente

Muita gente ainda tem preconceito com os estudos à distância, especialmente quando falamos de outros idiomas. Porém, uma realidade muito interessante é que com a tecnologia constantemente se desenvolvendo, temos cada vez mais ferramentas à nossa disposição.

Assim, temos sim a possibilidade de ficarmos fluentes apenas fazendo cursos de inglês online. Isto é, morar fora para aprender outro idioma vale a pena? Vale… Mas, se o seu objetivo é, em essência, atingir a fluência, então você não precisa se obrigar a sair!

Mas sim, pode encontrar um curso online que seja alinhado ao que você quer, e assim usufrua de uma construção consistente e duradoura. Por isso, deixe os preconceitos de lado e experimente cursos grátis para começar, por exemplo.

morar fora para aprender outro idioma vale a pena
Menina estudando pelo computador, através de vídeo chamada. Foto: Freepik

Leia também: Sair de casa: Morar sozinha ou com roommate?

Custos

Sem dúvidas, os custos de um curso online é muito mais baixo do que de toda a mudança para outro país. Além de que aqui você tem o cômodo de se manter no mesmo emprego, por exemplo, e lá fora talvez tenha que se aventurar em trabalhos diferentes do que você está acostumado.

É claro que isso não seria ruim, porém, se o seu foco é economizar e ficar fluente, talvez os cursos e estudos ainda no Brasil podem ser mais atrativos. Mais adiante, você cogita a saída do país, caso sinta necessidade e desejo.

Interação com outras pessoas

Bem, como nem tudo são flores, os cursos online de idiomas podem pecar um pouco quando o assunto é interação. É claro que tudo depende do curso que você escolhe.

Afinal, há cursos onde você faz vídeo chamada com os professores, e assim, a conversação fica mais intensa. Em contrapartida, opções mais básicas podem não contemplar isso e sabemos que, na prática, o importante é saber falar mais do que apenas ler e escrever, não é mesmo?

Leia também: 10 Negócios para empreender individualmente

Entretanto, uma medida interessante é participar de grupos de estudos com outros colegas do curso. Isso pode ampliar os horizontes e melhorar o seu vocabulário e forma de interagir.

Melhora o currículo

Sem dúvidas ter um curso de outro idioma concluído com sucesso irá agregar – e muito – no seu currículo. Afinal, sabemos que vivemos uma era de constante globalização, o que nos dá margem para contatos com pessoas de fora.

Assim, saber falar um dos principais idiomas do mundo é de suma importância para os negócios. E certamente as empresas contratam cada vez mais focadas neste ponto. Por isso, os cursos online podem também servir de alicerce para melhorar as suas oportunidades de trabalho.

Veja também: Melhore o seu currículo com cursos online gratuitos

morar fora para aprender outro idioma vale a pena
Mulher estudando com materiais e livros nas mãos. Foto: Freepik

Morar fora para aprender outro idioma vale a pena?

Vale, e não vale. Na realidade, tudo depende do ponto de vista. Para isso, trouxemos considerações que você poderá colocar na ponta do lápis e, a partir do seu desejo e suas expectativas, responder se morar fora para aprender outro idioma vale a pena ou não.

Afinal, a resposta é muito subjetiva. Você precisa entender que o “morar fora” abarca muitas coisas, e não apenas o ato de aprender um outro idioma.

Isso pois você estará rodeado de novas pessoas, projetos, trabalhos, cultura, etc. Enquanto que, no Brasil, você ainda terá os seus amigos e conhecidos por perto, mas, as oportunidades de interação com pessoas fluentes é, sem dúvidas, reduzida.

De qualquer forma, abaixo você terá uma visão mais ampla do que estamos querendo lhe apresentar.

Leia também: Como mudar de carreira sem grande estresse

Considerações de morar fora para aprender outro idioma

Abaixo destacamos os pontos que já discutimos sobre estudar online, morando no Brasil. A partir disso, você mesmo poderá tirar suas conclusões acerca de morar fora para aprender outro idioma vale a pena.

Custos por morar fora para aprender outro idioma

Sem dúvidas, quando pensamos em todos os custos (desde documentação, até moradia e alimentação), a situação pode ficar um pouco mais apertada. Especialmente se você não possui uma reserva exclusiva para esta finalidade.

É claro que ao chegar no outro país você poderá trabalhar, porém, sabemos que toda mudança pode gerar ansiedade e desconfortos. E se você é do tipo mais introvertido, por exemplo, a situação poderá ser um pouco mais dificultosa. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que não é impossível.

Porém, cabe a você refletir sobre os investimentos e todos os pontos envolvidos com os mesmos.

Leia mais: Finanças em casal: Saiba como organizar as finanças em conjunto

morar fora para aprender outro idioma vale a pena
Mulher estudiosa escrevendo no caderno. Foto: Freepik

Fluência por morar fora para aprender outro idioma

Sem dúvidas, a fluência é um dos pontos fortes. Afinal, você estará ouvindo os nativos falando o idioma, e aprenderá a ouvir e falar melhor. Isso lhe trará uma experiência de absorção de conhecimento, gerando resultados incríveis.

Em contrapartida, você pode se tornar fluente ainda no Brasil, mas sabemos que morar fora para aprender outro idioma vale a pena quando o assunto é conversação.

Interação e experiência por morar fora para aprender outro idioma

Seguindo o que acabamos de explanar acima, toda a experiência de interação com pessoas que possuem o outro idioma como língua mãe é, sem dúvidas, um benefício inquestionável.

Além disso, todas as conversas não ficam restritas apenas ao que o professor tem a lhe dizer. Mas sim, você conversará na padaria, no mercado, na biblioteca, no curso, em qualquer lugar!

E por mais “assustador” que isso possa parecer, é uma das melhores maneiras de impulsionar os seus resultados e desenvolver o idioma com coesão.

Você poderá se interessar por: Guia da Mulher Empreendedora: Como vender na internet

Valor agregado por morar fora para aprender outro idioma

O valor agregado é muito maior, obviamente. Pois além de absorver todo o conhecimento de um novo idioma, você também estará adquirindo muita experiência sobre cultura, formas de enxergar o mundo, rotinas, etc.

E é esta uma das razões para que morar fora para aprender outro idioma vale a pena. Pois você não adquire o novo idioma, mas sim, aprende muitas coisas novas, todos os dias, a todos os instantes.

morar fora para aprender outro idioma vale a pena
Mulher analisando um mapa. Foto: Freepik

Abre a mente e, ao retornar ao país de origem, virá com uma bagagem cultural incrível. Sem dúvidas esta bagagem será importante para impulsionar sua carreira acadêmica e profissional.

Leia também: Inteligência Artificial: Como ela impacta a nossa saúde

Impulsiona o currículo morar fora para aprender outro idioma

Claro que o seu currículo terá um peso ainda mais expressivo se a sua fluência for proveniente de um período fora do país. Afinal, como mencionamos acima, toda a experiência será levada em conta, o que impulsiona ainda mais os seus resultados.

Qual a média de tempo para atingir a fluência?

Outra dúvida que muitas pessoas possuem para saber se morar fora para aprender outro idioma vale a pena, é com relação ao tempo para atingir fluência.

É claro que, antes de qualquer coisa, é preciso considerar o quanto você se dedica aos estudos, como já mencionamos diversas vezes ao decorrer deste artigo. Porém, não podemos deixar de lado que o fator estudar no Brasil x estudar fora influencia muito nos resultados.

Por isso, abaixo apresentamos uma breve média, baseada nas experiências de diversas pessoas que já adquiriram fluência em outro idioma:

  • Estudar no Brasil: A média é de aproximadamente 18 meses.
  • Estudar fora do país: A média é de aproximadamente 6 meses.

A diferença pode ser bem expressiva, mas, lembre-se de não se deixar levar apenas por um pró ou um contra de cada uma das formas de aprender, ok?

morar fora para aprender outro idioma vale a pena
Jovem moça com livros nas mãos. Foto: Freepik

Veja também: Cursos de inglês On-line valem a pena? Avaliamos os Top 10!

Partindo de tudo que foi exposto neste artigo, reflita sobre qual a melhor opção de estudos para você. E depois nos responda nos comentários se você acha que morar fora para aprender outro idioma vale a pena?

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui