Embora não haja comprovação científica, muitas mulheres afirmam que a mudança de lua influencia no processo de trabalho de parto, induzindo, muitas vezes, a mulher a iniciar o mesmo. Sendo que este efeito pode “diminuir” ao amanhecer.

Entretanto, ainda não existe nenhum tipo de estudo que comprove com clareza este efeito. Mas alguns relatos e algumas características da natureza podem (talvez) nos dar pistas do porquê as mulheres grávidas sentem os efeitos da lua.

Acompanhe o artigo de hoje para saber mais sobre o assunto.

Para ler mais tarde: Simpatia para engravidar – Conheça mais de 20 simpatias!

A mudança de lua influencia no parto?

Como mencionamos acima, a mudança de lua ainda não apresenta base científica quanto à sua influência sobre o parto. Entretanto, o movimento nas maternidades pode relatar algo que nos faz pensar criticamente sobre o assunto.

mudança de lua
Mulher grávida com as mãos sobre a barriga, fazendo um formato de coração. Foto: Freepik

Isso porque na troca de lua as maternidades acabam enchendo de mulheres com cólicas persistentes, perdas do tampão e, em casos mais avançados, é possível que haja o rompimento da bolsa.

Para que possamos compreender uma parcela do que isso tem a nos dizer, é preciso estamos a par de como funciona a força da lua. A mesma é responsável pelo movimento dos mares, além de ser a causadora da maré alta em luas cheias.

Isso nos dá a entender que a lua possui uma força só sua, que é capaz de mover mares! O que faz com que possamos cogitar que assim como os mares, os líquidos corpóreos também sofrem alterações, especialmente nas mulheres grávidas.

Leia mais: Alimentos para evitar durante a gravidez

Assim, a pressão eminente faria com que a mulher sofresse alterações em seus líquidos corporais, levando-a ao início do trabalho de parto. Porém, vale salientarmos, novamente, que embora esta teoria seja bem convincente, ela ainda não apresenta uma clareza no meio científico, ok?

mudança de lua
Mulher grávida deitada acariciando sua barriga. Foto: Freepik

Mudança de Lua: Influência da lua nova no parto

Segundo relatos colhidos de mulheres que acompanharam partos neste período, os mesmos tendem a ser mais rápidos e tranquilos. A expulsão ocorre de uma maneira mais leve, o que traz mais “leveza” durante o trabalho de parto.

Mudança de Lua: Influência da lua cheia no parto

É na lua cheia que vemos mais relatos de partos inesperados e de emergência. A mulher, muitas vezes, nem está preparada para o momento, e por conta deste e outros fatores, a dilatação pode se tornar ainda mais difícil.

Veja também: Vestidos para grávidas: Mantenha o estilo durante a gestação

Costuma ser um período em que os partos são mais lentos e demorados, o que faz com que muitas mulheres tenham que recorrer à cesária. Além disso, partos prematuros são mais catalogados neste período, segundo relatos de doulas e enfermeiras. Por esses fatores a lua cheia acaba sendo “temida” no caso de mulheres que estão caminhando para o fim das suas gestações.

mudança de lua
Mulher grávida com desenhos fofos na barriga. Foto: Freepik

Mudança de Lua: Influência da lua minguante no parto

Na mudança de lua minguante, por sua vez, vemos menos relatos de trabalho de parto. Entretanto, quando acontece, trata-se de uma das fases mais difíceis para atingir a dilatação e a saída da placenta.

Com isso, o trabalho de parto pode durar várias horas seguidas, o que pode levar a mulher à exaustão, fazendo a mesma, muitas vezes, recorrer à cesária para evitar um desgaste emocional e físico ainda maior.

Mudança de Lua: Influência da lua crescente no parto

Acredita-se que na mudança de lua crescente o parto costuma ser um dos mais naturais, fáceis e tranquilos. Por conta disso, mulheres que creem que a lua influencia diretamente no seu trabalho de parto torcem para que o mesmo aconteça neste período.

Assim, as chances de cesárias e dificuldades de dilatação diminuem, segundo relatos. O que faz com que o parto acontece mais rapidamente, evitando que as mulheres tenham que recorrer à cesária. Por isso, costumam ser mais requeridos, especialmente no caso de mulheres que sonham com um parto humanizado em casa.

Veja também: Como se preparar para uma gravidez

mudança de lua
Mulher grávida sentada enquanto acaricia sua barriga. Foto: Freepik

Ainda não há comprovação científica

Como mencionamos diversas vezes, o fato é que a mudança de lua ainda não apresenta nenhum tipo de comprovação científica com relação à gravidez. Entretanto, muitas mulheres, doulas, enfermeiras e profissionais da saúde apresentam relatos de presenciarem mudanças na quantidade de partos de acordo com a lua.

Porém, é preciso termos em mente que este tipo de percepção também pode estar alinhada ao efeito placebo. Isto é, as pessoas podem dar mais atenção ao número de partos na lua cheia, e nem se dar conta que em outras fases da lua pode até mesmo estar ocorrendo mais trabalhos de parto!

Mas é claro que uma coisa não anula a outra. Resta a você decidir se acredita ou não neste tipo de influência.

mudança de lua
Mulher em trabalho de parto com o marido ao lado. Foto: Freepik

Você acha que o trabalho de parto pode sofrer alterações de acordo com a lua? Ou você é do tipo de pessoa que não leva em consideração este tipo de afirmação? Comenta aqui abaixo a sua opinião para que possamos pensar sobre o assunto!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui