A mulher acima 40 anos pode enfrentar muitas mudanças em sua vida e, dentre elas, estão as alterações no estado físico e mental.

Essa fase feminina pode ocasionar alterações hormonais e, consequentemente, pode afetar o humor, a qualidade do sono e a disposição em geral da mulher.

Neste sentido, alguns hábitos precisam ser observados, podendo ser modificados para manter uma melhor qualidade de vida da mulher acima de 40 anos, com mais energia e ânimo para o dia-a-dia. Abaixo discutiremos sobre este assunto, acompanhe!

Para ler mais tarde: Mau Hálito: O que fazer para evitar e o que causa?

Mulher acima 40 anos – Descubra quais as mudanças nessa idade

A mulher acima de 40 anos pode enfrentar diversas mudanças, desde em seus próprios comportamentos, até a perda da disposição para o dia-a-dia.

Mulher acima 40 anos M
Mulheres acima de 40 anos se exercitando. Foto: Freepik

Por isso, é necessário entender como acontece esse período da vida, onde as mudanças no corpo como a falta de libido e no aspecto da pele, são alguns exemplos de alterações nessa idade. Continue lendo para entender.

Influência das mudanças hormonais no corpo da mulher acima de 40

Mulher acima 40 anos: Os hormônios da mulher acima dos 40 sofrem algumas alterações, principalmente na diminuição dos níveis de progesterona e estrogênio que resultam em uma fase bem conhecida: a menopausa.

Esses hormônios estão relacionados com à lubrificação vaginal e mudança das características de pele, como a aparição de rugas.

Veja também: 5 tratamentos para rugas infalíveis

Além disso, a alteração dos níveis de testosterona no organismo feminino pode contribuir não só para a falta de libido, como também, para as mudanças de humor.

Pela diminuição do metabolismo, do sedentarismo e aumento de peso, a mulher na idade acima dos 40 anos pode apresentar desinteresse para alguns fatores que envolvem a qualidade de vida.

Mulher acima 40 anos
Mulher acima 40 anos segurando plantinhas. Foto: Freepik

Saiba como ter disposição após os 40 anos

Mulher acima 40 anos: As alterações hormonais podem favorecer a falta de energia, além de práticas que levam o cansaço exagerado, mesmo dormindo 7 horas por dia.

Por isso, é importante saber conciliar algumas questões do dia-a-dia, mantendo uma rotina mais saudável e hábitos que precisam ser avaliados.

Portanto, se você está em busca de como ter disposição depois dos 40 anos, confira as dicas valiosas para lhe ajudar a livrar do cansaço e ter mais disposição para viver essa fase da vida.

Leia mais: Sono x Peso: O que esses 2 tem em comum?

Mulher acima 40 anos:                                               Reavalie os seus hábitos e rotina diária

Mulher acima 40 anos: A primeira dica para enfrentar da melhor forma a fase após 40 é reavaliar os seus hábitos, inclusive, verificar como está sendo a sua rotina diária.

É muito importante perceber os nossos comportamentos e ações, eles ajudam a entender como nosso dia funciona, e quais são os fatores que prejudicam nossa saúde.

O abuso de álcool, por exemplo, pode estar relacionado ao cansaço, trazendo prejuízos para a saúde do fígado, acúmulo de gordura e efeitos nocivos para o cérebro.

Mulher acima 40 anos
Mulher em seu sofá lendo um livro. Foto: Freepik

Outro fator é que talvez você precise de reposição hormonal, por isso, é importante manter as consultas ao ginecologista da sua confiança.

Leia mais: Como fazer encontros amorosos em 2021 em meio à Pandemia?

Invista em uma alimentação saudável com suplementos

Mulher acima 40 anos: A baixa na produção de hormônios pode gerar baixa autoestima, perda da massa óssea e acúmulo de oxidantes nos tecidos.

Dessa maneira, invista em uma alimentação saudável com dietas e suplementos que ajudam na recuperação do corpo.

O magnésio é um mineral que ajuda na produção de energia, por isso, invista na sua dieta alguns exemplos de alimentos como as leguminosas, peixes e abacate.

Para uma pele mais saudável, os alimentos antioxidantes podem contribuir, auxiliando no combate ao colesterol ruim e na prevenção do câncer.

Contudo, para ajudar na disposição depois dos 40, a mulher poderá consumir alimentos como farinha de linhaça, sementes de gergelim e aveia.

Mulher acima 40 anos
Mulher acima 40 anos usando um vestido preto. Foto: Freepik

Veja mais: Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021

Invista na sua autoestima e bem-estar com seu corpo

Mulher acima 40 anos: Você deve estar pensando: o que autoestima tem a ver com disposição? A resposta para essa pergunta é que, a nossa forma física se relaciona diretamente com o nosso bem-estar em geral.

Quando estamos em uma condição física que nos agrada, é comum nos sentirmos com um alto astral e pré-disposição para curtir a vida.

Mas a realidade é que depois dos 40 anos, o corpo começa a funcionar mais lentamente, o metabolismo reduz a sua capacidade de queimar as gordurinhas, o que resulta no ganho de peso.

Sendo assim, esta fase contribui para o ganho de gorduras em diversas áreas do corpo, sendo que isso pode afetar a imagem da mulher sobre si mesma.

Uma mulher aos 40 anos com uma autoestima revigorada, tem mais disposição para enfrentar as adversidades da vida, buscando atitudes que contribuem com o seu bem-estar, como até mesmo a ida à academia, por exemplo.

Mulher acima 40 anos
Mulher trabalhando com fertilizantes. Foto: Freepik

Leia mais: Projeto verão 2021: As últimas novidades para você manter a boa forma

Mulher acima 40 anos:                                               Adote cuidados com a sua saúde mental

A mulher de 40 anos ou mais pode passar por episódios deprimidos, e se tiver um diagnóstico de transtornos psicológicos, nesta fase os sintomas podem piorar.

Por isso a importância de adotar cuidados com a saúde mental da mulher, já que a fase pré-dispõe para diminuição de hormônios e consequentemente, a perda de energia.

A dica é apostar em coisas que fazem você se sentir bem, como aprender uma nova habilidade, se relacionar afetivamente e projetar uma viagem.

Além disso, começar uma terapia pode ajudar no seu autoconhecimento, entendendo os seus limites que contribuem na descoberta de novos prazeres enquanto mulher.

Os cuidados com a saúde mental são de extrema importância, já que o equilíbrio emocional está interligado com as alterações de hormônios recorrentes nesta fase.

Você poderá gostar de: Zumba: Como pode te ajudar a emagrecer no verão 2021

Mulher acima 40 anos
Mulher posando para a foto sentada no chão. Foto: Freepik

Mulher acima 40 anos:                                       Importância dos exercícios físicos depois dos 40

Mulher acima 40 anos: Os exercícios físicos são importantes em várias fases da vida e, inclusive, para mulher após os 40 anos as atividades são indispensáveis.

O corpo da mulher em movimento promove não só um bem-estar físico, mas também, ajuda a aliviar sintomas como o estresse.

Outro fator, que realça a importância dos exercícios físicos e também é relacionado ao equilíbrio emocional, são que as atividades fazem com que o corpo distribua hormônios e substâncias que geram prazer.

Os resultados de uma rotina de exercícios estão relacionados com à estimulação da circulação sanguínea, do metabolismo e promoção de energia para enfrentar o dia-a-dia.

Mulher acima 40 anos
Mulher segurando máquina fotográfica. Foto: Freepik

Alguns minutos de caminhada, alongamentos e aulas de pilates podem ser opções para a mulher que está começando a se exercitar aos 40 anos de idade.

Leia também: Quais os benefícios de produtos orgânicos para pele?

Mulher acima 40 anos: Não se esqueça da qualidade do sono

Mulher acima 40 anos: A má qualidade do sono da mulher depois dos 40 anos pode estar relaciona às doenças como diabetes, obesidade e depressão.

Portanto, o sono de qualidade é tão importante quanto cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos e cuidar da aparência.

O recomendado é a mulher durma de 7 a 9 horas por dia, desligando-se do mundo ao seu redor e das suas preocupações diárias.

No entanto, o uso de aparelhos de celular e ingestão de alimentos que não são nutritivos, podem contribuir para um sono mais leve e com menos qualidade.

Sendo assim, ao acordar pela manhã, costumam se sentir mais cansadas e indispostas, permitindo a falta de concentração e alterações de humor.

Por isso, busque dormir mais cedo, entre às 22 ou 23 horas, que é quando o nosso corpo começa a diminuir a produção de cortisol.

Mulher acima 40 anos
Mulher deitada em seu sofá. Foto: Freepik

Veja também: Estresse tóxico: O que é? Como evitá-lo e quais as consequências?

Porém, sabemos também que muitas mulheres levam uma vida muito corrida, com acúmulo de tarefas que podem prejudicar a qualidade do seu sono.

Nestes casos, uma ideia é apostar nos rituais do sono, preparando a sua mente perto do horário de dormir, excluindo, por exemplo, o hábito de mexer no celular.

Outra ideia é preparar o ambiente, excluindo fatores que interferem no seu sono, como a claridade, sons desnecessários e a alta temperatura.

Como já falamos neste texto, a menopausa é uma fase da vida da mulher aos 40 anos, que podem sentir ondas de calor pela influência dos hormônios.

Evitar as bebidas de álcool, café e adotar cuidados com a alimentação podem ser ótimas sugestões para manter o seu sono de qualidade.

De todo modo, essas foram as informações sobre como ajudar na disposição da mulher acima 40 anos.

Lembre-se sempre de priorizar o seu bem-estar, cuidar de si e manter-se ativa física e mentalmente, pois tudo isso elevará a sua qualidade de vida. Se restou alguma dúvida, ou se tiver alguma dica para compartilhar com a gente, deixe aqui nos comentários!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui