Para ser uma mulher de negócios bem-sucedida é preciso se atentar para diversas esferas da sua vida, e não apenas a forma como você tem se empenhado ao seu trabalho.

Afinal, algumas atitudes podem estar sendo tomadas da maneira errada, minando os seus resultados e lhe impedindo de seguir adiante.

Pensando nisso, fizemos este guia com conselhos importantes para mulheres empreendedoras que querem, de fato, crescer e mudar o mundo! Acompanhe.

Para ler depois: Coaching para mulheres funciona? Saiba mais!

Mulher de negócios bem-sucedida – Conselhos para se tornar uma mulher de negócios bem-sucedida

Abaixo selecionamos os melhores conselhos para que você possa se tornar uma mulher de negócios bem-sucedida e assim atingir o sucesso que você sempre sonhou. Veja abaixo:

mulher de negócios bem-sucedida
Duas mulheres atentas ao tablet. Foto: Freepik

Mulher de negócios bem-sucedida – Considere as suas ferramentas atuais e faça seu planejamento

Sempre ouvimos empreendedores e pessoas “de sucesso” falando da importância do planejamento e do plano de carreira/negócio. Porém, muitos destes empresários esquecem-se de apontar algo igualmente imprescindível: considerar as ferramentas que você tem hoje.

Por exemplo, do que adiantará você apenas assinalar, em uma agenda ou lista de desejos, o que você pretende adquirir no seu futuro se, para isso, seria necessário ter uma mudança inacessível no presente? Pois é!

É claro que isso não quer dizer que um sonho é impossível por conta da ausência das ferramentas. Porém, o que estamos querendo dizer é que você deve saber o que você tem hoje e o que pode ser feito a partir disso, para assim tomar as atitudes adequadas aos seus objetivos.

mulher de negócios bem-sucedida
Mulher de negócios com tablet e café nas mãos. Foto: Freepik

Dessa maneira, conforme você cresce, se desenvolve e adquire “novas ferramentas”, poderá traçar novos planos, metas e objetivos. Sempre pensando no que você quer para a sua vida como um todo.

  • Um adendo importante: Você não precisa deixar de sonhar alto e ter em mente um objetivo “longe”. Mas sim, é preciso viabilizar o caminho com os pés no chão, a partir do que você tem hoje.

Leia também: 23 frases motivacionais para mulheres empreendedoras

Nunca misture as suas finanças pessoais com as empresariais

Pode parecer algo óbvio para algumas pessoas, mas você sabia que muitas mulheres de negócio acabam deixando esse cuidado essencial de lado? Saiba que isso é muito perigoso!

Embora o seu empreendimento seja, de fato, seu, é preciso que você saiba exatamente qual parte do dinheiro é o seu salário e qual parte é o lucro e faturamento da empresa. Se não houver essa diferenciação, você pode acabar investindo em coisas pessoais e gastando o dinheiro do negócio que, lá na frente, fará falta.

Da mesma forma, você pode deixar de viver a sua vida pessoal apenas pautando tudo nos ganhos da empresa, com o intuito de economizar e pondo a sua vida e saúde mental em risco.

Por isso, é importantíssimo que você calcule o seu pro-labore, que significa “pelo trabalho”, em latim. Esse pro-labore será praticamente o seu salário, que será retirado dos ganhos da empresa. A partir disso, você terá o seu dinheiro para as finanças pessoais, e o restante será reinvestido e poupado para o seu negócio crescer e se solidificar.

mulher de negócios bem-sucedida
Mulher de negócios sorrindo. Foto: Freepik

Veja também: 17 maneiras de trabalhar em casa e ganhar dinheiro

Tenha um tempo para o autocuidado, a família e os estudos

Outro ponto importante na vida de uma mulher de negócios bem-sucedida é o que diz respeito à sua gestão de tempo. Isto é, não adianta querer estar 24 horas por dia colocando toda a sua energia física e mental no seu negócio e, a partir disso, esquecer-se da sua saúde, bem-estar e dos seus relacionamentos.

É preciso estruturar um equilíbrio onde você não negligencie nenhuma dessas partes, ok? Afinal, essa negligência irá gerar aumento nos níveis de estresse; sedentarismo; discussões no relacionamento e afastamento dos filhos/irmãos. Como consequência, você se sentirá sobrecarregada e tudo isso irá respingar no seu trabalho.

Por isso, lembre-se: não existe “bem-sucedida” sem uma gestão de tempo interessante. Saiba quais dias da semana você cuida de si, em que momento cuida da casa e quando deve curtir a vida com a família.

mulher de negócios bem-sucedida
Mulher empreendedora de braços cruzados em seu escritório. Foto: Freepik

Leia mais: Qual a importância da gestão de negócios? 6 dicas de como fazer

Mulher de negócios bem-sucedida – Saiba o que você realmente ama

Sim, a gente sabe que descobrir o que realmente amamos não é a coisa mais simples de se fazer. Porém, quando passamos a praticar o autoconhecimento, isso vai sendo desenvolvido aos poucos.

É importante que você fuja da ideia que diz que uma mulher de negócios bem-sucedida é aquela que simplesmente encontra algo que “dá muito lucro”. Afinal, foi-se o tempo em que ser empresário era apenas status. Hoje, ter uma empresa está intimamente relacionado com a nossa qualidade de vida. 

Por isso, saber o que realmente tem sentido para você é primordial para desenvolver um negócio frutífero e com longevidade. Sem isso, você poderá estar trabalhando apenas para cumprir tabela e conseguir o seu dinheiro no fim do mês. E, afinal, o que isso lhe diferencia de um trabalho com chefe e carteira assinada?

Sendo assim, busque conhecer os seus gostos. Estude, leia, assista, ouça podcasts, entre outras possibilidades. Esteja sempre aprendendo algo novo e abrindo a mente para pequenos detalhes da vida cotidiana. Experimente coisas novas, conheça lugares e converse com pessoas interessantes.

Assim, pouco a pouco você desenvolve seu autoconhecimento e passa a compreender o que pode ser revolucionário na sua vida. E a partir desse momento, invista nesse sonho!

Mulher de negócios bem-sucedida – Trabalhe a sua autenticidade

Lembre-se de que você não precisa seguir uma receita pronta que seja ditada por outra empreendedora. Mas sim, você pode trabalhar de acordo com a sua personalidade e o seu jeito de ser.

mulher de negócios bem-sucedida
Mulher de negócios bem-sucedida. Foto: Freepik

É claro que isso não significa não ter um planejamento coeso para o seu negócio. O que estamos querendo apontar com esse pensamento é que você deve sempre priorizar a sua personalidade e a sua autenticidade.

Nunca tente “imitar” outra empreendedora. Use-as apenas como um exemplo a ser seguido, mas jamais como um exemplo a ser copiado. Construa a sua própria história pautada nas suas verdades, desejos e objetivos. Assim, certamente você irá mais longe!

Veja também: Top 10: Motivos que levam as mulheres a empreenderem

Mulher de negócios bem-sucedida – Fuja do autossabotador chamado “perfeição”

Por fim, se você realmente deseja ser uma mulher de negócios bem-sucedida, fuja da famosa “perfeição”. Afinal, perfeição não existe e se você ficar buscando algo que não existe, nunca irá alcançá-lo, não é mesmo?

Com isso em mente, permita-se cometer erros de vez em quando. Não se cobre tanto quando algo não sair como o planejado. E lembre-se: você nunca se sentirá perfeita e 100% pronta para algo. Sempre haverá o medo. E se houver medo, vá com medo mesmo!

Bons negócios para você!

Leia mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui