Ser dona do próprio negócio é um sonho de muitas mulheres. Um caminho para alcançar essa independência profissional é por meio das franquias. Hoje, as mulheres já representam 38% do total de empreendedores do Brasil e 42% do total de franqueados em todo o país, segundo informações da Rizzo Franchise, empresa que há mais de 20 anos realiza pesquisas sobre o mercado de varejo e franquias em todo o Brasil e América Latina.
No mercado americano 22% das franquias são operadas por mulheres e só no McDonald’s elas representam 25% dos franqueados. Além disso, 74% de todos os franqueadores afirmaram que as mulheres franqueadas possuem um padrão operacional 45% maior que os franqueados homens. Prova de que elas se dão muito bem é o faturamento: as franquias lideradas por mulheres faturam cerca de 35% mais do que aquelas comandadas por homens. A Rizzo Franchise fizeram uma pesquisa para identificar a participação das mulheres nas franquias.
De acordo com a empresa, a principal razão para o sucesso feminino no setor é que as mulheres tendem a se adaptar melhor aos padrões estabelecidos pelas franquias e são mais organizadas. Franqueados que optam por funcionárias mulheres também confirmam a tese e investem nelas para o atendimento ao público. O levantamento ainda identificou os motivos para as mulheres investirem em franquias, entre eles estão: o apoio na localização para instalar o negócio, a segurança e a estabilidade para estar no mercado, além de poder trabalhar mais junto da família.
Mulheres faturam mais no próprio negócio do que os homens
Hoje, há mais de 56 mil mulheres operando franquias de diversos setores. A maioria delas têm idade entre 36 e 45 anos. E outra pesquisa da Rizzo Franchise mostrou que as franquias operadas por mulheres possuem faturamento 32% acima daquelas onde os proprietários são homens. A rentabilidade média feminina também foi maior: 28% acima da rentabilidade dos franqueados homens.
A pesquisa entrevistou 124 franqueadores (donos de grandes redes de franquias) que apresentaram o faturamento de suas unidades franqueadas dirigidas por homens e por mulheres. De acordo com os franqueadores, as mulheres franqueadas se tornam uma referência de sucesso de suas marcas, pelo fato de serem mais bem-sucedidas.
De acordo com Marcus Rizzo, especialista em Franchise e autor da pesquisa, os motivos para o grande sucesso feminino estão nas características da liderança das mulheres para os negócios. “Elas se adaptam melhor aos padrões, são mais organizadas e possuem maior estabilidade com a equipe de funcionários, gerando, assim, menor rotatividade de pessoal”, explica Rizzo.
Investigue antes de investir
Quem está procurando uma boa franquia para investir e mudar de vida deve saber que, assim como abrir o próprio negócio, ser um franqueado não é fácil, mas boa parte das dificuldades podem ser minimizadas com uma boa investigação, evitando surpresas.
A primeira questão para qualquer investidora é compreender o risco do negócio. A franquia tem os riscos minimizados por terem sido testadas com antecedência, reduzindo a possibilidade de erros. Mas é importante conhecer o sistema de franchising. Portanto, leia muito e busque o maior número de informações possíveis.
Uma outra dica é fazer uma auto-avaliação. Discuta a ideia da franquia com sua família, avalie em conjunto sua potencialidade como futuro empresário, como futuro patrão, mas também como subordinado a uma rede organizada. Até porque, não existem franquias baratas, assim multiplique os aspectos negativos de suas perspectivas por dois e divida os aspectos positivos pela metade.
Evite corretores e intermediários, lembre-se de que um franqueador que não tem capacidade para vender dificilmente terá competência para entregar o que foi vendido. É o seu investimento que está em jogo e por isso investigue pessoalmente e cuidadosamente. Em seguida, analise o mercado. Os produtos ou serviços comercializados devem ter ampla aceitação de mercado. A franquia terá uma boa performance quando o produto ou serviço possuir uma composição especial que não possibilite imitações a curto prazo.
É importante que novas tecnologias sejam utilizadas para melhorar a operação do negócio e principalmente seu desempenho. O franqueador tem que mostrar competência para garantir o nível de assistência esperado. Procure investigar o que mais influencia na eficiência do sistema e sua estruturação: a experiência do franqueador ou a necessidade de experiência do franqueado. Não deixe de conferir também se o treinamento é suficiente e se atende a sua necessidade.
Depois que decidir em qual franquia irá investir, dê total atenção ao contrato. Ele deve cobrir os pontos essenciais e prover uma adequada proteção ao franqueador. Leia com muito cuidado todos os itens do contrato. Mesmo para quem está acostumado com a linguagem jurídica é sempre bom pedir ajuda a um advogado especializado para ajudar na compreensão de cada uma das cláusulas contratuais. Lembre-se de que é o seu dinheiro que está em jogo.
Por falar em dinheiro, verifique cuidadosamente quais são os investimentos exigidos, custos, receitas e o retorno previsto. É fundamental estabelecer se o negócio tem um nível de retorno adequado e se possui a característica de ser permanente e não temporário ou sazonal, possibilitando um relacionamento de longo tempo.
Para finalizar, observe que uma das características mais importantes que diferenciam a franquia é que alguém já fez antes. Sua investigação não estará completa se você não conversar com franqueados, e por isso escolha pelo menos quatro de cada franquia que você esteja analisando. Dois deles devem ser novos, com menos de seis meses no negócio e os outros mais experientes com mais de dois anos operando a franquia.
Verifique todos os pontos investigados com cada um dos franqueados, eles lhe darão valiosas informações de dentro da franquia e especialmente sobre o negócio e o franqueador. No mais, vá em frente de encontro ao sucesso!