Quem já passou pela adolescência ou, ainda está nela, com certeza deve ter tido, ao menos uma vez, acne, também conhecidas como comedões. As espinhas podem aparecer e causar bastante dor. Existem graus diferentes de acne, desde a mais leve até a mais grave que pode deixar cicatrizes e marcas no rosto.
Leia também nosso artigo sobre como evitar a acne.
A nossa pele é cheia de pequenos poros e por eles, saem uma pequena quantidade de óleo. Esse óleo ajuda a proteger a nossa pele de agentes agressores como só raios do sol, poeira e outros males externos. Quando esses poros são tamponados por uma série de agentes como sujeira, há acúmulo de substâncias e até mesmo infecção, causando pus no local.
Quando as acnes costumam aparecer?
A adolescência é o período mais comum de aparecer acnes, porém existem outros momentos em que elas podem aparecer, mesmo que temporariamente. Nas mulheres, é muito comum que as espinhas apareçam no período menstrual, com o uso de alguns tipos de anticoncepcionais como, por exemplo, os injetáveis ou na síndrome do ovário policístico. Já para os homens, uma grande taxa de testosterona pode agravar o problema.
Os melhores tratamentos estéticos para acne
Peelings
Existem vários tipos de peeling: o químico, o físico, o biológico, o enzimático e outros. O físico e o químico são os mais comuns e no geral, todos eles possuem a mesma função: retirar uma camada externa da pele para que uma nova possa crescer. Ela se desenvolve com maior brilho e firmeza devido à produção de colágeno que acontece.
Laser
O laser é uma técnica que promove o aquecimento da área tratada. Esse aumento na temperatura aumenta a velocidade da corrente sanguínea e assim, leva mais oxigênio e outros nutrientes para o local. Além disso, também reduz a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. A síntese de colágeno aumentará o que reduzirá a formação das cicatrizes.
Argila
Todos os tipos de argila, seja ela de qual cor for, tem um poder anti-inflamatório e cicatrizante. Duas características essenciais no tratamento de pessoas com problemas de acne.
Outros tipos de tratamento para acne
Existem diversos medicamentos orais e que devem ser receitados pelo seu dermatologista, que podem ajudar no tratamento. Um remédio bastante comum é o Roacutan que tem como agente principal a isotretinoína. É uma substância utilizada em casos muito graves e quando nenhuma outra conseguiu fazer efeito. Devido aos seus vários efeitos colaterais graves como úlcera, ele deve ser receitado com muita cautela.
Além das medicações, é possível também contar com os sabonetes específicos para acne. Normalmente, eles servem para fazer a limpeza da pele e retiram o sebo que foi produzido em excesso. Esses cosméticos são indicados apenas para casos leves e é preciso dosar o uso já que pode ocorrer o efeito inverso: você retira muito óleo e o organismo começa a produzir muito mais como um mecanismo de defesa.