Manter os cuidados com os pés não é apenas uma questão de vaidade, são eles que sustentam todo o peso corporal, garantem a nossa movimentação e nos mantem em equilíbrio. Por essa razão, são responsáveis pelo nosso bem-estar geral e qualidade de vida.

Considerando que cada parte do corpo tem sua importância, dar atenção a esta região composta por 26 ossos, que é a nossa base, vai fazer você se sentir bem e evitar o risco de lesões, fungos e outros transtornos.

Os pés são expostos diariamente a uma intensa sobrecarga, tanto em movimento, como parados. Por isso, a importância de cuidar deles com frequência, incorporando hábitos saudáveis como prevenção. Afinal, prevenir sempre é melhor do que remediar.

Para adotar alguns cuidados com os pés, que incluem as unhas e a pele, você não precisa de muita coisa e nem muito tempo, a não ser para escolha do calçado ideal que é tão importante quanto.

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Mulher cortando as unhas dos pés. Foto: Freepik.

Principais cuidados com os pés no dia a dia

  1. Atenção ás unhas

Em relação às unhas, evite cortá-las muito curtas e arredondadas, porque isso pode permitir que a sujeira e outros micro-organismos patogênicos fiquem entre e unha e a pele, causando doenças. Procure manter as unhas quadradas, de preferência com a lixa e na direção natural das unhas.

Outro ponto importante nos cuidados com os pés a se evitar é tirar demais os cantinhos para não vir a encravar ou infeccionar.

Além disso, vale prestar atenção na cutícula. Ela protege a unha e é também responsável por evitar a entrada de micro-oeganismos. Por isso, evite tirá-la por completo, o mais indicado é apenas empurrá-la com uma espátula.

Se você costuma ir a manicures ou podólogos, certifique-se que os instrumentos como alicate, cortador de unhas, etc, estão devidamente esterilizados.

Após o corte e a higienização, os cuidados com os pés devem incluir a hidratação de unhas e cutículas. Para esse processo você pode utilizar óleos vegetais naturais ou produtos específicos como fortalecedores de cutículas, por exemplo.

Procure também deixar as unhas sem esmaltes ou base por alguns dias, para que possam respirar. O uso constante do produto químico pode ocasionar aparecimento de manchas esbranquiçadas, criando um ambiente favorável ao aparecimento de fungos.

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Pé bonito com unhas e cutículas bem cuidadas. Foto: Freepik.
  1. Cuidados com a higienização

Semanalmente faça uma esfoliação para remover as células mortas e promover a renovação da pele. Para isso você pode usar óleo de amêndoas com açúcar ou então buscar produtos específicos para os cuidados com os pés em farmácias e perfumarias.

A esfoliação vai ajudar a manter o aspecto lisinho e agradável ao toque, mas ela deve ser leve para evitar que a pele fique fina demais, vindo a causar lesões, como bolhas.

Evite lixar os pés, pois esta pode ser a porta de entrada para fungos e bactérias. Se for realmente necessário, use a pedra-pomes a cada quinze dias após deixar os pés de molho por alguns minutos e aplique gentilmente, enxaguando e mantendo o próximo passo, a hidratação, em dia. Você também pode realizar a esfoliação e lixar os pés durante o banho, já que o calor facilita o processo.

Uma dica para se livrar do temido chulé é utilizar talcos ou desodorantes para os cuidados com os pés. Eles são considerados ótimos aliados no combate ao mau cheiro, eficientes para manter a região fresca e com a produção de suor controlada.

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Produto para esfoliar os pés. Foto: Freepik.
  1. Mantenha os pés hidratados

Antes de hidratar os pés com cremes adequados, lave os pés com sabão para eliminar as bactérias e enxágue bem toda a região, principalmente entre os dedos. Na hora de passar o creme, evite passá-lo no meio dos dedos, já que é um lugar propício para o surgimento de fungos e micoses.

Para hidratação, invista nos produtos adequados para as suas necessidades, para assim obter melhores resultados. Se a sua pele é seca, aposte em hidratantes mais concentrados. Já se a sua pele for mista ou oleosa, cremes com fórmula não oleosa vão ajudar na absorção e restauração. Normalmente produtos que contenham glicerina e/ou manteiga de karité na fórmula costumam ser bem eficazes.

O momento ideal para esses cuidados com os pés é sempre que sair do banho, pois os poros estão dilatados, o que facilita o absorvimento dos compostos na pele. Quando for tomar banho em hotéis, piscinas ou clubes, por exemplo, lembre-se sempre se usar chinelos.

Neste momento de cuidados com os pés inclua uma massagem na sola e planta dos pés, e se possível, após aplicar o hidratante, tire um momento para colocar os pés para cima, com uma almofada, por exemplo. Isso melhora a circulação sanguínea, diminui o inchaço e o cansaço após um dia atarefado, além de trazer efeitos muito positivos para o resto do corpo. O relaxamento ajuda a combater o estresse e ansiedade, a insônia e regula o humor.

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Mulher massageando os próprios pés. Foto: Freepik.
  1. Escolha bem os calçados

Além de todos os cuidados com os pés já citados, a qualidade dos calçados que você usa, influencia diretamente na saúde dos seus pés. Por isso, a escolha dos sapatos, tanto para sair como para ficar em casa, devem ser considerados.

No verão, prefira modelos mais abertos como rasteirinhas e chinelos, que permitem uma maior respiração dos pés, evitando suores e odores indesejados. Já no inverno, opte por calçados que mantem os pés aquecidos e que sejam cômodos durante todo o dia.

O modelo de calçado adequado vai amortecer os impactos e proporcionar maior conforto, evitando machucados, esporões, joanetes, dores nas costas, entre outros problemas de articulação.

Antes de optar pelo calçado da moda, avalie o conforto e características como tamanho, a largura condizente com o tamanho do pé que permite a liberdade dos dedos, material e acabamentos externos e internos que permitem a transpiração, sustentação para o calcanhar, sistema de amortecimento de impactos e se as solas são macias. As solas rígidas devem ser evitadas, principalmente se você passa muitas horas em pé durante o dia, pois ela impede o movimento natural dos pés.

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Mulher opta por calçar sandália aberta e confortável, enquanto do lado esquerdo está uma bota e do outro lado um tênis. Foto: Freepik.

Para as mulheres que gostam de usar saltos altos, o mais indicado é optar pelos de bicos mais largos e plataformas, que não apertem os dedos.

Depois de usar os calçados deixe, pelo menos, duas horas em local arejado e aberto. Evite secá-los atrás da geladeira ou em fornos, pois isso pode ressecar o material, estragar o sapato e prejudicar a sua saúde. Também é importante trocar as meias diariamente.

Se for preciso, adote o uso de palmilhas ortopédicas e/ou opte por calçados magnéticos, que enriquecidos com imãs e magnetos, relaxam os músculos e aliviam tensões e dores no corpo.

Evite emprestar calçados para outras pessoas, afinal, você não sabe como são os cuidados com os pés dessa pessoa.

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Mulher realizando cuidados com os pés. Foto: Freepik.

Ao lavar os pés todos os dias, olhe para ele com atenção, como você examina o seu rosto diariamente. É importante observar o surgimento de manchas, cortes, calos, bolhas, feridas ou infecções, pois eles podem representar sinal de alerta.

Ao notar alguma lesão ou anormalidade, o mais adequado é consultar um podólogo. Em caso de dores constantes, procure auxílio de um médico ortopedista, para uma avaliação mais completa de músculos, ossos, ligamentos e articulações.

Além de todos esses cuidados com os pés, procure realizar alongamentos na sua rotina, para prevenir desgastes e aliviar tensões.

Dedique-se a este momento de autocuidado, pense que quanto mais você cultivar cuidados com os pés, mais saudável e disposto ele estará para as aventuras do dia a dia.

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