NadaFrágil.com.br

Parto normal: Mitos e verdades


Milena Costa

O parto normal é algo que costuma assustar muitas mulheres. É compreensível, alguns mitos parecem piorar a situação. E não é só isso, na tentativa de evitar que as jovens engravidassem gerações anteriores fizeram questão de disseminar ideias horríveis sobre o parto para assustar as meninas.

Nesse artigo queremos falar sobre o parto normal, desmistificar algumas ideias. E falar um pouco sobre como de fato funciona. É importante perceber que você pode fazer o parto normal com tranquilidade.

Nomes de bebês

Parto normal demora mais

Verdade! Enquanto uma cesária dura de uma a duas horas, o parto normal da primeira gestação pode chegar a 12 horas. Isso contado todo o trabalho de parto, desde que a bolsa estoura e a mulher entra em trabalho de parto

Mulheres com quadris largos tem mais facilidade

Mito! Isso é um mito, pois nem sempre os quadris largos querem dizer que a bacia é larga. E o que conta é a parte interna. Então se a mulher tiver a parte interna mais larga então sim ela pode ter facilidade no parto normal. Caso contrário, é só mito.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dieta saudável para o período de amamentação

Mulheres se recuperam melhor de parto normal

Parto normal

Verdade! A mulher consegue voltar a andar e fazer tudo mais cedo após um parto normal do que na cesária. Até mesmo o peso adquirido é perdido mais rápido com o parto normal. Os órgãos não foram mexidos e o corpo não foi aberto no parto normal como na cesária. Afinal é uma cirurgia e implica mais limitações.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o que fazer antes de ter um bebê

Leite desce mais rápido com parto normal

Verdade! Geralmente é o que acontece. O fato de entrar em trabalho de parto e o corpo da mulher reconhecer que aconteceu o parto ajuda. Afinal a estimulação da lactação também tem a ver com uma questão hormonal.

Mães de parto normal demoram mais a retomar a vida sexual

Mito! A ideia de que o parto normal alarga a vagina e atrapalha a vida sexual da mulher após o nascimento do bebê é um mito. A quarentena após o parto tem a ver com qualquer tipo de parto para evitar infecções e não a ver com o tipo de parto. No geral as mulheres se recuperam bem e podem voltar a sua vida sexual sem nenhum problema após a quarentena.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como o bom relacionamento com os pais ajuda na saúde da criança

Exercícios na gestação ajudam

Parto normal

Verdade! Os exercícios durante a gestação podem ajudar a fortalecer a musculatura da mulher e deixa-la mais forte para o momento do parto. Mas é muito importante que a mulher procure a orientação médica. Nada de sair pegando pesado na academia se você era sedentária antes. É muito importante seguir as recomendações médicas e de preferência pedir ajuda de um personal trainer.

Parto normal dói muito

Depende! Depende até mesmo do fato psicológico, por mais que seja uma situação que pode doer, o medo excessivo pode piorar tudo. O fator dor também varia de acordo com cada mulher, por isso se exercitar antes e durante a gravidez é bom, pois mantem o corpo mais resistente. Mas também é importante procurar acompanhamento psicológico para a gravidez, esse momento é muito importante e tudo bem precisar de ajuda para lidar com o medo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre os benefícios da amamentação para as mães

Episiotomia sempre acontece em partos normais

Dia do parto

Mito! O exercício físico, por exemplo, é algo que pode ajudar a evitar a episiotomia. Para quem não sabe esse é aquele corte feito para aumentar o canal vaginal e facilitar o parto. Já é considerado violência e infelizmente alguns médicos fazem por falta de paciência.

Mas ao contrário do que dizem, não é feito sempre e você pode deixar claro que não permite essa prática com você. Conversando com o médico antes sobre as possibilidades e práticas que prefere.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *