O período fértil é o espaço de tempo do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar. Portanto é importante o acompanhamento, tanto para mulheres que desejam engravidar quanto para as que querem evitar uma gravidez.

Caso você esteja querendo engravidar, saber o dia e o período fértil vai ajudar bastante no processo!

Neste post você vai aprender a calcular a famosa tabelinha e entender como funciona o ciclo menstrual feminino, mas lembre-se que ela não é um método contraceptivo.

Para quem não quer engravidar, essas contas não são aconselhadas. Nesses casos, converse com o seu médico sobre o método contraceptivo mais indicado para você.

período fértil como calcular
Mulher lendo livro na cama – Foto: Freepik

Como calcular o período fértil com ciclo regular

O ciclo menstrual pode variar a cada mês, mas se ele dura normalmente entre 25 e 30 dias é considerado um ciclo regular.

Dessa forma, basta contar 14 dias após a menstruação, incluindo o primeiro dia. Esse será o dia mais fértil, o dia da ovulação!

Já o período fértil considera três dias antes e três dias depois dessa data.

Se houver a fecundação, ou seja, se o espermatozoide encontrar com o óvulo no 14º dia, muito provavelmente haverá uma gravidez. Caso isso não aconteça, a mulher fica novamente menstruada.

Por exemplo, a menstruação desceu no dia 5 (contando 14 dias inclusive o dia 5), então dia 18 será o dia da ovulação, mas o período fértil inclui os três dias antes e depois, logo os dias mais férteis são: 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21.

calendário período fértil menstrual como calcular
Calendário com desenho de coração – Foto: Freepik

Como calcular o período fértil com o ciclo irregular

Mulheres com ciclos irregulares, que variam muito de um mês para o outro, também conseguem calcular seu período menstrual. Porém como os cálculos são menos precisos, é recomendado avaliar por um período maior, de um ano, e junto a um médico ginecologista.

Nesse período, será anotado o primeiro dia de cada menstruação e o mais importante é contar os dias entre uma menstruação e outra.

Por exemplo, em janeiro a menstruação desceu dia 2 e o próximo ciclo foi no fim do mesmo mês, no dia 24. No mês de fevereiro desceu no dia 19. Então o intervalo entre o primeiro e o segundo ciclo foram de 23 dias, enquanto o segundo foram 27 dias.

No final do ano todo será subtraído 18 ao mês em que o período foi mais curto e 11 do período mais longo.

Supondo que o período mais curto tenha sido 21 dias e o mais longo 28:

21 – 18 = 3

28 – 11 = 17

Este será o período fértil: entre o dia 3 e o dia 17!

Outra forma de calcular, sem fazer todas essas contas, é comprar um teste de ovulação na farmácia para saber qual é o seu período mais fértil todos os meses.

teste de ovulação período fértil gravidez
Mulher com teste de gravidez na mão – Foto: Freepik

Período fértil de quem toma anticoncepcional

Para quem toma anticoncepcional não existe período fértil, porque não tem ovulação, mas é possível engravidar mesmo assim caso você esqueça de tomar a pílula, se tomar algum medicamento que diminui o efeito dela como antibióticos ou em casos de vômitos ou diarreia até duas horas após tomar a pílula.

período fértil anticoncepcional contraceptivo menstruação gravidez
Mulher com cartela de anticoncepcional na mão – Foto: Freepik

Sintomas do período fértil

Por ser um período em que o útero e todo o corpo da mulher se prepara para a fecundação, os hormônios femininos ficam a flor da pele!

As mudanças no organismo durante o período menstrual são sentidas de formas diferentes em cada mulher. Entre os sinais que o corpo dá estão:

  1. Sentir-se mais animada
  2. Pequeno aumento da temperatura corporal basal (ao acordar)
  3. Corrimento vaginal leve, claro, transparente e fino, semelhante a uma clara de ovo
  4. Discreta perda de sangue vaginal
  5. Dor leve na região pélvica e do abdômen
  6. Aumento do apetite e libido
  7. Olfato fica mais sensível
  8. Sensação de gases na barriga
  9. Aumento da sensibilidade nas mamas
período fértil mulher dor na barriga sintomas
Mulher com a mão na barriga – Foto: Freepik

Qual a chance de engravidar depois da menstruação?

A probabilidade de engravidar depois da menstruação é muito baixa, pois o útero não está preparado para receber o óvulo fecundado.

No entanto, o espermatozoide é capaz de sobreviver por até cinco dias, o que significa que dá para engravidar mesmo fora do período fértil.

Conhecer o próprio corpo é um encontro mais profundo consigo mesma!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui