O período fértil é o espaço de tempo do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar. Portanto é importante o acompanhamento, tanto para mulheres que desejam engravidar quanto para as que querem evitar uma gravidez.
Caso você esteja querendo engravidar, saber o dia e o período fértil vai ajudar bastante no processo!
Neste post você vai aprender a calcular a famosa tabelinha e entender como funciona o ciclo menstrual feminino, mas lembre-se que ela não é um método contraceptivo.
Para quem não quer engravidar, essas contas não são aconselhadas. Nesses casos, converse com o seu médico sobre o método contraceptivo mais indicado para você.
Índice
Como calcular o período fértil com ciclo regular
O ciclo menstrual pode variar a cada mês, mas se ele dura normalmente entre 25 e 30 dias é considerado um ciclo regular.
Dessa forma, basta contar 14 dias após a menstruação, incluindo o primeiro dia. Esse será o dia mais fértil, o dia da ovulação!
Já o período fértil considera três dias antes e três dias depois dessa data.
Se houver a fecundação, ou seja, se o espermatozoide encontrar com o óvulo no 14º dia, muito provavelmente haverá uma gravidez. Caso isso não aconteça, a mulher fica novamente menstruada.
Por exemplo, a menstruação desceu no dia 5 (contando 14 dias inclusive o dia 5), então dia 18 será o dia da ovulação, mas o período fértil inclui os três dias antes e depois, logo os dias mais férteis são: 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21.
Como calcular o período fértil com o ciclo irregular
Mulheres com ciclos irregulares, que variam muito de um mês para o outro, também conseguem calcular seu período menstrual. Porém como os cálculos são menos precisos, é recomendado avaliar por um período maior, de um ano, e junto a um médico ginecologista.
Nesse período, será anotado o primeiro dia de cada menstruação e o mais importante é contar os dias entre uma menstruação e outra.
Por exemplo, em janeiro a menstruação desceu dia 2 e o próximo ciclo foi no fim do mesmo mês, no dia 24. No mês de fevereiro desceu no dia 19. Então o intervalo entre o primeiro e o segundo ciclo foram de 23 dias, enquanto o segundo foram 27 dias.
No final do ano todo será subtraído 18 ao mês em que o período foi mais curto e 11 do período mais longo.
Supondo que o período mais curto tenha sido 21 dias e o mais longo 28:
21 – 18 = 3
28 – 11 = 17
Este será o período fértil: entre o dia 3 e o dia 17!
Outra forma de calcular, sem fazer todas essas contas, é comprar um teste de ovulação na farmácia para saber qual é o seu período mais fértil todos os meses.
Período fértil de quem toma anticoncepcional
Para quem toma anticoncepcional não existe período fértil, porque não tem ovulação, mas é possível engravidar mesmo assim caso você esqueça de tomar a pílula, se tomar algum medicamento que diminui o efeito dela como antibióticos ou em casos de vômitos ou diarreia até duas horas após tomar a pílula.
Sintomas do período fértil
Por ser um período em que o útero e todo o corpo da mulher se prepara para a fecundação, os hormônios femininos ficam a flor da pele!
As mudanças no organismo durante o período menstrual são sentidas de formas diferentes em cada mulher. Entre os sinais que o corpo dá estão:
- Sentir-se mais animada
- Pequeno aumento da temperatura corporal basal (ao acordar)
- Corrimento vaginal leve, claro, transparente e fino, semelhante a uma clara de ovo
- Discreta perda de sangue vaginal
- Dor leve na região pélvica e do abdômen
- Aumento do apetite e libido
- Olfato fica mais sensível
- Sensação de gases na barriga
- Aumento da sensibilidade nas mamas
Qual a chance de engravidar depois da menstruação?
A probabilidade de engravidar depois da menstruação é muito baixa, pois o útero não está preparado para receber o óvulo fecundado.
No entanto, o espermatozoide é capaz de sobreviver por até cinco dias, o que significa que dá para engravidar mesmo fora do período fértil.
Conhecer o próprio corpo é um encontro mais profundo consigo mesma!