O piercing na orelha é uma das práticas de modificação corporal ou body art de maior aceitação atualmente, e circula nos corpos de pessoas de todas as idades e diversos estilos de vida, famosos ou anônimos.

A modificação corporal (body modification) é definida como a alteração deliberada e permanente do corpo humano por razões não médicas. Em algumas sociedades, ela é apenas uma tendência de moda ou uma expressão puramente artística através do corpo.

Em muitas outras sociedades, ela é uma expressão cultural de forte impacto e tradicional. Ela tem a ver com o conceito de status social, poder e padrões estéticos estabelecidos que, por sua vez, variam enormemente de uma cultura para outra, de um povo para outro, de uma geração para outra.

piercing na orelha
Menina com piercing na orelha. Foto: Freepik

É o caso dos Mursi (uma tribo com cerca de nove mil pessoas localizada em Debub Omo, na Etiópia), que costumam cortar o lábio inferior e a orelha para incrustar um disco de argila, com ornamentos. O disco simboliza beleza e poder. Portanto, quanto maior, mais rica e bonita é a noiva (o dote que a família da noiva pode pagar ao noivo).

Os Surma ou Suri (Etiópia) também praticam a mesma modificação corporal como símbolo de beleza e poder. Os homens usam o disco alargador somente na orelha.

Celebridades como Fergie, Gwyneth Paltrow, Kate Moss, Scarlet Johanson, Mark Salling, Christina Aguillera, Rihanna, Tommy Lee, Miley Cyrus, Travie McCoy, Zoe Saldana, Byoncé, Cameron Diaz, Kirsten Dunst, Charlize Theron, Kate Beckinsale, Christina Ricci, Emma Stone, Jennifer Lopez, Jessica Alba, Joss Stone, Julia Stiles, Megan Fox, Nikki Reed, Selena Gomez, Lady Gaga, Taryn Manning, Uma Thurman e Colin Farrel são os principai responsáveis pela popularização do uso de piercings na orelha e em outras partes do corpo, de todos os tamanhos e estilos.

  Guia Definitivo da Escova Progressiva

Como e onde fazer um Piercing

Se você desejar usar um piercing (alargador de orelha ou alargador de Lóbulo), preste atenção a algumas recomendações importantes.

Primeiro, é preciso escolher o método mais adequado para o que você deseja. Um dos métodos mais popular é justamente a colocação de Pinos de Inserção. O recomendado é que esse seja feito de aço cirúrgico.

Para alargar o lóbulo da orelha de modo progressivo, com o método dos pinos de inserção, você precisará ter – ou fazer em um Body Piercer profissional – as orelhas corretamente perfuradas na posição ideal (no centro do lóbulo), de modo que possibilite o processo de alargamento nas dimensões desejadas, sem correr o risco de romper os lóbulos.

Portanto, em alguns casos, um furo já feito para um brinco, por exemplo, não necessariamente servirá para colocar um piercing. Um alargador bem feito poderá alcançar até 25mm ou mais. Mas já sabemos que muita gente usa alargadores de todos os tamanhos e que eles são bastante comuns entre povos originários, como os Mursi e os Surma (na Etiopia), os Waurá, Botocudo, Caiapó e Pataxó (no Brasil) .

O passo seguinte é a introdução de um Pino de Inserção no orifício do lóbulo. Os pinos são peças metálicas feitas em aço cirúrgico, compostos de duas peças, sendo uma das partes em formato cônico, que fará o alargamento progressivo do lóbulo. A outra parte é um encaixe, ficando na parte posterior da orelha, para sustentar o pino, tal como se fosse um brinco.

piercing na orelha
Profissional aplicando piercing na orelha. Foto: Freepik

O pino é o responsável pelo trabalho de forçar a elasticidade da pele, alargando gradativamente a dimensão do furo no lóbulo. Eles são encontrados à venda no comércio em kits com peças que vão de 01mm até 20mm. O recomendado é iniciar o processo de alargamento com pinos com a largura entre 01 mm ou 02 mm. Em alguns casos, é preciso ir alternando vários pinos de tamanho diferentes, até o tamanho que se deseja para o orifício.

  Dicas de Como Cuidar do Cabelo Cacheado

O processo de cicatrização de um alargamento básico da orelha leva, em media de 6 a 8 semanas, se for o furo estiver no lóbulo; e de dois meses a um ano, se for feito na cartilagem da orelha.

Neste período, é preciso higienizar constantemente o local onde foi inserido o alargador de orelha ou a jóia, com sabonete líquido antisséptico e anti-inflamatórios adequados, evitando-se a proliferação de fungos e bactérias, para evitar que o pino de inserção utilizado grude na pele, durante a cicatrização, é preciso movimentá-lo periodicamente.

Profissionais e Estúdios Especializados em Piercing

Só faça a perfuração e inserção do piercing de orelhas em estúdios de piercings e body piercer profissionalizados e que tenham autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, para evitar quelóide (uma cicatriz que se projeta além da superfície da pele), ruptura ou mesmo infecção no lóbulo e qualquer outra complicação estética e de saúde.

O body piercer é quem faz todo o trabalho de perfuração da orelha e colocação do alargador, portanto, ele deve ser responsável também pelo acompanhamento do seu processo de cicatrização, estando disponível para esclarecer suas dúvidas e lhe dar orientações necessárias que evitem maiores problemas com o piercing e a orelha.

Também é preciso saber que o Body Piercer não tem autorização para usar anestésicos durante ou após qualquer trabalho de body art, nem prescrever nenhum tipo de medicamento, com pena prevista em lei.

Também consulte algum profissional de auriculoterapia (uma especialidade da acupuntura) antes de decidir em que parte da orelha será perfurada e instalado o piercing. A recomendação é devido ao fato de que a orelha humana, segundo essa ciência, é um nada menos que um microssistema completo, um holograma do corpo, no qual cada área da orelha corresponde a uma terminação do resto do corpo (aos demais órgãos). Logo, qualquer alteração feita na orelha poderá interferir no funcionamento de nosso organismo, positiva ou negativamente.

  Veja como funciona o Bronzeamento a Jato

Basicamente, pode-se definir a Auriculoterapia como ramo da medicina alternativa que se ocupa do diagnóstico e tratamento de enfermidades em qualquer parte do corpo através da estimulação de pontos energéticos específicos encontrados no pavilhão auricular para obter um resultado terapêutico.

Separei mais esses conteúdos para você:

5 COMENTÁRIOS

  1. Gente, gostaria de saber onde posso encontrar piercing parecido com o da penúltima foto que está entre a tartaruga e o simbolo de peace em love….obrigada, beijos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui