Planejar seu casamento na pandemia pode parecer um verdadeiro desafio e, convenhamos, realmente é.

Lidar com todas as mudanças, tomar as medidas cabíveis de proteção e garantir que tudo flua da melhor forma, pode parecer algo impossível e impraticável. Porém, não é bem assim que funciona.

Se você se atentar para os passos essenciais e que garantem bons resultados lá na frente, certamente você conseguirá ter uma experiência muito mais positiva e satisfatória. Quer saber como? Então acompanhe o nosso conteúdo de hoje!

Para ler mais tarde: Vestido Casamento Civil – Estilo marcante para um dia inesquecível

planejar seu casamento na pandemia
Casamento durante a pandemia. Foto: Freepik

10 passos para você planejar seu casamento na pandemia

Abaixo elencamos 10 passos para você planejar seu casamento na pandemia da melhor maneira possível. Veja:

Planejar seu casamento na pandemia: Considere uma lista de convidados reduzida

O primeiro ponto que devemos considerar é a quantidade de convidados. Afinal, é fato que grandes aglomerações só trarão prejuízos para a saúde no médio e longo prazo. E, dessa forma, para quê correr este risco, não é mesmo?

Portanto, prefira uma lista de convidados que seja reduzida, a fim de evitar que muitas pessoas fiquem no mesmo ambiente, por muito tempo. E vale salientar que quando falamos de lista reduzida, estamos falando de realmente reduzida.

Isto é, não adianta “riscar” uma ou duas pessoas. É preciso prezar pela pequena quantidade de convidados. Portanto, foque em familiares e pessoas que realmente façam parte da rotina do casal.

planejar seu casamento na pandemia
Sessão de casamento durante a pandemia. Foto: Freepik

Escolha um local que seja ao ar livre (que tal o quintal de casa?)

O ambiente da festa precisa ser ao ar livre, afinal, assim a circulação de ar será muito maior e as chances de contaminação diminuem.

Sendo assim, que tal apostar no quintal de casa para fazer um casamento mais discreto e intimista? Além de ser carregado de muitos símbolos sobre o casal, é ainda um ambiente confortável e super bonito para produzir um momento incrível!

Tudo isso gerando mais conforto e segurança ao ar livre.

Veja também: Decoração de casamento simples: saiba como fazer

Divida as mesas por família e mantenha-as bem separadas

Uma estratégia que pode lhe ajudar a planejar seu casamento na pandemia é dividindo as mesas de acordo com as famílias.

Isto é, ao invés de deixar as crianças com as crianças, por exemplo, faça com que cada mesa seja responsável por acomodar um núcleo familiar.

planejar seu casamento na pandemia
Casal de noivos posando para a foto com máscara de proteção. Foto: Freepik

Além disso, procure deixar as mesas bem espaçadas, para que o contato entre os grupos seja relativamente maior.

Essas medidas farão com que você não “misture” tanto os grupos familiares, diminuindo os riscos de que a contaminação (caso haja) passe de uma família para outra.

Escolha fornecedores que estejam adequados às novas regras

Na hora de planejar seu casamento na pandemia, verifique se os fornecedores escolhidos estão seguindo as regras estabelecidas pelos órgãos de saúde, de uma maneira eficiente. Vale conversar com os profissionais e até mesmo visitar o local para verificar se todos os funcionários possuem uma postura de cuidado adequada.

Isso aumentará a segurança na hora de oferecer conforto para os seus convidados.

Lembre-se ainda de solicitar um número reduzido de profissionais, para não provocar aglomeração neste sentido.

planejar seu casamento na pandemia
Representação de casal de noivos com máscara. Foto: Freepik

Invista em um bom serviço de vídeo e fotografia

Como nem todas as pessoas poderão comparecer ao casamento, que tal investir em um bom serviço de vídeo e fotografia? Assim, será possível transparecer um pouquinho desse dia para as pessoas que não puderam comparecer.

Dessa maneira, esse é um dos pontos que deve ter prioridade na hora de planejar seu casamento na pandemia. Converse com profissionais (virtualmente, de preferência!) e veja quais inovações ou formas de tornar o dia memorável cada um dos fotógrafos oferece para você.

Planejar seu casamento na pandemia: Siga todos os protocolos de segurança

Não é de hoje que sabemos o quanto os protocolos de segurança são indispensáveis. Apesar de isso não significar uma proteção plena, todo cuidado é bem-vindo e, no caso da Covid-19, é pouco.

Por isso, não hesite na hora de disponibilizar muito álcool em gel durante toda a festa, e sempre incentive que os seus convidados lavem as mãos com bastante frequência.

Conte com uma equipe de assessoria que possa lhe ajudar a controlar as coisas nesse sentido. Por exemplo, por mais desconfortável que possa parecer, peça para que seja chamada a atenção (de maneira discreta) de quem estiver sem máscara fora do momento de fotos e alimentação.

planejar seu casamento na pandemia
Casal de noivos tirando a máscara de proteção. Foto: Freepik

Acredite, estes pequenos cuidados poderão impactar – e muito! – na segurança de todos.

Atenção ao buffet: a exposição deve ser mínima

Quando o assunto é o buffet da festa, tenha o cuidado de não expor a comida a todos os convidados, de maneira indiscriminada.

Aqui, talvez seja mais apropriado trabalhar com pratos prontos, ao invés de servir o buffet livre, por exemplo. Afinal, quando as pessoas vão se servir elas podem espirrar, falar, tossir ou até mesmo pegar nos mesmos talheres sem higienizar a mão adequadamente.

Esse tipo de contato pode fazer com que todos fiquem contaminados, caso uma pessoa não tome os cuidados necessários na hora de se servir. Portanto, atente-se para isso e escolha algo que não coloque os seus convidados em risco!

Planeje formas seguras de confraternizar com os convidados

Na hora de planejar seu casamento na pandemia, lembre-se que o momento de parabenizar o casal e cumprimentar os convidados deve ser evitado ao máximo. Isto é, fuja daquela formalidade que envolve abraços e apertos de mão. O contato físico, nesse caso, deve ser evitado em qualquer circunstância!

Sendo assim, comece a pensar em formas diferentes de agradecer e cumprimentar os seus convidados. Vale, por exemplo, escrever uma carta de próprio punho e entregar… Ou presentear o convidado com uma lembrancinha logo na chegada.

O “parabéns” pode ser recebido a distância: não precisa de contato físico para que palavras bonitas sejam ditas, não é mesmo? Use a sua criatividade!

planejar seu casamento na pandemia
Cerimônia de casamento durante a pandemia. Foto: Freepik

Planejar seu casamento na pandemia: Crie um site de casamento e faça a transmissão ao vivo

Planejar seu casamento na pandemia requer pensar em novas maneiras de incluir na festa as pessoas que são do grupo de risco, como avós e doentes crônicos.

Dessa forma, uma maneira de tornar o momento mais propício para que estes também participem é criando um site de casamento com muitas fotos, informações e fazendo uma transmissão ao vivo, seja no Facebook, Instagram ou no YouTube, por exemplo.

Aproxime-se das pessoas que não podem comparecer usando a tecnologia ao favor de vocês!

Planejar seu casamento na pandemia:A viagem de lua de mel deve ser adiada

Lembre-se que na hora de planejar seu casamento na pandemia é preciso estar ciente que a viagem de lua de mel deverá ser adiada.

Ou seja, deixe para comemorar este momento a dois quando tudo melhorar e quando tivermos vacina para todos os vulneráveis. Assim, certamente você conseguirá aproveitar muito mais este momento do casal.

Respeite o tempo que estamos vivendo, aja com responsabilidade e garanta a sua saúde e a de todos em sua volta. Bom casamento!

Separamos outros conteúdos relacionados:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui