Manter a produtividade na pandemia tem sido um verdadeiro desafio. Mudanças bruscas nas rotinas fizeram com que todo mundo ficasse um pouco “perdido” diante do que chamamos, atualmente, de “novo normal”.

Dessa forma, fomos empurrados para uma nova maneira de nos adaptarmos ao mundo dos negócios. E assim, muitas dúvidas podem surgir e até mesmo o desejo de não fazer nada surge de maneira recorrente.

Como mudar esta situação? Como melhorar o desempenho no home office? Veja as nossas dicas no post de hoje!

Para ler mais tarde: 5 Técnicas para manter o foco nas suas atividades

Como garantir a produtividade na pandemia?

Entenda como você pode garantir a produtividade na pandemia e assim ter bons resultados no seu trabalho em casa. Veja todas as nossas dicas e comece a pôr em prática hoje mesmo.

produtividade na pandemia
Mulher empreendedora trabalhando com gatinho no colo. Foto: Freepik

Produtividade na pandemia: O conceito de home office – um espaço em casa para trabalhar!

É preciso, antes de qualquer coisa, ter mente o que é o conceito de home office. Muitas pessoas o confundem com simplesmente um “momento de trabalho para uma renda extra”, ou seja, apenas alguns minutos ou no máximo uma hora por dia, o que não é verdade.

Neste caso, o home office deve ser encarado como uma extensão do seu trabalho, da sua empresa, dentro da sua casa. Isso quer dizer que você precisa de um espaço próprio para isso. E não em qualquer ambiente.

Sabemos que nem todo mundo possui espaço sobrando em casa para criar um único ambiente para o home office. Porém, existem formas de permitir que o seu trabalho seja mais focado e em um espaço adequado.

Vamos supor que em um lado da mesa da sua cozinha você irá usar o seu computador. Procure, dessa forma, usá-lo todos os dias no mesmo local. Isso ajudará o seu cérebro a compreender o conceito de rotina, melhorando o seu desempenho dia após dia.

produtividade na pandemia
Mãos femininas anotando informações no caderno. Foto: Freepik

Do mesmo modo, os familiares saberão que aquele é o seu “canto de trabalho”, e que não deverá ser mexido sem a sua autorização.

  • Dica: Tente escolher um ambiente em sua casa onde há uma menor circulação de pessoas ao longo do dia. Isso impedirá que os familiares sintam-se convocados a conversar com você, por exemplo.

Veja também: Como evitar pequenos acidentes e desenvolver a atenção

Produtividade na pandemia: As pausas precisam ser regradas

Quando estamos em casa, costumamos fugir um pouquinho da rotina de alimentação, especialmente no que diz respeito aos cafezinhos ao longo do dia.

Porém, a produtividade na pandemia poderá ficar comprometida se você simplesmente parar sempre que quiser para tomar um café.

É claro que as pausas são importantes, especialmente após terminar um trabalho muito difícil e longo. Em contrapartida, se elas acontecerem sem nenhum tipo de rotina e organização, você poderá se atrapalhar mais do que se ajudar.

produtividade na pandemia
Mulher estudando pelo computador enquanto toma um café. Foto: Freepik

Imagine que você ainda não terminou um projeto importante… Mas acha que a pausa poderá ajudá-lo. Em alguns momentos, até pode mesmo, especialmente se você estiver mais de 40 minutos focado naquilo. Porém, quando as pausas ficam muito recorrentes e sem critérios de tempo (ou seja, sem um limite de tempo para aquela pausa), você poderá estar jogando a sua produtividade fora.

Por isso, o ideal é que você dê pequenas pausas de 5 minutos a cada 40 minutos de foco, e algumas pausas mais longas, como um café no meio da manhã e no meio da tarde, assim como a pausa longa do almoço.

Regre os horários em que essas pausas acontecerão. Assim você evita aquela tentação de fazer a pausa mais cedo e se exceder no tempo parado.

Leia também: Cursos técnicos gratuitos – Conheça as melhores opções!

Produtividade na pandemia: Estabeleça metas diárias

Estabeleça as suas metas diárias, partindo daquilo que deverá ser finalizado até determinado dia do mês.

Por exemplo, se você tem 5 projetos para entregar até o dia 20 do mês, e cada projeto é dividido em 10 partes, isso significa que você deverá dividir as 50 partes ao longo dos dias, de maneira igualitária ou que melhor se encaixe. Afinal, as partes podem ter tamanhos diferentes.

produtividade na pandemia
Mulher estudiosa lendo um livro em frente ao computador. Foto: Freepik

O importante é criar uma rotina que se baseie no seu horário de trabalho, dividindo todas as entregas dentro deste período.

A produtividade na pandemia poderá ser muito maior se você simplesmente se engajar na ideia de que cada dia é feito para que uma pequena parte seja produzida, evitando pensar no todo, que poderá desgastar e fazer com que pareça que você não sai do lugar.

Um passo de cada vez, e a sua produtividade será muito maior. Pode acreditar!

Como organizar a semana de uma forma produtiva

Produtividade na pandemia: Converse com a sua família e delimite um espaço e tempo

É imprescindível que a sua família saiba qual é o seu espaço de home office, como mencionamos no começo deste texto. Mas, mais do que isso, delimite o tempo que você estará trabalhando.

Assim, é preciso que você deixe claro que enquanto trabalha não poderá sair para fazer favores, e tampouco para ficar conversando com quem estiver a sua volta. É preciso que todo mundo entenda que você precisa cumprir o seu horário, tanto quanto cumpriria se estivesse na sua empresa.

produtividade na pandemia
Mulher empreendedora segurando uma lâmpada. Foto: Freepik

No começo essa delimitação pode ser um pouco mais difícil, mas o segredo é você não ceder à vontade de atender aos desejos alheios, como dar uma carona, comprar algo ou até preparar uma refeição.

O seu horário de trabalho é feito pra você se empenhar ao mesmo e, portanto, ele deve ser usado para única e exclusivamente isso, como uma prioridade em sua vida. Assim como depois do horário de trabalho a sua família poderá ser a sua prioridade.

Veja mais: 17 maneiras de trabalhar em casa e ganhar dinheiro

Produtividade na pandemia: Não tente adiantar mil coisas

Quando trabalhamos em casa, temos aquela sensação de que se conseguirmos adiantar as coisas o quanto antes, poderemos simplesmente ter mais tempo para descansar ou curtir alguma coisa com a família.

Na teoria, isso até pode ser verdade, mas na prática sabemos que não é bem assim. Se você simplesmente focar em acabar o quanto antes, poderá deixar falhas passarem despercebidas, e isso poderá ser perigoso para a sua imagem profissional.

produtividade na pandemia
Mulher de sucesso fazendo anotações na parede com post-it. Foto: Freepik

Para garantir a produtividade na pandemia, durante o período de home office, é de suma importância que você conheça os seus limites. Afinal, são eles que irão ditar como será a sua rotina e o seu dia a dia. É a partir deles que você consegue montar um cronograma saudável para o seu trabalho.

Por isso, faça dentro do que é possível, não tente atropelar o tempo e aproveite as horas de trabalho para concluir tudo com calma, dedicação e atenção. Acredite: Será muito melhor e a sensação de dever cumprido será mais gratificante.

Leia também: Cursos técnicos gratuitos – Conheça as melhores opções!

Produtividade na pandemia: Arrume-se para ir trabalhar

Outra dica muito importante para que a produtividade na pandemia não seja abalada, é o fato de você precisar se arrumar para ir trabalhar.

Muita gente pensa que pelo simples fato de estar trabalhando em casa, é possível fazer isso de pijama e/ou na cama.

Novamente, na teoria pode até parecer lindo, mas, na vida real, não é bem assim! Primeiro que o seu cérebro precisa de estímulos para se manter ativo, e sair da cama é importante para isso.

Segundo porque você nunca saberá qual é a sensação de trabalhar e a de sair do trabalho, tendo em vista que o tempo todo poderá ser confundido com trabalho ou momentos com a família.

Entretanto, vale um adendo: Quando falamos em se arrumar, não estamos dizendo que você precisa super se produzir para trabalhar em casa. Mas sim, estamos falando do básico: prender os cabelos, tomar um banho, colocar uma roupa adequada (não precisa ser social, mas algo que não seja de dormir) e se dirigir ao espaço de trabalho no horário certo.

produtividade na pandemia
Mulher de sucesso fazendo suas anotações no post-it. Foto: Freepik

Acredite, isso faz total diferença!

Veja também: Inclua Sessões de Alongamento na sua Rotina

Produtividade na pandemia: Mantenha o contato com colegas de trabalho

Por fim, outra forma de garantir que você mantenha a produtividade na pandemia, é mantendo contato com colegas de trabalho.

Conversem sobre como tem sido a rotina, troquem ideias, estejam presentes, mesmo que virtualmente. Isso é importante para que a atmosfera de trabalho se mantenha ao longo do dia.

Além disso, conversar sobre dicas de foco e produtividade pode ser muito interessante e enriquecedor. Lembre-se: o trabalho em equipe, ainda mais em um momento delicado como esse, pode ser muito enriquecedor e te dar produtividade na pandemia.

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui