Já começou o projeto verão 2021? Se a resposta é não, conheça quais são as últimas novidades e dicas para manter a sua boa forma de um jeito mais saudável!

Afinal, a maioria das pessoas busca alcançar um corpo ideal e, por esse motivo, todos os dias são lançadas novidades do mundo fitness, que podem lhe ajudar em seus objetivos.

Sendo assim, neste verão, depois de um ano atípico de 2020, vamos dar continuidades à algumas tendências de exercícios que foram impostas, de algum modo, a partir da nova rotina.

Até mesmo consumir alimentos preparados em casa terá um papel importante para o seu projeto verão. Portanto, se você já começou ou quer começar o seu projeto para este ano, acompanhe o nosso conteúdo de hoje!

projeto verão 2021
Mulher fitness enrolando o seu colchonete de treino. Foto: Freepik

Para ler mais tarde: Janta engorda? O que você deve comer à noite

Projeto verão 2021 – Conheça as últimas novidades para manter a boa forma

Nem sempre é fácil manter a boa forma. Mudar de hábitos e criar uma rotina pode ser bem desafiador para quem está começando o seu projeto verão de 2021.

Diante disso, adotar algumas estratégias podem te ajudar a emagrecer e/ou manter um corpo ideal, sem precisar comprometer a sua saúde.

Desse modo, separamos algumas das principais dicas para manter a boa forma com saúde, analise cada uma delas e adapte à uma rotina de cuidados com seu corpo.

Veja também: Quais alimentos evitar no verão 2021

Projeto verão 2021 – Principais dicas para manter a boa forma com saúde

Nem sempre as dicas prontas para manter a forma são ideais para todos os biotipos, por isso, algumas das dicas a baixo podem ser adaptadas, conforme o seu corpo e sua rotina.

projeto verão 2021
Mulher posando para foto depois de treinar. Foto: Freepik

Projeto verão 2021: Conheça o seu corpo

Um dos primeiros passos para começar um projeto de boa forma é conhecendo o seu corpo. Um exame físico e os laboratoriais podem ser um ótimo começo.

É muito importante que você conheça seu organismo, pois não adianta se espelhar em um colega de academia ou corpo de um artista. Cada um têm seus recursos e limitações.

Se você sonha com um corpo ideal, mensure com objetivos reais quais as formas de alcançá-lo, se é através de determinados tipos de treinos, consumo de alimentos e algumas restrições.

O projeto verão 2021 deve ser embasado nos recursos que você possui ou que estão ao seu alcance. De nada adianta colocar um meta de 20kg à menos, em apenas um mês de dieta, por exemplo.

Tome cuidado com as falsas promessas de perda de peso, elas podem prejudicar a sua saúde, ao invés de fazer com que você emagreça de forma saudável.

Leia também: Conheça a Dieta Japonesa

Projeto verão 2021: Alimente-se bem (em casa)

Se alimentar em casa pode ser motivo de muito trabalho para algumas pessoas, mas acredite, essa pode ser uma forma mais saudável de obter boa forma.

projeto verão 2021
Mulher feliz cortando uma banana para preparar seu lanche. Foto: Freepik

Para isso, prefira alimentos mais nutritivos, que criem uma alimentação “in natura”, de comidas mais frescas e preparadas de forma saudável.

Uma ideia para seu projeto verão 2021 é apostar nas gorduras boas, nas fibras que dão energias e variedade de alimentos que saciam a fome.

Prefira preparar a própria comida, criando um cardápio para seu dia-a-dia, com lanches mais frequentes e ricos em nutrientes. Quanto mais você “descascar” e “desembalar” menos, melhor será a sua dieta.

Lei mais: Os 7 maiores mitos sobre alimentação

Projeto verão 2021: Coma mais vezes ao dia e mastigue bem os alimentos

Para começar a programar uma alimentação mais saudável, não se esqueça de incluir os lanchinhos durante o dia, por isso, coma mais vezes ao longo de sua rotina.

Lembre-se de que a mastigação é de extrema importância, pois comer devagar permite que sua atenção seja seletiva para este momento, gerando uma maior apreciação do alimento.

Além disso, comer devagar ajuda a triturar os alimentos consumidos, que podem trazer benefícios na hora de digerir melhor o que você consome.

Os alimentos quando são bem mastigados em todas as refeições, ajudam não só o metabolismo, como também na saciedade da refeição. Quando comemos rápido demais, nosso cérebro “demora a entender que já estamos saciados, fazendo com que acabemos consumindo além do ponto.

projeto verão 2021
Duas amigas se exercitando na praia. Foto: Freepik

Veja mais: Dieta dos dois dias – Será que funciona?

Projeto verão 2021: Fuja das dietas milagrosas

Uma outra dica importante é a de fugir das dietas milagrosas e malucas, principalmente aquelas que prometem perder muito peso em tão pouco tempo. Seu projeto verão 2021 precisa de uma base mais sólida para você ter bons resultados!

Afinal, estas dietas “diferentes” costumam vir com uma alimentação muito restritiva, cortando determinados alimentos, que até podem trazer resultados negativos para sua saúde. Porém, o que deve ser levado em consideração é que ter uma boa forma exige um corpo saudável, enérgico e nutrido, que gere bem-estar como um todo.

Ou seja, alguns alimentos podem até parecer maléficos, mas na quantidade certa cumprem um importante papel em nosso organismo. Um clássico exemplo são os carboidratos. Muita gente quer cortar do cardápio, mas esquece-se de que ele é importante para dar energia e disposição para o corpo.

Isso porque o nosso corpo precisa de calorias que são consumidas naturalmente. Por isso, consumir menos que deveria impacta negativamente a nossa taxa de metabolismo basal.

Não se iluda com as dietas restritivas demais, elas podem não só prejudicar o desempenho físico ou a saúde, mas também desencadear transtornos compulsivos.

Veja também: Compulsão por Doces – Veja como Combatê-la

projeto verão 2021
Mulher descascando uma banana. Foto: Freepik

Projeto verão 2021: Escolha os melhores alimentos para seu biotipo

Cada pessoa possui um biotipo, e ao todo podemos dizer que existem 3, que são: os ectomorfos, mesomorfo e o endormofo.

Os ectomorfos possui características de um corpo com ossos e membros mais finos e menores, ombros estreitos e boa parte do corpo com pouca gordura.

A dieta para esse tipo de corpo pode conter proteínas em todas as refeições, alimentos com gorduras boas (pasta de amendoim, por exemplo) e alto consumo de água, vitaminas e minerais.

Já o biotipo mesomorfo é aquele corpo mais atleta, formato retangular, com músculos e que consegue queimar gordura com mais facilidade.

A alimentação recomendada são as combinações de proteínas com carboidratos, alimentos com baixo teor de açúcar e as gorduras boas como castanhas e amêndoas.

Agora, se você possui um biotipo endomorfo, saiba que ao mesmo tempo que ganha músculos, pode ganhar gordura na mesma rapidez.

Por isso, controle a quantidade de carboidratos ingeridos, prefira alimentos com baixo teor calórico e com menos açúcar.

Leia mais: Verão 2021: 4 dicas para facilitar sua vida na praia ou piscina

projeto verão 2021
Mulher de perfil erguendo o braço para demonstrar força. Foto: Freepik

Projeto verão 2021: Aproveite as várias formas para treinar

Além da alimentação ter seu papel fundamental para seu projeto verão 2021, os exercícios físicos são aliados da sua boa forma.

Neste sentido, depois de conhecer o seu biotipo e começar uma dieta saudável para seu corpo, combine com uma rotina de atividades diárias.

Projeto verão 2021: Aposte nos treinamentos online

Uma tendência para este ano de 2021 é a continuação dos treinos online, sendo uma ótima sugestão para não deixar de se exercitar em casa.

O ano de 2020 foi marcado pelas tarefas remotas, inclusive os treinamentos e atividades físicas estiveram super em alta nos últimos meses.

E por que não aderir às aulas online de treinamentos com o próprio corpo, lives e vídeos com atividades físicas para todas as idades?

Esta tendência pretende continuar neste ano, sendo esta uma forma de não ficar parado, mesmo estando em isolamento social.

Veja também: Os benefícios do exercício físico para o cérebro

Se possível, faça um treinamento ao ar livre

Apesar de o isolamento social fazer parte da vida de muita gente, aqueles que podem ou sintam-se dispensados para ir às ruas, podem aderir aos treinamentos ao ar livre.

projeto verão 2021
Mulher usando fita métrica para medir sua cintura. Foto: Freepik

Mais uma tendência do mundo fitness para este ano são as atividades feitas em parques, trilhas e opções de encontro com a natureza.

Em contrapartida, as aulas online de ioga, por exemplo, podem ser restritas a um ambiente em sua casa, assim como também em um espaço do seu quintal.

Essa prática vai muito além da boa forma do corpo, ela também apresenta benefícios para suporte físico e mental, servindo como uma busca de conhecimento interno.

Veja mais: TRX: O que é? Para que serve? 8 benefícios para mulheres

Treinamento funcional em grupo é uma ótima opção

Essa dica vai para quem mora em condomínio ou está começando seu projeto verão 2021, principalmente se precisa de motivação para persistir.

O treinamento funcional em grupo é uma ótima opção já que os benefícios envolvem funções corporais mais hábeis e fazem o corpo desempenhar movimentos com mais competência.

Com um viés motivacional, podendo incluir atividades com acessórios como os pesos, exercícios com o peso do corpo e possibilidade de interação com o grupo. Assim, você e seu grupo podem trabalhar metas e motivações em conjunto, rumo ao objetivo do projeto verão 2021.

Leia mais: Zumba: Como pode te ajudar a emagrecer no verão 2021

Tecnologias vestíveis para seu projeto verão 2021

Outro recurso para seu projeto verão 2021 são as tecnologias vestíveis, aquelas opões com acessórios e roupas que contribuem para seu treino.

Sendo assim, um queridinho do momento são os relógios tecnológicos, que contribuem para seu desempenho na hora do esporte ou prática de exercícios.

projeto verão 2021
Pernas femininas torneadas. Foto: Freepik

Acessórios tecnológicos para seu treino

Os acessórios tecnológicos para seu treino podem ajudar na monitoração das atividades, como no caso dos relógios inteligentes (smartwatch).

Esse acessório contribui para um melhor desempenho da atividade física, ajudando a regular a frequência cardíaca, pedômetro e barômetro para prática de esportes.

O controle do pedômetro é responsável pela contagem dos passos diários de uma pessoa, sendo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 10 mil passos para sair do sedentarismo.

No caso do barômetro, ele mede as mudanças de climas e pressão atmosférica, ideal para prática de esportes como escalada e salto de paraquedas.

Contudo, além de todos esses benefícios, os relógios inteligentes te ajudam a contar as calorias perdidas, o clima e auxiliam no controle do sono.

Esse acessório é ideal para a maioria dos esportes e exercícios físicos, ajudando no treinamento ao ar livre e também em casa.

Leia mais: Como turbinar sua imunidade no verão 2021

projeto verão 2021
Mulher fitness malhando o braço na academia. Foto: Freepik

Roupas tecnológicas para malhar

Como estamos na era tecnológica e inovadora, não poderíamos deixar de falar sobre as roupas tecnológicas para malhar.

Essas peças têm como principal intuito ajudar no desempenho das atividades, mantendo a temperatura ideal para o corpo durante o exercício.

Na prática de exercícios você pode contar com peças que estimulam a vaporização rápida do suor, diminuição da vibração muscular e outros tecidos tecnológicos. Invista em tecnologia para ter um maior rendimento nos treinos!

Viu só quantas opções para incluir no seu projeto verão 2021? Analise quais suas prioridades entre as dicas e tenha uma vida saudável neste ano! Cuide-se!

Leia agora: Legging: 3 formas de usá-la como um item de moda

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui