Absorventes externos ou internos. Por dezenas de anos, as mulheres têm essas duas escolhas para os dias em que estão menstruadas. Ou melhor, tinham. Há alguns anos entrou no mercado o coletor menstrual, uma espécie de copinho flexível que promete conforto e, sobretudo, sustentabilidade, pois pode ser adequadamente higienizado e reutilizado.
Esse copinho flexível foi criado para o uso dentro do canal vaginal durante o período menstrual para coletar o sangue expulso pelo útero. Ele realmente coleta o fluido ao invés de absorvê-lo como os absorventes internos e externos. A maioria são de silicone ou borracha. Para mulheres que tem alergia à latex, a opção 100% silicone é a única indicada.
Você pode usar um coletor durante os dias em que estiver menstruada e deve retirá-lo e limpá-lo a cada 12 horas ou menos (em dias de fluxo intenso). Lave-o em água corrente e quando a menstruação acabar faça a esterilização com água fervente ou produto para esterilizar mamadeiras, secando bem e guardando.
Confira também nosso artigo especial sobre a tensão pré menstrual.
Vantagens do coletor menstrual
Custo-benefício e menor geração de lixo: alguns coletores são desenvolvidos para uso a longo prazo, muitas vezes até anos, o que leva à economia financeira e menor poluição.Alguns modelos são descartáveis então leia bem as regras da marca que você está pesquisando para entender se ele é de uso prolongado ou descartável.
Menos odor: o fluido menstrual não é exposto ao ar como acontece com absorventes externos. Por isso não há ocorrência surpresa de odores desagradáveis.
O pH da vagina e a flora bacteriana permanecem em equilíbrio: absorvente internos e mesmo os externos absorvem todo o fluido vaginal, alterando o delicado equilíbrio do corpo. Como o coletor apenas recebe o fluido que o corpo libera, sem absorver nada, ele não interfere.
Mais tempo entre as trocas: Absorventes convencionais precisam ser trocados a cada quatro horas, em média, dependendo do fluxo. Já o coletor pode permanecer até 12 horas antes de precisar ser esvaziado.
Uso fácil: quem está acostumada com absorventes internos não vai ter problemas com a inserção e retirada do coletor menstrual.
Desvantagens do coletor menstrual
A retirada: até pegarem prática, muitas mulheres reclamam que retirar o coletor causa a queda do fluido de forma bagunçada. E também há a questão da limpeza em banheiros coletivos.
DIU: mulheres que usam DIU como contraceptivo podem prejudicar o funcionamento do mesmo com a inserção ou retirada dos coletores.
Problemas de saúde: miomas uterinos e prolapso uterino podem dificultar a colocação adequada. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com seu ginecologista!
E você? Já conhecia os coletores menstruais? O que acha da ideia? Deixe seu comentário abaixo!