Quadros para sala são uma ótima alternativa para decoração da sala, pois além de bem variados ainda podem ser customizados de acordo com o seu gosto e preferências. Desde espaços mais restritos aos mais amplos, as possibilidades são infinitas assim como as imagens que vão estampar o quadro. Em modelos mais tradicionais ou mais despojados, os quadros se destacam não só pela beleza mas também pela criatividade.

Antes de escolher o formato, tamanho e tipo de quadro, é importante que você avalie alguns pontos importantes de incluir no seu espaço. Separamos a seguir dicas a serem consideradas na hora de definir qual o quadro ideal para a sua sala.

quadro para sala
Quadros sobre sofá.
Foto: Freepik

Qual tamanho escolher

Antes de escolher o seu quadro, decida aonde vai posicioná-lo. É importante medir o espaço de forma a garantir que o modelo escolhido seja adequado. Os móveis da sala devem ser considerados na hora da medição assim como outros itens que possam estar próximos . Se for usar sobre o sofá, certifique-se que fique em uma altura segura evitando esbarrões e possíveis quedas. Se for para a sala de jantar, centralize junto à mesa de forma que fiquem alinhados. Caso hajam outros quadros, prateleiras ou objetos decorativos pense no resultado final considerado o quadro.

quadro para sala
Moldura de quadro. Foto: Freepik

Como combinar a moldura

Assim como as ilustrações, os quadros também contam com uma boa variedade de molduras. Desde os materiais até o acabamento, você vai poder escolher o que melhor se adequa a sua decoração. Seja fazendo combinações de cores, materiais ou detalhes, o estilo da decoração vai influenciar na composição. Por exemplo, se você conta com itens decorativos em tons pratas, como porta-retratos ou bandejas, aposte em molduras nesse mesmo estilo. Se a sua decoração já tem um apelo mais rústico, com uso de móveis em madeira e elementos mais naturais, busque uma moldura nessa linha. Você vai se impressionar com o resultado.

quadro para sala
Quadro sobre puff. Foto: Freepik

Formas inteligentes de fixar

Atenção ao local aonde for fixar o quadro! As paredes das construções atuais são muitas vezes feitas em gesso e exigem atenção redobrada na hora da furação. Evite prender quadros grandes e pesados em paredes que não sejam feitas de concreto. Caso aposte em uma composição com mais de um quadro, também é importante se certificar que a parede seja resistente. Hoje existem opções de fixação bem interessantes, inclusive por fita, para evitar de furar a parede. Caso o quadro seja menor, avalie a possibilidade de prender com ganchos também adesivos, sem a necessidade de furação.

quadro para sala
Quadros coloridos. Foto: Freepik

Aposte nas combinação de cores

Combine as cores do quadro com as cores da sua sala. Desde a cor do tapete até o tom das almofadas, é possível fazer lindas composições para uma decoração harmoniosa. Com formas abstratas, imagens ou desenhos, a estampa do quadro deve ser adequada ao estilo da sala. Em ambientes mais tradicionais, quadros com pinturas de cores mais fortes ou desenhos abstratos costumam ser mais utilizados. Já em uma sala mais despojada e moderna os quadros com cores alegres e frases motivadoras estão bastante em alta. Lembre-se sempre de usar a criatividade e direcionar as escolhas sempre por meio do seu gosto pessoal.

quadro para sala
Conjunto de quadros para sala . Foto: Freepik

Usando conjuntos de quadros

Usar mais de um quadro é uma ótima solução para quem tem uma parede ou espaço maior que precise ser ocupado. Você pode variar não só as estampas dos quadros como também tamanho e moldura. Na hora de decidir a quantidade de quadros, leve em consideração também os tamanhos dos mesmos, garantindo que a composição deles ganhe uma forma conjunta. Garanta que o resultado visual seja agradável e organizado mesmo com os quadros sendo fixados em diferentes posições.

quadro para sala
Conjunto de quadros sobre sofá. Foto: Freepik

O local ideal para o seu quadro

O local onde você vai fixar o quadro é de extrema importância pois influencia em todo o estilo da sua sala. Nas salas mais clássicas, os quadros são pendurados nas paredes, em paredes laterais ou próximos a janelas. Nas mais modernas os quadros podem ser apoiados sobre um aparador, prateleira ou até mesmo no chão. Na hora de escolher o local, pense não só no conceito decorativo mas também funcional, de forma que o quadro não interfira em nenhum espaço da sala de maneira a atrapalhar a circulação ou conforto.

quadro para sala
Quadro sobre móvel. Foto: Freepik

A decoração com quadros para sala é perfeita para quem quer uma proposta versátil e criativa. Fazendo combinações de cores e estilo você vai garantir um resultado bem original e valorizar ainda mais a sua sala. Lembre-se de sempre escolher modelos que não só combinem com o estilo do ambiente, mas que também agradem ao seu gosto pessoal. Dessa maneira você terá uma sala visualmente bonita e agradável.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui