Saiba quais alimentos evitar no verão 2021! Entre eles está um lanche queridinho para a maioria das pessoas. Vem conferir os principais vilões deste ano e tenha uma vida mais saudável!

Afinal, alimentar-se bem no verão pode ser difícil para algumas pessoas, já que é um período de muitas festas, férias e lanches rápidos.

No entanto, existem alimentos consumidos nessa época que podem fazer mal para o seu corpo, pois a temperatura corporal costuma estar mais alta e o consumo de energia diminui.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Mulher comendo salada depois de se exercitar. Foto: Freepik

Se você deseja adotar uma alimentação mais saudável, descubra quais alimentos evitar no verão 2021, e aprenda a substituí-los.

Para ler mais tarde: Quais os benefícios de produtos orgânicos para pele?

Quais alimentos evitar no verão 2021 – Confira lista com os principais

Com a baixa no gasto de energia corporal, consumir alimentos calóricos e pesados pode fazer o metabolismo trabalhar mais, causando problemas como a indigestão.

Além disso, para fazer a digestão desses alimentos o corpo sobe a temperatura, dificultando a volta do equilíbrio corporal, causando mal-estar e até azia.

Portanto, para te ajudar a comer bem neste verão de 2021, trouxemos algumas dicas de alimentos que devem ser evitados para prevenir que seu organismo fique sobrecarregado e claro, evitando ganhar uns quilos à mais.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Cortando abacaxi. Foto: Freepik

Veja também: Cardápio semanal: Como caprichar na alimentação de forma prática

Quais alimentos evitar no verão 2021: Lanches e frituras devem ser evitados

Por ser uma comida rápida, muitas pessoas preferem pedir lanche ao invés de preparar um alimento, pela praticidade de não cozinhar no verão.

Na realidade, essa prática é tanto prejudicial quanto comer frituras durante a estação, pois as altas temperaturas fazem com que os alimentos percam os nutrientes.

Por isso, mesmo que o pastel seja com recheio de brócolis, se ele é frito, o óleo vegetal usado durante a fritura e a massa calórica vão forçar seu sistema digestivo e fazê-lo trabalhar mais.

Sabemos que comer batata frita é uma delícia, mas saiba que no calor o seu organismo demora mais para metabolizar, e dependendo da quantidade pode trazer desconforto intestinal.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Mulher assustada enquanto come um doce. Foto: Freepik

Contudo, é preciso evitar os alimentos rápidos como o pastel frito, frango à passarinho e até isca de peixe vendidos muitas vezes na praia.

Veja também: Verão 2021: 4 dicas para facilitar sua vida na praia ou piscina

Quais alimentos evitar no verão 2021: Carnes gordas precisam ser substituídas

Muitas pessoas amam comer uma bistequinha frita com feijão, e até aí tudo bem, desde que você não frite no óleo vegetal e tire as gordurinhas da carne.

Entretanto, essa dica vai para quem não abre mão de comer carne: Que tal substituir as carnes gordas por carnes mais magras? Assim você não precisa ficar sem consumir o alimento!

O modo de preparo também precisa ser mais saudável, acompanhado por alimentos mais naturais, sem muito sódio, como um prato colorido com saladas.

Ao invés de consumir a carne de porco, como bacon ou pernil, aposte em carne que não possuem um valor alto de gordura saturada.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Copo com suco de maçã refrescante. Foto: Freepik

Neste caso, o frango sem pele, peixe e carne magra de boi são ótimas opções, mas precisam ser preparadas assadas, grelhadas ou cozidas. Nada de fritura.

É importante substituir os embutidos como presunto, salame, salsichas e entre outras opções ricas em sódio e gorduras que no verão são mais pesadas para metabolizar.

Veja mais: Como evitar desperdício de alimentos em casa

Quais alimentos evitar no verão 2021: Refrigerantes e sucos de caixinha podem ser vilões neste verão 2021

Se hidratar no verão é tudo que precisamos, porém, para que esse ato seja o mais saudável possível, evite os refrigerantes e sucos de caixinha que podem ser os vilões durante o verão.

Os refrigerantes costumam ter um índice de açúcar alto, além de diversos adoçantes artificiais que podem até causar câncer.

Entretanto, não se engane com os refrescos light, pois também possuem açúcares artificiais e corantes que fazem mal ao organismo.

Além do açúcar dos refrigerantes, os sucos de caixinha possuem alto teor de calorias, corantes artificiais e conservantes.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Prato de salada. Foto: Freepik

Uma quantidade de sódio também é encontrada nos refrigerantes, fazendo com que o organismo trabalhe em dobro para queimar as calorias e a glicose compostas nestes produtos industrializados.

Leia também: Os Melhores Sucos para Emagrecer

Quais alimentos evitar no verão 2021: Alimentos industrializados ricos em gordura trans

Quais alimentos evitar no verão 2021: A gordura trans pode ser encontrada de duas maneiras: de forma natural com uma quantidade mínima de 5% de gordura, ou no modo industrial.

Os alimentos industrializados com gordura trans tendem a ser os mais gostosos, principalmente no quesito “crocância”, comum nos salgadinhos de milho.

Desse modo, a gordura trans industrial é difícil de ser metabolizada, ainda mais no verão, sendo ela responsável pelo acúmulo de gordura no abdômen.

Portanto, evite alimentos como margarina, biscoitos amanteigados, pipoca de micro-ondas e batata frita congelada.

Preste atenção nos rótulos de comida, nem sempre o alimento que contém uma escrita “zero gordura trans”, apresenta índices igual à zero em seus ingredientes.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Prato saudável com salada. Foto: Freepik

Leia mais: Termogênicos e Queimadores de Gordura

Quais alimentos evitar no verão 2021: Cuidado com o leite integral e seus derivados

Quais alimentos evitar no verão 2021: O leite e seus derivados costumam azedar facilmente durante os dias mais quentes, isso pode resultar em uma intoxicação alimentar.

Apesar de gostosos, substituir o leite integral pode trazer benefícios para o seu organismo, fazendo com que o sistema digestivo trabalhe menos para digerir as gorduras do alimento.

O queijo amarelo, por exemplo, pode ser substituído por ricota, um queijo mais magro, que combina com épocas mais quentes como o verão.

Já o famoso leite de caixinha, para quem não abre mão do café com leite, pode ser consumido no formato desnatado, com baixo teor de gordura.

Veja também: O melhor leite para a sua saúde

Quais alimentos evitar no verão 2021: Bebida vilã do verão

Uma das bebidas mais apreciadas é a caipirinha, deliciosa e super refrescante para se tomar durante os passeios na praia e banho de piscina.

Contudo, é preciso entender que em sua preparação contém açúcar e álcool, sendo uma combinação que quando ingerida em grandes quantidades pode resultar no aumento do peso.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Mulher grávida consumindo salada. Foto: Freepik

O álcool é absorvido lentamente pelo estômago, sendo que em dias mais quentes, o organismo pode demorar um pouco mais na digestão.

Veja também: Como turbinar sua imunidade no verão 2021

Quais alimentos evitar no verão 2021 – Alimentos para serem consumidos neste verão

Quais alimentos evitar no verão 2021: Para ficar em dia com sua saúde durante a estação mais quente, priorize os alimentos leves, mais naturais e fuja dos industrializados.

Por mais que na praia temos diversas opções de comidas gostosas, é preciso ter cuidado, pois alimentos como queijo, milho com manteiga e pastel podem se tornar vilões.

Diante disso, prefira lanches com ingredientes naturais, como saladas, carnes magras como frango desfiado e sucos naturais.

Uma dica é evitar comer muito pão branco, substituindo por uma massa menos calórica ou corte esse ingrediente do seu prato.

E para hidratar nada melhor que água mineral ou água de coco, ajudando o organismo a digerir os alimentos consumidos e trazendo mais disposição.

Quais alimentos evitar no verão 2021
Três amigos comendo pizza juntos. Foto: Freepik

Mas isso não quer dizer que você não pode comer esses alimentos, apenas consuma-os com moderação e substitua quando possível por opções saudáveis.

Depois de aprender quais alimentos evitar no verão 2021, aposte em um cardápio mais leve, aproveite o calor e tenha uma vida mais saudável!

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui