Qual a melhor idade para engravidar?

Assim que você encontra o cara certo, aí vem noivado, casamento e logo depois o sonho de um dia ter um bebê que seja o elo desse amor incrível de vocês. A maioria dos casais tem o sonho de um dia serem pais e esse sonho um dia chega a se tornar realidade ou pelo menos começa uma busca incessante para ele se tornar real.

Mas a gravidez não é algo assim tão fácil e simples como pintam, pois muitas mulheres da atualidade, estão deixando para terem filhos mais tarde e antes se preocuparem com a carreira e uma vida mais ligada a si mesma, a família e amigos e principalmente a um grande amor até um dia chegar a ter um bebê. Mas afinal, qual o momento certinho pra você ter seu filho?

gravidez

Neste artigo, vamos ter um bate-papo com você sobre os vários momentos que você está apta a engravidar e como você pode se preparar agora para daqui 1 ano ou 2 ter seu filho e dar a ele toda a estrutura perfeita que ele merece para crescer bem em todos os sentidos.

Quanto mais jovem, melhor

Quanto mais jovem uma mulher é, mas chances ela tem de engravidar. Estudos e pesquisas mostram que todas as mulheres nascem com todos os óvulos que serão usados ao longo de sua vida fértil, ou seja por volta do início da adolescência entre 12 e 14 anos até os 50 anos, tendo algumas variações de mais ou menos entre o ano que começou a menstruar até o ano que entrou na menopausa.

Mas a idade mais fértil da mulher, segundo os cientistas é entre 18 e 20 anos, sendo que até os 28, a mulher está apta a engravidar sem qualquer dificuldade em mulheres saudáveis. A partir daí a gravidez vai ficando cada vez mais difícil pois os óvulos que nasceram com a mulher lá atrás também envelhece com ela, e aí ele começa a não ter mais a mesma eficiência quando se encontra com o espermatozoide, e por isso muitos casais as vezes precisam depois dos 30 anos, fazer tratamentos de fertilidade para conseguir ter filhos.

  10 Dicas para Conciliar a vida Profissional e a Família

Complicações para gravidez em idade avançada

Conforme avança a idade da mulher, os ricos aumentam não apenas para o bebê que está sendo gerado, mas também para a própria mulher.

Os médicos alertam para incidência de diabete gestacional, hipertensão, abortos naturais, bebês fora do tempo e distócia funcional. Esses são os principais riscos que as mamães mais velhas podem enfrentar.

gravidez

Já os bebês tem riscos diferentes, como a alteração cromossômica númerica ou estrutural, o que gera algumas síndromes, como a síndrome de Down, de Edwards ou de Patau.

De acordo com o Hospital das Clínicas de São Paulo, quando se tem 20 anos o risco de ter um bebê com anomalias genéticas é muito pequeno, algo em torno de 0,5%. Mas quando se chega aos 35 anos, este índice passa para 2%, aumentando gradativamente. Aos 44 anos, o índice chega a assustar, sendo em torno de 10%. Isso significa que a cada 10 mães na faixa de 44 anos, 1 terá um filho com anomalia genética, as outras poderão ainda ter aborto espontâneo ou ter bebês prematuros.

Ainda não é possível evitar a Síndrome de Down, mas os avanços da medicina permitem que com 9 semanas de gestações já se detecte a mesma. Isso ajuda a preparar os papais para as características e cuidados especiais que este bebê vai precisar.

Quem deseja ter  filhos após os 40 deve estar ciente que 25% das gestações terminam em aborto e 15% dos bebês nascem antes do tempo por conta das complicações, como a diabete e hipertensão. Esses números são expressivamente menores em mamães de 20 anos.

gravidezA mulher, ao contrário do que muitas pensam, tem um número finito de óvulos. Alguns pesquisadores estimam em torno de 300 mil e conforme a idade avança, esses óvulos vão se esgotando. Depois dos 35, começa a ter uma grande diminuição de óvulos, o que dificulta a gravidez depois dos 40.

  Veja como reconquistar um amor perdido

A gravidez depois do 40 deve ser seguida de vários exames para checar a saúde da mulher. É importante ter um acompanhamento médico para que o bebê chegue com muita saúde e que a mãe não sofra muitos danos. Se o bebê tiver problemas de má formação é possível com o acompanhamento médico evitá-lo por meio de medicamentos.

Não é porque você já está com mais de 35 anos que você deve perder as esperanças de ter um bebê pois a fertilidade de uma mulher não é igual para todas. Se você está tendo dificuldade para engravidar, procure seu ginecologista, converse com seu parceiro e veja as opções que você possui para conquistar esse sonho. Uma gravidez depois dos 35 sim possível e requer apenas alguns cuidados, como um acompanhamento mais de perto do profissional e visitas periódicas ao hospital.

Agora se você ainda está na casa dos 20 e poucos anos e já está bem profissionalmente e com um parceiro que ama, comece a pensar em ter um bebê. Eles dão um pouco de trabalho mas é a maior realização de um casal e vale muito a pena abrir mão de algumas coisas pela maternidade. Pense nisso!

Separei mais esses conteúdos para você:

3 COMENTÁRIOS

  1. “eles dão um pouco de trabalho, mas é a maior realização de um casal”
    Esse texto só pode ter sido escrito por um homem (letícia deve ser pseudônimo) porque uma mulher jamais diria que bebês dão um “pouco” de trabalho.
    Você simplesmente terá que substituir sua vida antiga por uma nova. Não vai mais poder fazer nada do que fazia antes, ao menos não da mesma maneira. Parem de subestimar a maternidade.

  2. Eu sou casada há um ano e meio e tenho 18 anos.Desde que me casei eu venho tentando mas não consigo engravidar. Será que um de nós dois tem algum problema de infertilidade ou ainda não é a hora mesmo? Alguns me disseram que a ansiedade poderia estar nos atrapalhando porque nós queremos muito um bebê e temos uma condição favorável para criá-lo.. Por favor me ajudem respondendo a minha pergunta..
    Obrigada!

    • eu tambem tive essa dificuldade;até que um dia a medica me ensinol um truque que funcionol falou pra mim ter relação no meu dia fertil e por dois travesseiros em baixo do bumbum depois de chega o orgasmo esperar + ou – 30 minutos de bariga pra cima e não fazer xixi pois ele mata o espermatozoide depois disso pode se limpar normalmente. um mes depois eu ja estava gravida tive uma linda menina.torço por voce tenha fé em Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui