Você com certeza já deve ter percebido que determinadas marcas e fragrâncias simplesmente não “caíram bem” quando você tentou usá-las. Isso acontece porque cada pele tem uma “personalidade própria” e a fixação do perfume não é a mesma em todo mundo.

O cheiro também fica diferente de pessoa para pessoa, porque ele é diretamente influenciado por questões genéticas, transpiração, hábitos alimentares e um monte de outros detalhes que tornam as pessoas diferentes entre si.

Na hora de escolher seu perfume ideal, leve em consideração essas dicas básicas para não errar na escolha.

qual o perfume ideal
Moça segurando frasco de perfume. Foto: Freepik

Descubra sua família olfativa preferida

Os perfumes são classificados em “famílias” olfativas. Ou seja: eles são separados de acordo com a mistura de ingredientes feitos para se chegar ao resultado final, o perfume propriamente dito.

Floral: a popular família que lembra o perfume das flores costuma misturar aromas de jasmim, rosas, lírios e outras flores. Ideais para mulheres clássicas que preferem cheiros levemente adocicados.

Frutal: fragrâncias naturais que misturam morangos, maçã, pêssegos e outras frutas com cheiros marcantes. São perfumes frescos, mas também com toque adocicado.

Cítrico: notas de frutas cítricas como laranja e limão. Ideais para serem usados durante o dia, os perfumes cítricos dão aquela sensação de “banho tomado”.

Orientais: nessa família olfativa estão os perfumes mais “quentes”. São notas exóticas que mesclam orquídeas, baunilha e canela. Perfeitos para mulheres de personalidade forte e sofisticadas que querem “marcar presença” com o perfume.

Frescos: perfumes frescos costumam mesclar o cheiro cítrico ao cheiro marinho. As mulheres mais esportistas e que amam o cheiro da natureza vão curtir.

qual o perfume ideal
Mulher aplicando perfume no pescoço. Foto: Freepik

Diferença entre produtos

Engana-se quem pensa que “perfume é tudo a mesma coisa”. A diferença entre as colônias e os perfumes vão além do preço. A composição é completamente diferente, o que leva a uma fixação também diferente.

Vamos lá:

Parfum é a fragrância nítida, da sua forma mais pura. Há maior concentração de óleos e extratos. O preço é o mais alto e a duração na pele é bem longa. Deve ser aplicado em pouquíssima quantidade.

Eau de Parfum é aquele que vemos com mais freqüência em lojas e sites. Contem menos óleos e extratos. Não é um produto barato, mas se considerarmos seu custo-benefício, ele vale muito a pena. A fixação costuma ser boa e há fragrâncias para todos os gostos.

Eau de Toilette é a famosa “colônia” pós-banho. É um produto mais popular e de preço mais acessível, por conter menos ingredientes. A maioria dos componentes do Eau de Toilette evapora em no máximo 4 horas.

Eau de Cologne geralmente vem em embalagens spray e duram no máximo 2 horas. Os aromas evaporam rápido. São colônias simples e de preço super em conta.

Na loja

Sempre experimente os perfumes que você gostaria de comprar. De preferência, e se houver possibilidade, passe na loja em dias alternados. Num dia peça para conhecer alguns, no máximo 3,  e no outro mais 3… e assim por diante.

qual o perfume ideal
Jovem de perfil abrindo frasco de perfume. Foto: Freepik

Algumas lojas disponibilizam pequenos vidrinhos com grãos de café para neutralizar os cheiros, e também há lojas que permitem que você leve para casa uma amostra pequena do perfume para experimentar durante o dia.

Na loja, geralmente o perfume é borrifado na fita olfativa. Aguarde alguns instantes antes de sentir a fragrância. Detalhe: esse primeiro cheiro que você vai sentir são das notas de saída, é aquele cheirinho mais forte que você sente assim que aplica o produto. Volte a inspirar o cheiro da fita depois de cinco, seis minutos e perceba que já houve uma mudança considerável no cheiro.

Borrife o perfume nos pulsos e aguarde novamente. Observe como o perfume “se comporta” na sua pele. Se você deseja que o perfume dure o dia inteiro, escolha um com boa fixação. Aquele cujo cheirinho continuou na sua pele mesmo várias horas depois que você deixou a loja.

Como aplicar o perfume

– O ideal é que o perfume seja a primeira coisa a ser aplicada em seu corpo depois do banho. Atenção para hidratantes e desodorantes: eles devem ser neutros, com fragrâncias quase imperceptíveis, para não comprometer o cheiro do perfume que você aplicará em seguida.

– Se o perfume for spray, você pode espirrar, literalmente, o perfume para o alto e correr para debaixo da “nuvem”. Esse jeito divertido possibilita uma aplicação uniforme do perfume.

– O Eau de Parfum deve ser aplicado apenas em algumas áreas do corpo. Pulsos, atrás das orelhas, clavículas e até mesmo nos tornozelos – locais em que se pode sentir seus batimentos cardíacos. Duas gotinhas são suficientes e você evita que as pessoas ao seu redor enjoem do cheiro forte.

– No verão e também para o trabalho, opte por fragrâncias leves e frescas. No inverno (e na balada) você pode ousar um pouco mais e escolher uma fragrância mais marcante.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui