Para deixar seu quarto adequado para um melhor descanso é preciso se atentar para cada detalhe. Muitas vezes, as pessoas se atentam apenas para a cama, e deixam de lado outros aspectos importantes e que se associam com o que chamamos de higiene do sono.

Pensando nisso, trouxemos um guia completo com todos os detalhes para você pôr em prática hoje mesmo e já conquistar um ambiente muito mais confortável e pronto para noites de sono tranquilas e revigorantes. Para isso, acompanhe este conteúdo até o fim e mude a sua forma de dormir bem!

Para ler depois: Saiba como deixar o seu quarto mais confortável e funcional

deixar seu quarto adequado para um melhor descanso 
Mulher usando computador na cama. Foto: Freepik

Como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso

Para deixar seu quarto adequado para um melhor descanso é preciso se atentar para:

  1. A temperatura;
  2. A limpeza e organização;
  3. Colchão;
  4. Cores;
  5. Ruídos;
  6. Cortinas e itens decorativos.

Se você considerar todos esses pontos, as chances de criar um espaço mais aconchegante e confortável aumentam consideravelmente. Abaixo você encontra detalhes sobre cada uma dessas categorias e já pode mudar a disposição do seu quarto. Veja:

Atente-se para a temperatura para deixar seu quarto adequado para um melhor descanso

O primeiro passo é observar a temperatura do quarto. Se ele costuma ser muito gelado, procure fechar a janela e a porta mais cedo, a fim de manter o ambiente mais “quentinho”. Da mesma forma, é possível deixar a janela aberta, à noite, durante uma hora, a fim de refrescar o quarto mais quente.

como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso
Como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso: Quarto com janela grande. Foto: Freepik

Em ambos os casos, o ar condicionado é bem-vindo. Afinal, especialistas recomendam que a temperatura do quarto varie entre 21 e 23 ºC. Essa é a temperatura ideal para que você se sinta mais confortável e não se incomode nem com o frio, e tampouco com o calor.

Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado

Ninguém consegue se sentir bem em um ambiente bagunçado ou, pior do que isso, sujo. Mantenha uma rotina de cuidados com o seu quarto nesse sentido, sempre investindo em uma organização adequada, onde você não deixa excesso de objetos sobre o criado mudo, cômoda ou outra superfície. Também evite o acúmulo de roupas em cabideiros ou cadeiras, por exemplo.

Veja também: Dicas para organizar quarto pequeno com charme e utilidade

Tente sempre manter tudo no seu devido lugar e use o aspirador de pó semanalmente para limpar o ambiente. Lembre-se de abrir a janela para melhorar a circulação de ar e evitar o acúmulo de sujidades e poeira, diminuindo as chances de que o mofo apareça nas paredes.

Você pode até acreditar que, conscientemente, não faz diferença. Porém, para deixar seu quarto adequado para um melhor descanso, considerando o que o seu cérebro sente, é imprescindível investir em um lugar limpo e organizado.

como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso
Faxineiro indo limpar o quarto. Foto: Freepik

O seu colchão precisa ser adequado para um melhor descanso

O seu colchão também precisa ser de qualidade e limpo para desencadear boas noites de sono. Com um colchão velho você pode começar a sentir dores nas costas, dificuldade para dormir, entre outros impasses desagradáveis.

Você sabia que, inclusive, o ideal é trocar o nosso colchão a cada 5 anos? Pois é! E muitas vezes as pessoas não levam essa recomendação a sério e acabam fadando as noites de sono ao desconforto. Portanto, observe o aspecto do seu colchão: Se ele estiver gasto, com sujeira impregnada e “torto”, talvez seja o momento de investir em uma nova opção.

Leia mais: Como escolher os Móveis do Quarto para Casal

Caso você não possa comprar um colchão novo agora (até porque nem toda opção é barata), vire o seu colchão e aplique bicarbonato de sódio para matar bactérias e neutralizar odores. Depois é só aspirar o colchão e pronto.

como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso
Quarto confortável e bem iluminado. Foto: Freepik

Lembre-se de explorar os cinco sentidos de forma eficiente

Quando pensar em deixar seu quarto adequado para um melhor descanso, lembre-se que nós, humanos, temos cinco sentidos. E esses sentidos podem ser explorados de uma forma muito interessante na hora de dormir. Sabe como? A gente lhe explica:

  • Audição: Os ruídos devem ser mínimos e, quando isso não é possível, é preciso tomar medidas cabíveis. Mais abaixo falaremos sobre as músicas para dormir e a vedação acústica do quarto.
  • Tato: O tato está em todo o nosso corpo. Basta você observar a sensação que a roupa provoca sobre a sua pele e você já perceberá isso. E como a nossa pele é o maior órgão do nosso corpo, precisamos explorá-la de maneira coerente. Para isso, use roupas confortáveis e que não lhe deixem com muito calor ou frio, ao mesmo tempo em que a sua roupa de cama precisa estar arrumada e a coberta sem “fiapos” que possam causar coceira e irritação, por exemplo.
  • Paladar: Pode parecer que não, mas o seu paladar pode tirar o seu sono. Sabe como? Comendo algo com gosto muito forte, que não sai com a escovação. Para resolver isso, você pode chupar um cravo-da-índia antes de dormir ou usar um antisséptico com álcool, para refrescar o hálito. Acredite, isso faz toda diferença.
  • Olfato: Para o olfato, a aromaterapia pode ser bem-vinda. Aqui você pode usar óleos essenciais em difusores ou até mesmo incenso de lavanda para relaxar o corpo e a mente.
como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso
Mulher dormindo bem. Foto: Freepik
  • Visão: No quesito visão, evite muita luminosidade ou muitos itens decorativos. Mesmo que você esteja de olhos fechados, ao abri-los você se depara com a poluição visual que pode deixar a sua mente muito ativa. Cuidado com isso.

Cuidado com as cores nas paredes

Quarto adequado para um melhor descanso: Como vimos acima, todos os sentidos precisam ser bem explorados para você deixar seu quarto adequado para um melhor descanso. Quanto à visão, tenha um cuidado especial na hora de escolher as cores da parede. Prefira tons que sejam mais leves e de preferência cores pasteis.

Leia também: Como decorar apartamentos alugados gastando pouco

Além disso, conhecer o significado das cores pode lhe ajudar a decorar o quarto de uma maneira mais eficiente. De maneira geral, veja o significado das principais cores e crie uma decoração criativa e adequada à sua saúde na hora de dormir:

  • Rosa: Rosa remete ao romantismo, à tranquilidade e à feminilidade.
  • Azul: O azul está relacionado à estabilidade, ao conforto e à imensidão.
  • Verde: O verde remete à saúde, bem-estar e vitalidade.
  • Amarelo: O amarelo desperta alegria, felicidade e energia positiva.
  • Branco: O branco é relacionado à serenidade, equilíbrio mental e saúde.
como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso
Como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso: Mulher acordando na cama enquanto se espreguiça. Foto: Freepik

Novamente reiteramos a importância de escolher tons mais claros e, quando escolher uma cor mais intensa, experimente usá-la longe da altura dos olhos, como atrás da cabeceira, por exemplo.

Evite iluminação, mesmo que seja amena

Quarto adequado para um melhor descanso: Seguindo o raciocínio do visual na hora de deixar seu quarto adequado para um melhor descanso, lembre-se que o mais interessante é dormir completamente no escuro. Porém, sabemos que nem todas as pessoas se sentem confortáveis com o escuro absoluto, especialmente se possuem alguma limitação motora que, ao acordar no escuro à noite, pode tornar a locomoção arriscada.

Porém, quanto mais escuro for o ambiente, melhor será para o seu cérebro e para o seu sono. Lembre-se que o nosso cérebro se baseia na claridade do ambiente para compreender se é dia ou noite. Assim, ambientes muito iluminados podem atrapalhar o seu relógio biológico, fazendo você ficar atenta por mais tempo do que deveria.

Se houver muito ruído em sua casa, experimente ouvir músicas enquanto dorme

Quarto adequado para um melhor descanso: Se por ventura você não conseguir acabar com todos os ruídos na sua casa, experimente ligar alguma música para dormir. Vale deixar em um volume mais sereno e baixinho, apenas para que a sua mente consiga focar mais na música do que no ruído externo que possa ser irritante.

como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso
Como deixar seu quarto adequado para um melhor descanso: Mulher dormindo na cama. Foto: Freepik

Dormir com uma música calma tocando impede que você acorde por qualquer barulho que seja igual ou inferior ao volume da música. Por isso que os berçários costumam ligar músicas de ninar na “sala do soninho”. 😉

Observe a vedação acústica das janelas e portas

Quarto adequado para um melhor descanso: Lembre-se que a vedação acústica das janelas e portas também podem ajudar nesse caso. Assim você evita que a entrada de ruídos externos seja muito intensa no seu quarto, criando um ambiente mais convidativo para uma boa noite de sono.

Use itens decorativos aconchegantes

Quarto adequado para um melhor descanso: Pufe, almofadas, cortinas bonitas e outros itens podem deixar o quarto ainda mais confortável e convidativo. Vale, inclusive, apostar em carpete ou tapetes felpudos, que criam uma atmosfera mais aconchegante.

Lembre-se ainda de mudar os itens decorativos e a capa das almofadas de acordo com a estação do ano. Quando for frio, use mais peças felpudas, e quando for calor, tecidos mais molinhos e geladinhos podem ser mais eficientes.

Bons sonhos!

Veja também: 8 dicas rápidas para combater a ansiedade em meio à pandemia

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui