Via de regra, as festas de Ano Novo são mais informais que a própria festa natalina e outras confraternizações – que quase sempre tratam de um amigo secreto e um jantar. O réveillon, que é o ritual de despedida do ano velho e as boas vindas ao ano novo, simultaneamente, ganha característica de uma incrementada festa dançante.
Leia Também:
O maior desafio é, então, escolher a melhor proposta: passar a virada do ano nos tradicionais eventos de queima de fogos, espalhados por todo o país – sendo os mais atrativos à beira-mar, festa em sítios e fazendas, festas em casas de amigos ou de alguma celebridade, grandes e badaladas discos – bastante propicias às paqueras e busca de novos amores, porque não!
O segredo para responder a famigerada pergunta crucial “com que roupa eu vou?” é observar com atenção o convite recebido para a festa, seja ele impresso ou oral. Quem convida, tem obrigação de dizer como prefere que seus convidados se apresentem (principalmente quando se trata de festas temáticas, de branco ou à rigor) ou se o traje é à vontade, pois isso evita constrangimentos para convidados e também anfitriões.
Solucionado importante item (veja no quadro abaixo os tipos de trajes mais comuns), fica com você decidir como se apresentar.
Índice
Cores: Uma superstição levada a sério
O primeiro item a levar em consideração para escolher roupas e acessórios para o réveillon é sem dúvida a cor.
Normalmente, a noite festiva de Réveillon é o momento exato de maior interiorização de uma pessoa, quando ela eleva o pensamento para o futuro, tendo a oportunidade de se desvencilhar de tudo de ruim do ano velho, e toma decisões de vida.
Satisfeita com os novos planos para o futuro, levanta a taça ou o copo e faz o brinde.
Tão importante é tal momento que a tradição recomenda recorrer à cromoterapia para reforçar esse renovar de metas e energias. Então, cada um deve escolher, sem titubear, aquela cor ou cores que vão fortalecer o espírito para a conquista de novos planos de vida.
Para o réveillon, a cor do traje e seus acessórios não pode ser uma escolha aleatória e sim bastante consciente.
Que cor escolher?
Amarelo: um lenço, pulseira, calcinha, faixa de cabelo, qualquer peça na cor amarelo, para atrair dinheiro (O amarelo representa o poder do ouro). Uma superstição manda levar um pequeno laço amarelo dentro da bolsa.
Branco- tradição de raiz das religiões africanas, o branco deve ser usada no último dia do ano para atrair bondade, pureza da alma e muita luz.
Bege – não use bege (fuga da melancolia em 2013!) ou Azul escuro (cor associada à falta de coragem ou monotonia).
Castanho – representa maturidade, consciência e responsabilidade. Use para atrair conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Cinza (prata) – uma cor que garantir estabilidade, sucesso e qualidade em seus projetos de futuro.
Preto – para fortaleza a dignidade, o mistério, a fantasia na sua vida e levar sofisticação e luxo para os próximos dias.
Roxo – atrai prosperidade, nobreza e respeito.
Se você vai estar no litoral ou perto de águas correntes (só serve rios e mar), pode aproveitar para fazer sua oferenda a Iemanjá (rosas brancas, perfume e muita moeda).
Verde escuro – bastante recomendado aos homens, pois está associado à virilidade e à grandeza (como um oceano).
Vermelho – para atrair paixão e sentimento para sua vida. O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.
Dica legal:
Calcinha nova – para ajudar a superar os mal-entendidos e dar sorte nos novos e velhos amores. Bastante recomendado para quem está começando um romance para garantir o futuro.
Brilhos e rendas no Réveillon
O vestido é a roupa tradicional para o glamour das festas de ano novo e a definição da própria feminidade. Além de permitir mil e um estilos, garante elegância e conforto ao mesmo tempo, dependendo somente do modelo e dos acessórios combinados.
Você optar por um longo verão (cores e estampas) ou os mais clássicos de réveillon (brancos e prateados), color block, rendas e paetês, em qualquer tom, com recortes – uma tendência da temporada 2013.
Calças – do moderno ao retrô
Para quem prefere as calças, elas vêm bem mais soltas, garantindo um charme a mais, com um pequeno movimento. Aposte em um modelo Oxford ou pata de elefante, em tecidos com caída e brilho discreto.
A onda retrô está na moda e calças pantalonas bastante folgadas não ficam de fora, bem ao estilo corte reto encima e boca de sino nas pernas (uma febre dos anos setenta), deverão marcar tendências para a primavera-verão 2013.
Já as calças estampadas (largas ou retas) são um verdadeiro curinga para quem deseja dar uma variada no visual clássico, mantendo a feminilidade. Com flores, animal prints, poá e outros grafismos, as calças estampadas são claramente o toque de bom humor no seu look de festa!
Devido a sua própria essência de ser uma peça bastante chamativa, fique atenta aos acessórios e complementos. O recomendável é criar looks com outras peças e complementos que sejam um pouco mais neutras e usar acessórios pequenos.
Macacões sim!
Uma variação moderníssima são os macacões. Essa peça tem o plus de reunir em um só corte a praticidade das calças e a sensualidade dos vestidos.
O macacão é uma roupa confortável e elegante, com a qual podemos criar um look de festa tão fantástico e ideal como um vestido, com um inegável toque sexy.
Por que não um macaco para brilhar na sua última noite do ano? Se você quer se destacar, tenha em conta a proposta elegante desta peça do vestuário completamente modernizada e arrebatador.
Para brindar 2013, escolha uma modelo diferente, arrebatador e pouco convencional.
Vista o que vestir, o mais importante mesmo é que você esteja confortável – com a roupa e com seu espírito. Nada de passar a última noite do ano num salto indesejável ou brigando com um decote demasiadamente indiscreto.
TRAJE ESPORTE
Tecidos mais rústicos, sapatos baixos (opcional), saia e blusa, calças compridas, um pretinho (vestido), bijuterias e acessórios com charme, sem muito luxo.
TRAJE PASSEIO
Vestido ou tailleur, sapatos de salto entre médio e alto, bolsas médias. Proibido mochilas ou sacolonas.
PASSEIO COMPLETO
Tecidos mais nobres, como crepe, seda, veludo e brocado. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com discrição.
A RIGOR (black tie )
Vestido bem trabalhado, longo ou curto, pode brilho, transparência, decote e fenda. Calças tipo pantalonas largas, de tecidos nobres.
GALA
Vestido super longo ou abaixo do tornozelo. Proibido conjuntos de saia e blusa. Bolsas, acessórios e joias de luxo. Fuja das bijuterias, por mais lindas que sejam.