Quer emagrecer? Saiba quais Profissionais Consultar

Emagrecer parece ser um objetivo de quase todo mundo hoje em dia. É comum ver pessoas fazendo promessas de Ano Novo sobre comer menos fritura, beber menos refrigerante e por ai vai. Mas, antes de você sair aderindo qualquer dieta milagrosa que garanta um emagrecimento, é melhor buscar ajuda de um profissional de verdade para não prejudicar a sua saúde enquanto busca um corpo mais esbelto. Os profissionais indicados são os nutricionistas, endocrinologistas e nutrólogos.

Por mais que você pense que eles fazem quase a mesma coisa, é bom saber que são profissionais diferentes. O endocrinologista verifica se há alguma alteração hormonal. O nutrólogo vai te orientar sobre como manter uma alimentação equilibrada, além de ter um controle dos distúrbios metabólicos e investir no cardápio feito pelo nutricionista.

De acordo com o médico André Veinert, nutrólogo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso, o nutricionista, o endocrinologista e o nutrólogo têm conhecimento sobre a propriedade de cada alimento, porém, a estratégia que cada profissional usa para emagrecer é diferente. “O nutrólogo é o médico que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias ligadas ao comportamento alimentar. Profissional formado em medicina e especializado em nutrição, ele estuda os alimentos e seus nutrientes”, explica.

O médico afirma que, apesar de algumas semelhanças na atuação desses profissionais, as funções são bem distintas. De acordo com André Veinert, a atuação de cada um deles e como esses profissionais podem contribuir para o emagrecimento. Por isso, se puder escolha ter um acompanhamento desses três profissionais.

“O processo de emagrecimento deve ser enfrentado com determinação. É preciso ter cautela antes de incluir qualquer produto com propriedades que ajudem a perder peso ou medidas na alimentação. Para uma dieta atender suas necessidades e expectativas, o paciente deve consultar um profissional qualificado para orientar qual é a melhor maneira de proceder com uma dieta”, destaca Veinert.

  Dicas para Perder Peso depois da Páscoa

Recomendamos que você leia também o nosso artigo sobre chás para emagrecer. Outra dica é nosso artigo sobre ginástica aeróbia, pois como todos nós sabemos os exercícios físicos ajudam muito na hora de você emagrecer.

Nutrólogo

É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à alimentação. “O nutrólogo é capaz de avaliar possíveis carências nutricionais no organismo, prescrever medicamentos e dar orientações sobre uma alimentação mais equilibrada”, ressalta o médico. Além disso, esse profissional trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, buscando o crescimento e desenvolvimento saudável através de hábitos alimentares mais corretos.

Procure um nutrólogo quando você precisar tratar de obesidade, transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Esses profissionais também trabalham com nutrição esportiva em atletas, nutrição preventiva, dicas de alimentação na terceira idade. E fazem avaliação, acompanhamento e tratamento nutricional em patologias como câncer, cardiopatia, hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, osteoporose, pré e pós-operatórios de cirurgia bariátrica, má absorção, alcoolismo, desnutrição entre outras, além de acompanhamento de pacientes que necessitem de nutrição parenteral e enteral.

Nutricionista

A diferença de um nutrólogo para um nutricionista é a formação acadêmica. O nutricionista é um profissional formado em nutrição. A função do nutricionista é criar cardápios balanceados para o metabolismo de cada paciente, com o objetivo de emagrecimento ou aumento de peso. A maioria de suas dietas é estabelecida a partir do histórico do paciente, hábitos alimentares e estilo de vida. “O nutricionista não tem autorização para receitar remédios e internações. Somente o nutrólogo pode indicar o uso de medicamentos para o paciente”, esclarece Veinert.

Procure um nutricionista quando você precisar optar por uma alimentação coletiva (restaurantes, serviços de alimentação em hotelaria e buffet) e saúde coletiva (alimentação e nutrição em programas institucionais e políticas de atenção básica e vigilância sanitária). Somente o nutricionista pode montar cardápios para esses setores.

  INCA e o Câncer de Mama

O nutricionaista também trabalha com nutrição em esportes, desenvolvendo uma alimentação especializada para atletas de clubes esportivos; com a docência, no ensino, na pesquisas e até mesmo cna oordenação da área de Nutrição; além da nutrição clínica, direcionada para o setor de alimentação e nutrição em clínicas e hospitais.

Endocrinologista

O médico endocrinologista identifica os problemas que interferem na perda de peso e estuda as doenças hormonais, como hiper ou hipotireoidismo, além de  obesidade, diabetes ou hipercolesterolemia. Esse profissional cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais. Ele é habilitado para indicar medicamentos redutores de apetites ou reguladores. O endocrinologista e o nutrólogo podem prescrever medicamentos e dar orientações sobre como manter uma alimentação equilibrada.

Procure um endocrinologista quando você precisar tratar de obesidade, tireoide, andropausa, excesso de pelos e problemas com reposição hormonal ou menopausa. Além de, outras doenças como hipófise, problemas no crescimento infantil, glândulas supra-renais e distúrbios da puberdade também devem ser tratados com um endocrinologista.

Como esses profissionais podem ajudar no emagrecimento?

O nutricionista auxilia na construção de um cardápio ou de uma dieta. Ele é o responsável pela sua reeducação alimentar. Já o nutrólogo ajuda no processo de emagrecimento saudável e na manutenção dos bons resultados alcançados. “O nutrólogo precisa conhecer os hábitos alimentares do paciente para poder diagnosticar possíveis erros e então corrigi-los, buscando a saúde e o bem-estar da pessoa. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas”, orienta o André Veinert. Por fim, o endocrinologista analisa a possibilidade de haver alguma deficiência hormonal que pode impedir a perda do peso excessivo.

Separei mais esses conteúdos para você:

9 COMENTÁRIOS

  1. Nutricionista vocês lembram que não pode receitar medicamento, mas ignoraram o fato de não poder prescrever plano alimentar e deixaram subentendido que sim! Lixo de lugar, visualizo a falta de ética da clínica sem nem precisar consultar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui