Receitas de hidratantes naturais para cabelo

Independente do seu tipo de cabelo, você já deve saber que fazer um banho de hidratação quinzenal (para cabelos normais a secos) ou mensal (para cabelos oleosos) é muito importante para manter a saúde dos fios, principalmente se você costuma fazer algum tipo de tratamento especial como alisamento ou tintura, por exemplo, que costumam agredir bastante o cabelo. Por essas e outras, hidratar é fundamental.

Existem diversos cremes e máscaras hidratantes específicos para seu tipo de fio, mas também alguns elementos naturais que podem fazer verdadeiros milagres em seu cabelo. Repletos de vitaminas, eles são tão eficazes quanto os produtos industrializados e também alcançam ótimos resultados. Separamos três receitas de hidratantes naturais para cabelo, para fazer sua própria hidratação caseira com qualidade.

1. Hidratante capilar com mel

Hidratante capilar com mel

Essa receita é ótima para dar brilho e maciez aos fios. O mel é conhecido por seu poder adstringente, além de estimular o crescimento. Para preparar a hidratação, separe:

  • Meia xícara de mel
  • 3 colheres (sopa) azeite extra virgem ou óleo de Argan

Como fazer: misture o mel com o azeite ou óleo e aplique nos cabelos, massageando por dois minutos com delicadeza, sem friccionar. Deixe agir por vinte minutos, cobrindo os fios com uma toalha aquecida ou touca térmica. Retire todo o hidratante em água corrente e finalize com uma máscara capilar de sua preferência, com filtro solar. Indicada para todos os tipos de cabelo.

2. Hidratante capilar com mel e abacate

 Máscara capilar abacate com mel

O abacate é outro grande conhecido amigo dos cabelos. Unir abacate e mel numa receita de hidratação é garantia de sucesso.  Para fazer essa receita, os ingredientes são:

  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • ½ abacate maduro amassado 

Como fazer: Aplique em todo o comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo e a raiz. Deixe agir ao ar livre, por 20 minutos e depois retire com água em abundância. Uma ressalva: essa hidratação funciona melhor em cabelos secos. Nos fios oleosos, ela pode aumentar ainda mais a oleosidade.

  Como passar o Delineador da Maneira Certa

3. Hidratante Capilar com maisena (“touca de gesso”)

Hidratante caseiro maisena

Produto presente em quase todas as cozinhas brasileiras, a maisena é excelente também como fator de hidratação das madeixas. Quer saber como? Anote os ingredientes:

  • 1 colher de maisena
  • 1 xícara (chá) água
  • 1 colher (sopa) creme para cabelo ou condicionador de sua preferência.

Como fazer: Faça um mingau com a água e a maisena, misturando o condicionador por ultimo. Aplique nos fios recém-lavados com água morna e deixe agir por meia hora sem cobrir os fios. Essa hidratação também é conhecida como “touca de gesso”, pois os fios ficam durinhos enquanto a máscara está agindo. Mas não se preocupe: o produto sai facilmente com água e o resultado é um cabelo super macio. Indicado para cabelos danificados quimicamente e para cabelos cacheados.

Dicas úteis:

Hidratante Capilar Caseiro

1. Você pode utilizar ampolas de vitaminas em qualquer uma das receitas de cremes caseiros. Adicione na hora em que estiver misturando os ingredientes, um pouco antes da aplicação nos fios. Assim você turbina seu hidratante natural e terá um resultado ainda melhor.

2. Após lavar os cabelos e retirar todo o creme, seque com a toalha para retirar todo o excesso de água e em seguida finalize com reparador de pontas. Se ele tiver proteção térmica, você pode utilizar o secador de cabelos em seguida.

3. Procure fazer o banho de hidratação com certa regularidade, principalmente se você costuma fazer tratamentos químicos nos fios.

4. Lembre-se que, assim como a pele, seu cabelo reflete sua boa alimentação e cuidado interior.  Consuma frutas e legumes em grandes quantidades (eles são ricos em vitaminas e vão ajudar os fios a crescerem saudáveis e mais rapidamente) e hidrate-se com bastante água, sucos naturais e água de coco, se possível diariamente. Seguindo essas dicas seu cabelo com certeza vai irradiar vida!

  Truques para passar base

Separei mais esses conteúdos para você:

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,

    Tenho cabelo cacheados,todos os das molho ele.
    usou creme expecificou para cabelo cacheados.
    De vezes enquanto vou ao salão fazer uma escova hidratação colagem de fios,

    é correto ir de vez enquanto ao salão? ou correto seria ir de 15 quinze e 15 quinze?

    Desde já obrigada!

    • O ideal seria você ir ao salão de beleza de 15 em 15 dias, mais se você não tiver condições de ir ao salão de quinzena (15 em 15 dias), o ideal é você manter cuidados com o seu cabelo em casa, nesse período em que você não foi ao salão, como hidratações caseiras… bjs Nátalia espero ter esclarecido suas duvidas !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui