reconstrução capilar caseira é extremamente importante para que os cabelos fiquem sempre fortes, saudáveis e sem pontas duplas.

Isso porque os componentes presentes nos ingredientes da receitinha são capazes de reparar danos, evitar a quebra, repor a massa capilar e deixar assim a estrutura muito mais forte, firme e, ao mesmo tempo, macia e saudável.

Portanto, para que você saiba como cuidar dos seus cabelos nessa etapa tão importante, elaboramos o nosso guia de hoje. Acompanhe a seguir.

reconstrução capilar caseira
Mulher com cabelos cuidados e lavados. Foto: Freepik

Leia também: Hidratação com Ovo – Como fazer, Benefícios para Pele e Cabelo

3 formas de fazer reconstrução capilar caseira

Separamos 3 formas de fazer reconstrução capilar caseira, para que você possa começar hoje mesmo a cuidar das suas madeixas dessa forma.

Entretanto, é importante destacarmos que a reconstrução deve acontecer a cada 15 dias, ou em casos mais extremos, pelo menos uma vez por semana.

Afinal, se você exagerar no excesso de produto reconstrutor, automaticamente a fibra capilar vai ficando cada vez mais rígida. E como consequência, ao invés de tornar o cabelo mais forte, você o deixará mais frágil e quebradiço.

Por isso, não exagere! Pois todo excesso de tratamento, seja capilar, na pele ou qualquer outro tipo, pode ocasionar o efeito rebote! Visto isso, vamos agora às nossas receitinhas:

reconstrução capilar caseira
Menina sorridente com cabelos bem cuidados. Foto: Freepik

Reconstrução com ovo

A reconstrução capilar caseira com ovo é uma das mais antigas e conhecidas. Há quem relate que o uso da gema é o suficiente, enquanto outras pessoas também aplicam a clara.

Na realidade, você deverá testar as opções e ver qual se adéqua melhor aos seus cabelos. Pois, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que o que funciona para alguém, pode não trazer os mesmos resultados para você.

Entretanto, teste a possibilidade mais interessante para você, considerando o seguinte passo a passo:

  1. Primeiramente, lave bem os seus cabelos, utilizando um bom shampoo antirresíduos.
  2. Enxágua abundantemente, eliminando todo o produto.
  3. Retire o excesso de umidade dos cabelos, você pode, por exemplo, enxugar com uma toalha. Porém, não esfregue a toalha nos fios, mas sim, amasse-a sobre os cabelos, fazendo a mesma absorver o líquido.
  4. Com o cabelo sem pingar, utilize dois ovos batidos para aplicar no comprimento. Se o seu cabelo costuma ser ressecado, talvez seja adequado misturar os ovos com um creme de sua preferência. Porém, quando você for aplicar na raiz, precisa ser o ovo puro, para não obstruir os poros.
  5. Deixe o produto agindo por pelo menos 30 minutos. Uma boa pedida é você usar uma touca térmica para impulsionar o efeito na estrutura capilar.
  6. Depois é só enxaguar retirando todos os resíduos, finalizando com um pouquinho de condicionador e, no fim, use o creme de pentear como de costume.
  Adeus à Chapinha - Entre na moda dos Cachos
reconstrução capilar caseira
Mulher aplicando produto capilar na palma da mão. Foto: Freepik

Para ler mais tarde: Queda de cabelo no pós parto: Como prevenir e tratar

Reconstrução capilar caseira com queratina líquida

Você sabia que os fios do nosso cabelo é formado por queratina líquida? Pois é! Por isso este tipo de reconstrução capilar caseira costuma ser tão eficiente. Entretanto, da mesma maneira é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade e causar a quebra capilar.

Dessa forma, é mais adequado você utilizar uma máscara mais neutra, como de hidratação, para incluir a queratina líquida e assim fazer a sua reconstrução. Para entender como, veja o nosso passo a passo:

  1. Você necessitará de uma colher de sobremesa de queratina líquida para cada colher de sopa de creme capilar de hidratação. Sendo assim, você deverá utilizar de acordo com o comprimento dos seus fios.
  2. Misture bem os dois ingredientes e reserve.
  3. Lave os seus cabelos com shampoo antirresíduos, massageando bem e enxaguando abundantemente em seguida.
  4. Retire o excesso de água dos cabelos, para que ele não fique pingando. Caso contrário, poderia ocasionar o escoamento do creme e o resultado não seria o melhor.
  5. Aplique, mecha por mecha, a misturinha reconstrutora nos seus fios, massageando suavemente. Este tipo de reconstrução não deve ser aplicado na raiz dos cabelos, ok?
  6. Envolva os fios em uma touca térmica e deixe agindo por cerca de 30 minutos.
  7. Finalize enxaguando abundantemente e aplique o condicionador e o creme de pentear novamente. Deixe os fios secarem naturalmente.
reconstrução capilar caseira
Mulher com cabelos crespos hidratados e bonitos. Foto: Freepik

Você poderá se interessar por: Como cuidar do cabelo colorido – Dicas

Reconstrução capilar com máscara e gelatina

Por fim, outra reconstrução capilar caseira que costuma trazer ótimos resultados para os fios é a com gelatina. Afinal, quem é que não gostaria de ter a maleabilidade e o brilho de uma gelatina, nos fios de cabelo?

Entretanto, você deverá utilizar a opção sem sabor, para não ressecar os fios com o corante e com o açúcar que contém nas opções comuns. Da mesma maneira, você precisará de um creme como base para a mistura e, nesse caso, pode optar por um tipo reconstrutor.

  Tudo sobre a Escova London

Veja como preparar e aplicar:

  1. Você deverá misturar duas colheres de sobremesa de pó de gelatina com 50 ml de água filtrada. Mexa bem, até formar um líquido mais homogêneo.
  2. Misture o líquido com gelatina na quantidade de creme reconstrutor que você costuma utilizar nos seus dias de hidratação. Mexa bastante, até tornar a mistura completamente homogênea.
  3. Feito isso, lave bem os seus cabelos, enxaguando em seguida. Retire o excesso de umidade com a toalha.
  4. Quando os cabelos não estiverem mais pingando, aplique o creme com gelatina por todo o comprimento, evitando apenas a raiz. Massageie com cuidado, para que a fibra capilar absorva todos os nutrientes e benefícios.
  5. Finalize enxaguando e aplicando o seu condicionador. Deixe secar naturalmente e pronto! Cabelos mais fortes, macios, bonitos e brilhantes.
reconstrução capilar caseira
Mulher usando o secador para cuidar dos cabelos. Foto: Freepik

Veja como você pode montar o seu cronograma capilar.

Benefícios da reconstrução capilar caseira

Agora que você já conheceu 3 receitas simples de como fazer a reconstrução capilar em casa, é hora de entender por que ela é importante. Abaixo lhe explicamos:

  • Os nossos cabelos, com o passar dos dias, vai perdendo a sua massa estrutural, por conta de atrito com chapinha; calor excessivo do secador; excesso de poluição no ar; entre outros fatores. Por isso, a reconstrução impede a quebra e faz o cabelo crescer mais forte e saudável.
  • As pontas duplas também estão diretamente associadas com o desgaste da estrutura do fio. Por isso, a reconstrução é importante para evitar este tipo de efeito nos fios.
  • Crescimento mais evidente é outro ponto que a reconstrução é capaz de promover. Afinal, com os cabelos mais fortes, a quebra diminui e os fios crescem melhor e mais resistentes. Assim, não temos aquele probleminha das pontas sempre se partirem, evitando o crescimento total dos fios.

Tudo isso, atrelado à uma boa hidratação, é capaz de deixar os cabelos muito mais bonitos, saudáveis e com vida. Aposte na reconstrução capilar caseira que mais combina com o seu estilo de cuidados e desfrute de resultados incríveis.

Lembre-se também que a estrutura dos seus cabelos depende da sua alimentação. Pois, muito embora você possa cuidar de fora para dentro, a parte mais importante é a que acontece de dentro para fora. Por isso, uma alimentação saudável é essencial!

  Sobrancelha: qual o formato certo para o seu rosto

Leia também: Dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui