Um grande temor que assombra muita gente é o envelhecimento. Por ser inevitável em nossas vidas, muitas pessoas já começam a cuidar das rugas e linhas de expressão desde muito jovem para no futuro estar com o espelho em dias. Quem não quer ter a pele lisinha, sem aquelas linhas que insistem em aparecer fora do lugar e que nem a maquiagem consegue esconder? O colágeno pode te ajudar nesse processo e melhorar o aspecto da pele.

rejuvenescer com colágeno
Mulher aplicando produto para tratar a pele do rosto. Foto: Freepik

O que é o colágeno?

O colágeno é formado por três fitas em forma de uma tripla-hélice e cada uma delas é delas é formada por glicina, prolina e lisina que são aminoácidos. Além desses, também há mais dois aminoácidos modificados como a hidroxiprolina e a hidroxilisina, que dependem da presença de vitamina C no organismo para se formarem. O colágeno é uma proteína extremamente importante na formação da matriz do tecido conjuntivo (ou conectivo), também conhecido como tecido de sustentação, que tem o poder de ligar, unir e nutrir outros tecidos adjacentes. O colágeno é formado por três fitas em forma de uma tripla-hélice e cada uma delas é formada por glicina, prolina e lisina que são aminoácidos.

O colágeno é a classe de proteínas mais abundantes no nosso corpo com mais de 30% no total. Existem vários tipos de colágeno:

  • Tipo I: aparece nos tendões, cartilagem, tecido conjuntivo denso e frouxo;
  • Tipo II: compõem a cartilagem hialina e a elásticas;
  • Tipo III: bastante visto no músculo liso como o das vísceras, veias e artérias;
  • Tipo IV: presente nas lentes da cápsula ocular;
  • Tipo V: ossos, tendões e sangue;
  • Tipos VI e VII: placenta;
  • Tipo VIII: endotélio;
  • Tipo IX: tem a função principal de manter as células unidas, sendo a principal proteína que compõe os órgãos;
  • Tipos X, XI, XII: podem ser encontrados na cartilagem;
  Cuidados com a Pele Masculina

Com o passar dos anos o nosso metabolismo vai diminuindo. Ele chega ao seu melhor desempenho aos 30 anos de idade e depois a queda é bastante considerável todos os anos. Assim, todas as substâncias que são naturalmente produzidas pelo nosso corpo também entram em déficit sendo necessário comer, com prioridade, alimentos que possam sanar esse pequeno prejuízo. Infelizmente, o colágeno não está fora desse parâmetro.

rejuvenescer com colágeno
Jovem com a pele do rosto bem cuidada tocando-a com as mãos. Foto: Freepik

Para que serve o colágeno?

É por causa do colágeno que nossa pele tem elasticidade e que com o tempo vai diminuindo criando as rugas e linhas de expressão. Mas não é apenas a falta dessa substância que nos leva a envelhecer. Vários outros fatores como exposição excessiva ao sol, genética, cigarro, beber pouca água, má alimentação, estresse, falta de sono e poluição. Tudo isso ajuda a sua pele a ficar cada vez mais ressacada e sem elasticidade. Uma dose a mais de colágeno na refeição ou em forma de complemento alimentar pode dar uma mãozinha ao nosso organismo e depois de algum tempo seu espelho vai lhe agradecer.

rejuvenescer com colágeno
Moça franzindo a testa para demarcar linhas de expressão. Foto: Freepik

Quais são as fontes de colágeno?

A principal fonte de colágeno é nos alimentos, mas hoje já existem suplementos de colágeno que podem dar um verdadeiro upgrade na sua batalha contra o envelhecimento. Dietas ricas em licopeno, vitamina C e E, flavonoides, betacaroteno e biotina podem te fornecer a composição ideal para esse objetivo. Você pode encontrar ricas fontes de colágeno nos seguintes alimentos: carne vermelha, frango, peixe e ovos ou investir em frutas que contenham vitamina C como a acerola, caju, limão, morango, pêssego Kiwi ou abacaxi. Além de manter sua pele com uma aparência muito mais saudável, o colágeno vai ajudar no tratamento de osteoartrose, previne o desgaste das articulações e reduz o índice de fraturas por avulsão.

  Conheça os Esmaltes Gio Antonelli

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui