O rosto é a parte do seu corpo que mais fica exposta, e em seu centro está o nariz. Muitas mulheres ao se olharem no espelho só conseguem ver aquele nariz defeituoso, o que consequentemente acaba aborrecendo e diminuindo a auto-estima da pessoa, a única solução nestes casos é recorrer a uma cirurgia estética do nariz chamada de rinoplastia.

nariz
Foto: Freepik

A rinoplastia é uma plástica no nariz muito comum no mundo inteiro, a cirurgia pode ajudar as pessoas a diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, mas também é possível modificar o formato da ponta ou o forma do dorso do nariz, corrigindo o nariz torto do paciente.

A rinoplastia é bastante delicada, pois cada paciente é estudado detalhadamente para que receba um resultado satisfatório da melhor forma possível. A rinoplastia pode trazer muitos benefícios para o bem-estar do paciente, assim como qualquer outra cirurgia estética.

Riscos da Rinoplastia

nariz
Foto: Freepik

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, todas as cirurgias possuem riscos, mas as que estão associadas às cirurgias plásticas o risco é bem menor e podem ser minimizados se tanto o paciente quanto o cirurgião plástico tomarem os devidos cuidados, antes, durante e após a rinoplastia. No caso da rinoplastia, não é certo, mas existe a possibilidade do surgimento de pequenos vasos sanguíneos avermelhados no nariz. Quanto às cicatrizes da rinoplastia, são quase invisíveis.

Anestesia

A anestesia pode ser feita de acordo com a escolha do paciente, podendo ser local ou geral. Portanto, a anestesia geral pode envolver mais riscos do que a anestesia local, em que você recebe uma sedação bem leve e permanece acordada durante toda a cirurgia, mas claro que você não irá sentir nenhum tipo de dor.

Sobre a Cirurgia

nariz
Foto: Freepik

O médico cirurgião plástico irá esculpir o nariz, separando a pele do osso e da cartilagem do nariz e, em seguida a pele é novamente adaptada ao novo formato da sua estrutura. Muitos cirurgiões realizam o procedimento de forma interna no nariz fazendo pequenas incisões nas próprias narinas. Após a cirurgia é aplicado uma tala para manter a nova forma do nariz. Além dos benefícios para o bem-estar do paciente, a rinoplástica também tem como objetivo melhorar a respiração quando a pessoa tem algum tipo de problema como desvio de septo, por exemplo.

  Acabe com as estrias e melhore a sua autoestima

Como todo pós-operatório, a sensação após a rinoplastia não é nada agradável, a rinoplastia pode incluir inchaço no rosto, especialmente no primeiro dia. É muito comum também dores no local operado e dores de cabeça, mas esses sintomas podem ser controlados com medicações. Compressas frias também podem-lhe ajudar após a operação, reduzindo o inchaço.

Dois dias após a cirurgia já é possível voltar com as atividades do dia a dia normalmente, com exceção é claro dos exercícios físicos, que devem esperar por mais alguns dias. Praticamente, em duas ou três semanas quase todos os sinais da rinoplastia já desapareceram. O resultado final pode levar alguns meses, pois a cicatrização do nariz é bastante lenta. Nesse período de cicatrização o cirurgião recomenda evitar tomar sol e passar cosméticos.

Recuperação

Durante o período de recuperação, o paciente não poderá observar o resultado da plástica imediatamente, pois o rosto estará inchado e com hematomas em virtude da cirurgia. Após a cirurgia o resultado pode até parecer assustador de se ver, mas todos os pacientes que decidirem fazer uma rinoplastia devem lembrar-se que essa etapa faz parte do processo de recuperação. O nariz ficará encoberto por um curativo e somente em alguns casos o curativo é gessado, quando há fratura do osso nasal. O gesso pode ser removido em uma ou duas semanas após a cirurgia.

Preço da Rinoplastia

Como existem vários tipos de rinoplastia fica difícil determinar um preço exato. O preço pode depender também da quantidade até complexidade do procedimento cirúrgico, mas aproximadamente pode variar entre R$2.000,00 (dois mil reais) à R$7.000,00 (sete mil reais).

Fotos – Antes e Depois

Muitas pessoas quando optam por fazer uma cirurgia no nariz procuram referencias através de fotos de pessoas famosas que já passaram pelo mesmo procedimento. Há médicos que usam a imagem de seus pacientes famosos, fazendo até mesmo um catalogo de fotos com imagens de antes e depois da rinoplastia de famosos, onde os pacientes escolhem qual nariz de celebridade fica mais harmonioso com as suas características.

  Ômega 3 e a fertilidade: qual a relação?

No entanto, vale ressaltar que nem sempre o modelo de nariz escolhido pelo paciente poderá ficar perfeito e harmonioso no seu rosto. Por isso, é que a sinceridade e a opinião do cirurgião plástico é tão importante no momento em que o paciente e o médico estiverem conversando sobre a sua cirurgia de nariz. O paciente até pode comentar como gostaria que ficasse o seu nariz, no entanto, quem terá a palavra final é o próprio cirurgião plástico. No final, porém, é importante que ambos consigam chegar a uma decisão, para que o paciente fique satisfeito com o resultado da sua cirurgia.

A tecnologia, através do computador, também é uma ótima alternativa para você ter uma visão do antes e depois da rinoplastia. Ou seja, através de um programa de computador, o paciente poderá ter uma noção básica de como ficará o seu novo rosto após passar pelas correções da cirurgia.

Através da tela do computador, o cirurgião plástico poderá mostrar ao seu paciente todos os detalhes que serão realizados em sua cirurgia de nariz e quais são pontos que vão ser manipulados. Ao termino da explicação, o paciente poderá tirar todas as suas dúvidas e dar opiniões sobre o suposto resultado visto na imagem do computador, dessa forma ambos ficam felizes com o resultado final da rinoplastia.

Confira abaixo uma galeria de imagens com fotos de antes e depois de pacientes que se submeteram a cirurgia de nariz. Veja e compare os resultados:

 

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Agendei uma consulta no início de 2014 na Montenegro Cirurgia Plástica para tirar minhas dúvidas e operar com o Dr. Wagner. Já assisti várias matérias com ele e confio em seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui