A rotina da manhã é capaz de premeditar todo o nosso dia. Isso quer dizer que o que fazemos, sentimos e vivemos pela manhã pode ser responsável pelo nosso humor, bem-estar e produtividade no resto do dia.

Por isso, elaborar uma boa rotina ao acordar é fundamental para aumentar a qualidade de vida. E assim, substituir a correria matinal (por ter dormido demais), por mais energia e disposição para todas as obrigações.

Quer saber como montar a sua rotina adequada? Então não deixe de acompanhar este guia completo de hoje! Esperamos lhe ajudar na sua jornada de ter um dia a dia maravilhoso. Acompanhe!

Veja também: Desafios do empreendedorismo feminino: Quais são e como superá-los?

Como montar uma boa rotina da manhã?

rotina da manhã
Mulher sentada saboreando café. Foto: Freepik

Para montar uma boa rotina da manhã é preciso ficar atenta ao que é fundamental para a sua qualidade de vida. Saber o que lhe faz bem e o que pode lhe ajudar a ser mais produtiva ao longo do dia é primordial.

Por isso, o primeiro passo, na realidade, é o autoconhecimento. Por meio dele você descobrirá quais atividades matinais combinam mais com você.

Por exemplo, há quem goste de meditar, e quem goste de correr na rua. Enquanto outros preferem uma leitura ou investir um tempo em um café da manhã caprichado. Tudo é questão de gosto e estilo de vida.

Em contrapartida, algumas ações específicas tendem a ser interessantes em qualquer caso. E é sobre essas ações que falamos a seguir. Continue lendo.

1. Observe quantas horas de sono são necessárias para você acordar bem

rotina da manhã
Mulher tomando café da manhã. Foto: Freepik

Você precisa analisar quantas horas de sono são necessárias para você acorda bem. Mas, observe: acordar bem não quer dizer acordar sem sono, ok? Mas sim, acordar ligeiramente disposta. Até porque, os primeiros minutos da manhã são sempre os mais difíceis. Nosso cérebro ainda está despertando e nós sempre sentiremos sono – mesmo que um pouco.

Por isso, avalie esse fator com cuidado. Não se deixe levar pela leve preguiça matinal. Mas sim, saiba mensurar quantas horas de sono por noite você precisa para conseguir abrir os olhos sem que isso seja um sofrimento insano.

Veja mais: Como o mindfulness pode te ajudar a alcançar seus objetivos

  • Dica: Normalmente uma pessoa adulta precisa dormir de 6 a 9 horas por dia. O tempo pode variar de acordo com o estilo de vida, biotipo, etc. Portanto, analise quanto tempo, dentro dessas horas, pode ser o interessante para você.

Mas para quê saber quantas horas de sono? Bem, com esse conhecimento você poderá criar uma rotina para ir dormir e acordar. E à medida que você repete esse mesmo horário ao longo dos dias, você acostuma o seu corpo e o seu relógio biológico à rotina da manhã.

2. Experimente praticar exercícios logo pela manhã

rotina da manhã
Mulher tomando café da manhã. Foto: Freepik

Muitas pessoas podem torcer o nariz para essa afirmação, mas os exercícios matinais são extremamente benéficos para a nossa saúde. Isso porque:

  • Você conseguirá ativar o seu corpo, fazendo com que ele funcione de um modo mais saudável.
  • Levará mais oxigênio e nutrientes para o cérebro, fazendo a sua mente ficar muito mais ativa e concentrada ao longo do dia.
  • Terá sensações de prazer e bem-estar, que aumentam a motivação e a disposição nas mais diversas tarefas cotidianas.
  • Elevará a autoestima.
  • Diminuirá as chances de você ficar com preguiça de se exercitar no fim do dia, afinal, o dever já foi cumprido.
  • Aumentará a sensação de dever cumprido. Etc.

Você não precisa se tornar uma atleta. Nem querer seguir uma rotina de treino intenso da noite para o dia. Mas sim, pode implementar caminhadas e corridas matinais aos poucos, viabilizando a inclusão deste hábito na sua rotina da manhã.

3. Leia algo que lhe inspire e lhe faça bem

Ler coisas inspiradoras é bem relevante para a rotina da manhã. Isso porque o dia está apenas começando, e com textos e livros motivadores você poderá se sentir muito mais preparada para um dia cheio de desafios.

Mas, é importante ler materiais que realmente inspiram. E não aqueles que romantizam as coisas e criam uma atmosfera falsa de realização, hein?

Para tanto, encontre autores que combinam com o seu estilo de ver a vida, abra a mente para novas ideias também e descubra inspirações nos livros!

Você nem precisa ler durante muitas horas. Algumas páginas já podem ser o bastante para que você possa se sentir mais viva e assim adquirir conhecimentos valiosos e inspiradores.

Leia mais: Mindfulness: Quais os benefícios para mulheres acima de 40 anos?

4. Tire um momento para meditar e pensar na sua vida

rotina da manhã
Mulher tomando suco. Foto: Freepik

A meditação pode ser vista quase como uma faxina da mente para muitas pessoas. Com ela você consegue se conectar consigo mesma, vivendo uma atmosfera mais calma e livre de tantas turbulências.

Depois desse descanso para a mente, você também pode começar a pensar na sua vida. Pensar nos seus sonhos, metas de vida, metas de ano novo, objetivos… Colocar isso tudo no papel é uma forma de colocar para fora as suas ideias. E quando elas saem de dentro da nossa mente e aparecem diante dos nossos olhos, as entendemos melhor e podemos ter muitos insights poderosos.

Portanto, comece a cuidar da sua mente desacelerando as ideias e, depois, pensando em si, no seu futuro e nos seus sonhos. Faça planos, listas, objetivos… Enfim! Aproveite a rotina da manhã para despejar ideias e se redescobrir.

5. Organize as suas tarefas do dia com tranquilidade na sua rotina da manhã

Muitos especialistas apontam que organizar a lista de tarefas na noite anterior é mais interessante do que deixar tudo para fazer no dia seguinte. E a gente concorda.

Por isso, esta etapa da rotina da manhã diz respeito à preparação das tarefas que já foram listadas na noite anterior. Isto é, você pode começar a organizar a sua mesa, abrir a sua agenda, visualizar todas as demandas do dia com calma, a fim de garantir que nada passe despercebido.

E desse modo se torna muito mais fácil começar a concluir as demandas diárias com eficiência e muita organização.

Veja também: 7 dicas para você investir na sua marca pessoal

6. Beba um café da manhã saudável na sua rotina da manhã

rotina da manhã
Mulher tomando café em frente à janela. Foto: Freepik

“Saco vazio não para em pé”, e isso é uma grande realidade. Portanto, tomar um bom café durante a sua rotina da manhã é peça-chave para um dia com muito mais disposição e energia.

Sim, sabemos que têm pessoas que dizem que “não gostam de comer de manhã”, mas a realidade é que, cientificamente falando, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Por isso, comece com alimentos leves e se você acorda muito enjoada, tente esperar alguns minutos para ingerir um primeiro alimento, mas nunca deixe de tomar o seu café.

Claro que salvo em casos nos quais o médico recomenda não tomar café da manhã. Fora isso, o ideal é ter uma refeição saudável incluída na sua rotina da manhã.

7. Tome um banho que lhe ajude a ficar mais desperta na sua rotina da manhã

Você é do tipo de pessoa que se sente desligada quando recém acorda? Pois bem, uma das formas de reverter isso é tomando um bom banho. Assim você já começa o dia com mais energia e disposição.

E sabe o que é melhor? Acordar cedo, tomar café, se exercitar e depois tomar um bom banho para tirar todo o suor. É simplesmente algo que faz a nossa visão de mundo e da rotina mudar completamente. Faça o teste e entenda o que estamos falando!

8. Inclua, na sua rotina da manhã, o hábito de arrumar a sua cama

rotina da manhã
Mulher acordando. Foto: Freepik

Arrumar a cama durante a rotina da manhã pode transformar o nosso dia inteiro. Isso porque estaremos criando hábitos que nos ajudam a ter mais disciplina e foco, e consequentemente isso será refletido em todos os âmbitos de nossas vidas.

Afinal, se não conseguimos ser autodisciplinadas a ponto de arrumar uma cama, como conseguiremos ser com outras coisas? Prove que você tem muito foco e determinação!

Leia mais: Negócios para mulheres: 7 ideias e dicas para começar a empreender

9. Use as roupas separadas na noite anterior

Separe as suas roupas do dia na noite anterior. Assim como preparar as tarefas ajuda na hora de estabelecer a rotina da manhã, separar as roupas também.

Afinal, quando acabamos de acordar, podemos ter um foco um pouco mais reduzido, devido à sonolência. Por isso, ter que tomar a decisão de escolher a roupa pode fazer com que muita energia mental seja usado com algo tão superficial.

Então, que tal deixar tudo pronto para você otimizar o seu tempo, ter mais disposição e usar a sua energia mental para outras coisas mais interessantes, hein?

10. Pratique o autocuidado de uma forma que lhe agrade

rotina da manhã
Mulher feliz acordando. Foto: Freepik

Tem algumas atividades de autocuidado que você gosta muito e que pode fazer uma grande diferença na sua vida? Então as inclua na sua rotina da manhã para deixar o seu dia ainda mais interessante e super empolgante.

Vale cuidados com a pele, com os cabelos, com as unhas, enfim… Qualquer prática de autocuidado é muito bem-vinda.

E se você não sabe por onde começar, aqui vai uma dica: a nossa pele precisa ser bem higienizada de manhã, além de receber um bom hidratante com protetor solar. 😉

Faça uma rotina da manhã que priorize seu bem-estar

rotina da manhã
Mulher tomando café da manhã na janela. Foto: Freepik

Cuide do seu bem-estar. A sua rotina da manhã não é para ser mostrada nas redes sociais ou para ensinar alguém a como “viver bem”. Mas sim, a sua rotina é para você e para a sua saúde e felicidade. Portanto, foque no que lhe faz bem e lhe promove muita saúde e bem-estar. Pois dessa forma a sua rotina será verdadeiramente enriquecedora!

Veja agora: Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Confira 9!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui