Saiba como fazer a transição capilar de forma correta

“Em terra de chapinha quem tem cacho é rainha.” Essa frase pode ser bastante inspiradora para aquelas que usam e abusam dos produtos químicos no cabelo, principalmente os tais alisamentos químicos. A química nos cabelos engloba relaxamentos, permanentes, selagem, escovas progressivas ou definitivas. Tudo isso prejudica e muito os fios. Mas se você quer assumir os seus cachos e dar um basta nisso está na hora de começar a sua transição capilar.

transição capilar
Foto: Freepik

Veja mais maneiras de retirar a escova progressiva de uma vez por todas!

O que é preciso para começar a transição capilar?

Primeiro de tudo você precisa saber que vai precisar de uma boa dose de paciência. Desistir da química enquanto os cabelos ainda estão lisinhos e fácil. O difícil mesmo é quando o cabelo começa a ficar com texturas diferentes e o trabalho maior começa. Porém, você precisa pensar em como os seus cachos serão lindos novamente e cheios de estilo.

Outro ponto muito importante é que você se aceite como é. Até porque toda essa história de alisamento químico começou porque você achou que o seu visual poderia melhorar e estava insatisfeita com os cachos. Então, se você ainda pensar dessa forma, a transição capilar pode ser muito mais complicada. Para isso pode ser necessário ter a ajuda de um profissional como o psicólogo.

Porém, o grande problema que levou você a fazer o processo químico pode ter sido a falta de informação. Muitas vezes você pergunta ao seu cabeleireiro bons produtos para produtos cacheados, mas ele não sabe exatamente o que indicar e quais nutrientes são essenciais para esse tipo de cabelo muitas vezes dito como rebeldes.

Passo a passo da transição capilar

Quer ter os seus cachinhos de volta? Pois bem, os cabelos lisos podem ter sido moda há alguns anos atrás, mas a moda mudou. O melhor mesmo é se sentir bem consigo e com os seus cabelos naturalmente lindos. Cuidando dos cachos com os produtos certos você vai adorar as madeixas novinhas em folha.

  Saiba a diferença entre gel, mousse e finalizador

Chega de chapinha

De nada adianta querer os cachos de volta e ficar usando chapinha, babyliss e secador todos os dias. Mesmo esses procedimentos mais leves podem danificar os cabelos e não queremos ver os nossos cabelos crescendo danificados. Vá analisando o seu cabelo: onde é mais oleoso, onde é mais ressecado, presença de pontas duplas ou fios quebrados.

Os seus cachinhos voltarão a ser como eram ou, pelo menos, muito parecidos. O que você precisa fazer é hidratar os cabelos no meio desse processo com produtos ideais para a sua situação. Quer ver o seu cabelo natural novamente. Respire fundo e tenha paciência porque ele cresce 1,5 cm por mês!

Corte químico ou big chop

Passar a tesoura é necessário, mas tenha calma. Você pode optar por cortar o cabelo logo curtinho e retirar toda a parte lisa depois dele ter crescido um pouquinho. Porém, também é possível ir cortando aos pouquinhos para ir tirando a textura diferente nos fios que desagrada tanto.

Descubra como cuidar do cabelo cacheado quando ele está curto.

Tenha cabelos hidratos

Nesse período de transição capilar, hidratar os fios e seguir um cronograma capilar é essencial. Lave os cabelos 3 vezes por semana e hidrate-os com os seguintes objetivos: nutrição, reconstrução e hidratação. A hidratação deve ser feita mais vezes que a nutrição que deve ser feita mais do que a reconstrução.

Após a transição capilar

Pronto! Os seus cachos cresceram, mas o trabalho não acabou. Aliás, não acaba nunca! Os cuidados com as madeixas devem ser para sempre afinal de contas todas queremos ter cabelos bonitos. Um corte legal é o em camadas e se você quer dar um volume extra pode colocar ainda mais camadas. Continue os tratamentos caseiros como óleos vegetais e outros produtos naturais.

  Maquiagem sem Segredo: Respondemos Cinco Dúvidas sobre Make

Aprenda a cuidar do seu cabelo cacheado com essas dicas.

Separei mais esses conteúdos para você:

11 COMENTÁRIOS

  1. Suas dicas foram maravilhosas, qual kit você me recomenda para a transição pois tem muitos produtos para essa finalidade mas como saber qual é confiável. Aguardo sua reposta linda

  2. Estou à 5 meses sem relaxar meu cabelo , está sendo muito difícil pq ele embola muito e arebenta na hora de pentear ,o que eu faço? estou com medo de ficar sem cabelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui